5 passos para criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017

As mídias sociais estão em constante evolução e pode ser difícil prever o que virá a seguir. Não é possível saber o que será popular nos próximos anos. No entanto, podemos pensar numa forma de criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017.

5 passos para criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017

Ter uma estratégia sólida de mídia social pode ajudar a conquistar várias metas de negócios, mesmo com uma paisagem social em constante mutação.

Confira 5 passos para criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017

1. Definir claramente suas metas

Se não existem metas, como definir o que é sucesso? O que você fará com as contas das redes sociais se não definir metas para seu trabalho? O primeiro passo para a criação de uma estratégia bem-sucedida de mídia social é estabelecer suas metas. É importante ser realista e criar metas desafiadoras, porém alcançáveis.

Algumas metas interessantes podem aumentar o tráfego global para o site, melhorar o engajamento das páginas, buscar mais receita para as mídias sociais, dentre outras. Com metas definidas em mente, você pode, então, alinhar tudo que você fará para alcançá-las.

2. Identificar seu público-alvo

Você tem seus objetivos claramente definidos. Portanto, agora é hora de começar a pensar em quem você está tentando ativar para atingir essas metas.

Existem algumas maneiras para identificar o seu público-alvo. Você pode, por exemplo, olhar sua base de clientes e tentar criar personas baseadas em informações demográficas, necessidades cotidianas, gastos e outras características.

Mídias sociais

Quem não tem uma base de clientes, pode usar as redes sociais como auxiliares desse processo de identificação do público-alvo. A maioria das plataformas oferecem informações demográficas que permitem levantamentos simples, porém muito úteis, dos públicos que visitam suas diferentes páginas.

3. Criar uma estratégia de conteúdos diversificados

A diferença entre a quantidade de conteúdo criado e a quantidade de conteúdo efetivamente consumido nas redes sociais está rapidamente aumentando. Além disso, novos meios de comunicação estão se tornando populares. É por isso que uma estratégia de conteúdo diversificado pode te ajudar a chegar às metas estipuladas para 2017.

É provável que, para o ano que vem, as pessoa anseiem ainda mais em encontrar informações de forma rápida, fácil e prática. Além disso, é cada vez mais comum que os usuários deem preferência a vídeos, pois quase todos os sites de mídia social têm atualizado sua capacidade de reproduzir vídeos.

Outro nicho que se expande é o de podcasts, que têm se tornado cada vez mais populares devido a praticidade de se acompanhar esse tipo de transmissão. Atualmente estima-se que 17% dos americanos ouçam podcasts mensais. Quem sabe essa não é uma boa oportunidade para sua marca?

4. Atribuir um orçamento dedicado exclusivamente a publicidade em mídias sociais

Para chegar verdadeiramente em seu público-alvo e alcançar suas metas ligadas as mídias sociais, é altamente recomendável atribuir um orçamento dedicado exclusivamente a publicidade em mídias sociais.

Marketing digital

Dentro dos próximos cinco anos, espera-se que a publicidade de mídia social compreenda mais de 20% dos orçamentos de marketing. 2017 é o ano que você deve começar a levar essa publicidade mais a sério e começar a usar o orçamento de forma estratégica.

Quando usada de forma inteligente, a publicidade social é a forma mais rentável de atingir um público-alvo e de envolvê-lo ainda mais. Se você ainda não começou a fazer anúncios em mídias sociais, deve começar imediatamente. Caso contrário, você pode ficar para trás em 2017.

5. Pense móvel

Estima-se que as pessoas verifiquem seus telefones uma média de 150 vezes por dia. As pessoas estão tão viciadas que, segundo uma pesquisa da Mental Health Daily, 68% das pessoas percebem vibrações mesmo quando seus telefones não estão recebendo uma notificação. Estamos literalmente imaginando o telefone vibrando porque nosso cérebro já espera por isso.

E já que somos vidrados em dispositivos móveis, faz sentido adequar sua estratégia de mídia social para ser móvel em primeiro lugar. Além disso, uma vez que a jornada do consumidor não é mais linear e tem lugar em diferentes dispositivos, tudo deve estar conectado e os anúncios sociais precisam ser amigáveis tanto para desktop quanto para mobile.

Vale lembrar que 80% do tempo que ficamos conectados nas redes sociais, atualmente, é através de dispositivos móveis. Não otimizar sua estratégia de mídia social para celular pode ser um grande erro em 2017.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.