No passado, antes dos blogs se popularizarem, era comum publicar páginas dentro do site e atualizar manualmente o arquivo de índice para gerar tráfego. Em seguida, surgiu o marketing de conteúdo, mas isso significava simplesmente publicar muitos artigos e postagens em blog, pois era isso que ajudava a ganhar acessos. Agora, tudo isso já mudou e muita gente se pergunta: qual o futuro do marketing de conteúdo?
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O marketing de conteúdo se transformou em uma indústria cheia de profissionais altamente especializados que trabalham em cima duas tendências que afetam fortemente a área em todos esses anos: a eficiência cada vez menor dos anúncios e a atualização constante dos algoritmos dos mecanismos de busca.
A verdade é que não são os anúncios na internet que deixaram de ser eficazes, mas as pessoas inventam maneiras de evitá-los, principalmente com os bloqueadores de anúncios. Além disso, o Google (considerado, atualmente, o principal mecanismo de busca) vem alterando continuamente seu algoritmo de classificação, dando cada vez mais destaque a conteúdos de qualidade, relevantes e úteis.
A mídia social também tem impactado o modo como as pessoas consomem conteúdo, levando os profissionais de marketing a debater constantemente sobre como formatar seu conteúdo e como direcionar sua estratégia de marketing de conteúdo para obter mais atenção de seus seguidores nas mais diferentes redes sociais.
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Há um esforço contínuo para conseguir se colocar na frente de mais e mais usuários e, com isso, direcionar mais tráfego para o site ou o blog. Afinal, quem não é visto não pode ser lembrado, tão pouco acessado.
O marketing de conteúdo evoluiu de técnicas para melhorar as colocações dos sites nos rankings de busca para uma forma completa de marketing. Assim como os profissionais de marketing de conteúdo prestaram muita atenção ao que os mecanismos de busca faziam ao conteúdo, os mecanismos de busca agora prestam muita atenção ao que os profissionais estão fazendo com os conteúdos.
Além disso, existem diferentes formas de conteúdo que estão continuamente ganhando destaque junto a conteúdos escritos. E sim, o conteúdo escrito ainda é importante, mas você pode obter tráfego para seu site por meio de todo tipo de material, incluindo imagens, arquivos de áudio, GIFs, PDFs e, é claro, vídeos.
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Aliás, de acordo com um estudo da Cisco feito em 2016, até 2020, 75% do tráfego móvel será gasto com vídeos. Isso significa que o vídeo pode dominar o futuro do marketing de conteúdo; ou seja: pode existir mais conteúdo em vídeo ao invés de textos e imagens (o que de forma alguma significa que outras formas de conteúdos deixarão de existir).
Se você é um grande fã de conteúdo escrito, saiba que ele sempre será parte essencial de todo site ou blog tendo em vista que ele é um pilar fundamental em qualquer estratégia de SEO. Porém, os conteúdos têm evoluído porque os próprios usuários mudam e, atualmente, há uma clara preferência por conteúdos visuais, que são mais fáceis de ler e absorver.
Além disso, a tecnologia mudou muito com o passar do tempo, dando inclusive saltos. Isso fez com que o computador se tornasse algo relativamente dispensável quando pensamos no acesso aos mais diferentes conteúdos disponíveis na web nos dias de hoje. Os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, proporcionam acesso rápido e prático a internet para grande parte dos usuários.
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Talvez, por isso, o marketing de conteúdo tenha evoluído tanto no sentido de dar ênfase aos conteúdos visuais. Afinal, quando a tela é pequena, pode ser bem mais difícil e cansativo ler textos, principalmente os mais longos, enquanto imagens e vídeos podem ser rapidamente acessados e entendidos.
Não existe certeza sobre o futuro do marketing de conteúdo. Os profissionais da área estão cada vez mais especializados e atentos às mudanças em algoritmos, fazendo com que a área se mantenha em constante evolução em suas mais diversas vertentes, levando marketing de conteúdo a ocupar cada vez mais espaço em nossas vidas, especialmente quando passamos muito tempo navegando na web.