As mídias sociais estão em constante evolução e pode ser difícil prever o que virá a seguir. Não é possível saber o que será popular nos próximos anos. No entanto, podemos pensar numa forma de criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017.
Ter uma estratégia sólida de mídia social pode ajudar a conquistar várias metas de negócios, mesmo com uma paisagem social em constante mutação.
Confira 5 passos para criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017
1. Definir claramente suas metas
Se não existem metas, como definir o que é sucesso? O que você fará com as contas das redes sociais se não definir metas para seu trabalho? O primeiro passo para a criação de uma estratégia bem-sucedida de mídia social é estabelecer suas metas. É importante ser realista e criar metas desafiadoras, porém alcançáveis.
Algumas metas interessantes podem aumentar o tráfego global para o site, melhorar o engajamento das páginas, buscar mais receita para as mídias sociais, dentre outras. Com metas definidas em mente, você pode, então, alinhar tudo que você fará para alcançá-las.
2. Identificar seu público-alvo
Você tem seus objetivos claramente definidos. Portanto, agora é hora de começar a pensar em quem você está tentando ativar para atingir essas metas.
Existem algumas maneiras para identificar o seu público-alvo. Você pode, por exemplo, olhar sua base de clientes e tentar criar personas baseadas em informações demográficas, necessidades cotidianas, gastos e outras características. São detalhes para se atentar ao criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017.
Quem não tem uma base de clientes, pode usar as redes sociais como auxiliares desse processo de identificação do público-alvo. A maioria das plataformas oferecem informações demográficas que permitem levantamentos simples, porém muito úteis, dos públicos que visitam suas diferentes páginas.
3. Criar uma estratégia de conteúdos diversificados
A diferença entre a quantidade de conteúdo criado e a quantidade de conteúdo efetivamente consumido nas redes sociais está rapidamente aumentando. Além disso, novos meios de comunicação estão se tornando populares. É por isso que uma estratégia de conteúdo diversificado pode te ajudar a criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017.
É provável que, para o ano que vem, as pessoa anseiem ainda mais em encontrar informações de forma rápida, fácil e prática. Além disso, é cada vez mais comum que os usuários deem preferência a vídeos, pois quase todos os sites de mídia social têm atualizado sua capacidade de reproduzir vídeos.
Outro nicho que se expande é o de podcasts, que têm se tornado cada vez mais populares devido a praticidade de se acompanhar esse tipo de transmissão. Atualmente estima-se que 17% dos americanos ouçam podcasts mensais. Quem sabe essa não é uma boa oportunidade para sua marca?
4. Atribuir um orçamento dedicado exclusivamente a publicidade em mídias sociais
Para chegar verdadeiramente em seu público-alvo e alcançar suas metas ligadas as mídias sociais, é altamente recomendável atribuir um orçamento dedicado exclusivamente a publicidade em mídias sociais.
Dentro dos próximos cinco anos, espera-se que a publicidade de mídia social compreenda mais de 20% dos orçamentos de marketing. 2017 é o ano que você deve começar a levar essa publicidade mais a sério e começar a usar o orçamento de forma estratégica.
Quando usada de forma inteligente, a publicidade social é a forma mais rentável de atingir um público-alvo e de envolvê-lo ainda mais. Se você ainda não começou a fazer anúncios em mídias sociais, deve começar imediatamente. Caso contrário, você pode ficar ao criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017.
5. Pense móvel
Estima-se que as pessoas verifiquem seus telefones uma média de 150 vezes por dia. As pessoas estão tão viciadas que, segundo uma pesquisa da Mental Health Daily, 68% das pessoas percebem vibrações mesmo quando seus telefones não estão recebendo uma notificação. Estamos literalmente imaginando o telefone vibrando porque nosso cérebro já espera por isso.
E já que somos vidrados em dispositivos móveis, faz sentido adequar sua estratégia de mídia social para ser móvel em primeiro lugar. Além disso, uma vez que a jornada do consumidor não é mais linear e tem lugar em diferentes dispositivos, tudo deve estar conectado e os anúncios sociais precisam ser amigáveis tanto para desktop quanto para mobile.
Vale lembrar que 80% do tempo que ficamos conectados nas redes sociais, atualmente, é através de dispositivos móveis. Não otimizar sua estratégia de mídia social para celular pode ser um grande erro em 2017.