O que é um podcast? Na internet, você deve ter cruzado com esse termo muitas vezes, mesmo que não saiba o que ele significa. Por conta disso, nesse texto, vamos explorar o que é um podcast, como ele funciona e por que ter um é uma boa opção para a sua empresa.

O que é um podcast e como usá-lo

Fonte: freepik.

O que é um podcast

Um podcast é um canal que transmite informações por meio de áudio. Talvez você ache o nome um pouco confuso, mas ele faz sentido. “Podcast” vem do inglês, sendo uma junção de iPod (o aparelho da Apple), que é sigla de “Personal On Demand” (em português, significaria “algo pessoal e sob demanda”) com o termo broadcasting, que significa radiodifusão. Assim, a função do podcast está implícita no seu nome.

Trata-se de uma ferramenta que cresce cada vez mais atualmente. O termo surgiu no ano de 2004, cunhado pelo ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts online. Adam também disponibilizou o código do seu agregador na internet, permitindo que outras pessoas criassem suas próprias plataformas.

Atualmente, podcasts são distribuídos principalment através de feeds RSS. Esse tipo de feed funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, fazendo com que novos programas sejam baixados automaticamente por um agregador ou programa. Plataformas como o iTunes e o Spotify, por exemplo, carregam muitos podcasts. É importante também ressaltar que a maior parte deles é disponibilizada para os usuários de maneira inteiramente gratuita.

Um podcast é um canal que transmite informações por meio de áudio.

Fonte: freepik.

Como o podcast funciona

Para compreender melhor a definição de um podcast, é preciso entender como ele funciona. O que o faz diferente de outras formas de mídias? Ele é a mesma coisa que um audiobook, por exemplo? Se não, o que torna ele um veículo único de comunicação?

Primeiramente, podemos ressaltar que o podcast normalmente é ouvido enquanto o usuário realizar outras atividades. As mais comuns são exercício físico, deslocamento ou tarefas domésticas. Assim, o foco do usuário do podcast é, com frequência, dividido com uma outra tarefa mecânica, seja lavar a louça, pegar o metrô ou correr na esteira.

Além disso, podcasts podem ter uma gama muito variada de assuntos. Existem podcasts de storytelling, que focam apenas em transmitir uma narrativa, contando, de fato, uma história; e podcasts de bate-papo, que funcionam no formato de entrevista, com duas ou mais pessoas conversando sobre um tópico determinado. Existem podcasts de humor, política, cultura, esporte, religião… A lista é longa e demonstra a extensão do potencial desse veículo.

Como o podcast funciona

Fonte: freepik.

Como usar um podcast

Mas e quanto ao podcast no contexto do marketing digital? Como utilizá-lo dessa forma?

Tal como um blog, ele deve conter conteúdo relevante e de qualidade. Com isso, você pode relacioná-lo a outros conteúdos que a sua empresa produzir – dá para pegar o tópico de um artigo e transformar numa pauta de podcast, por exemplo, e usar um para linkar para o outro. Isso multiplica o seu alcance, utlizando formatos de publicidade diferentes em conjunto.

É sempre uma boa ideia buscar maneiras de articular seus conteúdos entre si. Assim, um artigo pode se tornar um podcast, ou um podcast pode levar alguém a uma landing page, etc. As possibilidades são infinitas, por isso, tire vantagem delas.

Tal como um blog, o podcast deve conter conteúdo relevante e de qualidade. 

Fonte: freepik.

Aprenda mais sobre o assunto com uma equipe especializada

Contratar uma agência especializada pode ser uma boa forma de garantir que você produza o seu podcast da melhor forma possível. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que oferece produção de podcasts. Temos profissionais preparados para atender suas necessidades e dar o impulso que a sua empresa precisa. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se