O podcast no Brasil vem crescendo cada vez mais. Em Abril de 2019, o Globo publicou uma matéria em que afirma que o Deezer, uma plataforma de podcasts, diz ter havido um aumento de 40% de uso de podcasts entre os brasileiros no ano de 2018.

O podcast no Brasil

Fonte: freepik.

Mas para uma empresa brasileira, vale a pena investir no podcast como um veículo de marketing digital? Como surgiu o podcast? Quais são suas vantagens? E qual o futuro do podcast no Brasil? Nesse artigo, buscaremos responder esas e outras perguntas sobre o assunto.

O que é um podcast

O que chamamos de “podcast” é uma forma de transmissão de áudio na web. Eles costumam ser encontrados no iTunes e no Spotify, e são produzidos em um regime regular. Alguns programas mais famosos e antigos chegam a ter centenas de episódios.

O que é um podcast

Fonte: freepik.

É o tipo de conteúdo que as pessoas ouvem no dia-a-dia, normalmente em conjunto com outras atividades. Quando pensamos em podcast no Brasil, desse modo, é preciso considerar que normalmente o podcast está presente quando a pessoa está na academia, no trânsito, lavando a louça, etc. Essa é uma das vantagens da transmissão de áudio.

É claro que empresários de todos os nichos já vem observando o crescimento do podcast e pensando em como usar todo seu potencial para atrair clientes e aumentar as vendas. E o potencial do podcast para marketing digital, no Brasil, é imenso. Eles podem ser uma excelente maneira de desenvolver uma conexão com os ouvintes, criando um relacionamento que pode transformá-los em clientes em potencial.

É o tipo de conteúdo que as pessoas ouvem no dia-a-dia, normalmente em conjunto com outras atividades

Fonte: freepik.

O podcast no Brasil

Uma pesquisa do Ibope demonstra que quatro em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. Isso, num país com quase 120 milhões de internautas, significa que pelo menos 50 milhões de brasileiros já ouviram algum tipo de podcast. Além disso, um total de 19% – ou seja, 16 milhões de pessoas – afirma ouvir podcasts regularmente, três ou mais vezes por semana.

Portanto, que existe público para podcast no Brasil, não há dúvidas. A questão então se torna: Como atrair e aproveitar esse público com um podcast para a sua marca?

Que existe público para podcast no Brasil, não há dúvidas

Fonte: freepik.

Em termos de marketing nas transmissões de áudio, podemos dividir cada tipo de publicidade que aparece nos podcasts nos seguintes tópicos:

  • Testemunhais: Formato em que os locutores do programa aparecem no meio do episódio e fazem o anúncio, geralmente com entre 1 e 2 minutos de duração.
  • Programa temático: Um programa que gira em torno de um tema indicado por um anunciante.
  • Programa do cliente: Conteúdo gerado por uma marca e disponibilizado através de um podcast. Para fazer marketing de conteúdo com podcasts no Brasil, esse é o formato mais indicado.
  • Spots de áudio: Normalmente contêm em torno de 30 segundos e são inseridos antes ou depois do programa.

Embora seja possível tirar vantagem de todos esses formatos, para o marketing digital, o ideal é focar na produção de conteúdo para o podcast, criando o programa da sua empresa.

Produzir conteúdo é uma boa ideia

Fonte: freepik.

Lembre-se que o seu conteúdo precisa ser relevante para o público que sua empresa procura alcançar, então é interessante focar em resoluções de problemas que podem estar afetando seus ouvintes. Procure criar soluções práticas e disponibilizá-las com uma narrativa leve e informativa. Por fim, não se esqueça nunca de saber como otimizar o conteúdo do seu podcast.

Faça o seu podcast com uma agência especializada

Faça o seu podcast com uma agência especializada

Fonte: freepik.

Uma agência especializada pode produzir e gravar seu podcast com excelência. Como o podcast no Brasil precisa ter qualidade e ser adequado ao público-alvo da sua marca, uma equipe profissional saberá melhor como montá-lo. Sendo assim, vale a pena buscar uma agência como a Agência IMMATrabalhamos com marketing digital e com diversos serviços de produção de conteúdo, inclusivo o podcast in company. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

 

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?