Como escolher a pauta do seu podcast? Essa é uma questão que atormenta muitos empresários que têm o desejo de criar um podcast para a empresa. E isso ocorre porque a tarefa de produzir conteúdo pode ser mais difícil do que a gente imagina, e, quando temos que fazê-lo, bate um nervosismo e ficamos no branco.

Como escolher a pauta do seu podcast

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Mas há muitas formas de saber como escolher a pauta do seu podcast. Por isso, nesse texto, vamos dar algumas dicas de maneiras que podem ajudar você a descobrir um bom assunto para o seu podcast, de acordo com as necessidades do seu negócio. Confira.

Escolher a pauta do seu podcast se torna mais fácil com pesquisa

primeiro passo para a criação do seu podcast deve ser pesquisar o seu mercado. Afinal, você quer saber o que os seus concorrentes estão criando, quais são as novas tendências de publicidade, o que já é ultrapassado ou obsoleto, o que já virou clichê, etc. Para isso, você precisa mergulhar num trabalho intensivo de pesquisa e análise, acumulando dados informativos sobre a sua área. Isso será útil não apenas para a criação do seu podcast, mas para qualquer futura iniciativa de marketing de conteúdo que você possa vir a querer fazer.

Descubra o público-alvo do seu podcast

Para saber como escolher a pauta do seu podcast, você precisa antes saber quem você quer que sejam os seus ouvintes. E para isso, você precisa descobrir o público-alvo da sua empresa. Faça a você mesmo a seguinte pergunta: quem são os seus clientes? Onde eles moram? O que fazem? Que idade eles têm? Essas são informações que você deve obter para montar uma persona, ou seja, um cliente ideal, abstrato, que possa funcionar como guia para o direcionamento das suas estratégias de marketing.

Uma vez que você tiver a sua persona em mente, você pode começar a pensar no que seria um conteúdo relevante para esse tipo de pessoa. Quais são os problemas, as dores da sua persona? O que ela deseja? O que a atrapalha na vida? É a partir desse tipo de pergunta que você vai conseguir escolher a sua pauta. Lembre-se: o seu conteúdo deve ser útil para quem o consome. Assim, seja com um texto, um vídeo ou um podcast, você sempre deve ser dispor a resolver um problema do usuário. Isso vai fazer com que ele passe a ver a sua marca como uma autoridade, e que ele retorne a você no futuro com outras dúvidas. É o primeiro passo para a fidelização do cliente.

Descubra o público-alvo do seu podcast

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Como fazer isso? A melhor forma é usando uma das ferramentas online disponíveis, como o Google AdWords.

Ouça podcasts de outras empresas

Acima, nós falamos que você deve estudar a sua concorrência. Mas isso vale para tudo, inclusive o podcast.

Como o podcast ainda é uma estratégia de marketing digital incipiente, não muito utilizada, pode ser que os seus concorrentes nem tenham um. Se for o caso, melhor ainda, pois você estará preenchendo uma demanda que ainda não está sendo atendida. Mas se não for, procure ouvir esses podcasts e examinar as suas pautas. Atenção: isso não significa, jamais, plagiar o conteúdo de outra empresa. Nunca faça isso, pois, além de não ser bom para a sua presença online, é uma prática profundamente anti-ética.

Ouça podcasts de outras empresas

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Busque uma equipe de profissionais

Muitas vezes, terceirizar o serviço de gravação de podcasts pode ser uma boa ideia para garantir o melhor podcast possível para a sua empresa. Sendo assim, busque uma agência que entenda do assunto. A Agência IMMA é uma agência especializada em marketing digital que oferece o serviço de produção de podcasts com excelência. Nossa equipe está preparada para conversar com você e entender todas as suas necessidades. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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