Existem muitos tipos de podcasts no mundo atual. Afinal, nós vivemos na sociedade da tecnologia, da internet, dos serviços de streaming. Nesse mundo, o podcast tem se tornado cada vez mais popular. Por isso, é natural que diversos formatos diferentes surjam, disputando audiências muito diversas, cada um com seu conteúdo próprio.
Essa gama de possibilidades pode ser bem confusa. Sendo assim, preparamos um guia para apresentar os diferentes tipos de podcasts, explicando as características principais de cada um. Confira!
Aprenda sobre os diferentes tipos de podcasts
Antes de partir para as definições dos diferentes formatos de podcasts, devemos primeiro estabelecer o que é um podcast. E a definição mais básica que podemos dar é que um podcast é a transmissão de informações em formato de áudio.
Mas o que significa? Bem, o nome “podcast” é uma fusão dos termos “iPod” (o aparelho da Apple) e “broadcasting“, que significa “transmissão” em inglês. O termo foi cunhado em 2004, graças ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts online.
A partir daí, o podcast só cresceu. Tanto a iTunes store como o Google Play já disponibilizam podcasts para downloads. A tendência é que esse veículo de informação continue a crescer, e, com o aumento da sua importância cultural, conhecer os diversos tipos e formatos de podcasts se faz cada vez mais necessário. Com isso em mente, vamos ao primeiro deles.
Podcast de entretenimento
Esse é provavelmente o mais comum. Nele se encaixam podcasts como o brasileiro Nerdcast, por exemplo. Eles nada mais são do que podcasts que têm como objetivo entreter o público. Atenção: nem sempre a ideia é entreter através de risadas.
Podemos dividir os podcasts de entretenimento em dois grupos principais:
- Bate-papo: O tipo de podcast que é feito em forma de conversa. A ideia é ser algo espontâneo, como um debate ou bate-papo.
- Storytelling: Um podcast de narrativa, em que o narrador conta uma história de forma ensaiada. Um exemplo muito famoso é o Projeto Humanos.
Podcast informativo
Um podcast cujo objetivo é dar informações. Muitas vezes pode funcionar quase como um noticiário, falando sobre temas contemporâneos. Um exemplo é o Café da Manhã, da Folha de São Paulo.
Podcast de formação
Diferente dos outros tipos de podcasts, a ideia desse formato é ensinar alguma coisa ao ouvinte. Assim, normalmente segue uma linha bastante didática, focando em um assunto específico para a formação de quem ouve.
Com relação a esse modelo, é preciso lembrar que ensinar não é apenas falar muito sobre um tópico. Desse modo, podcasts de formação devem ser estruturados de uma maneira especializada, voltada para estimular o aprendizado do público. Normalmente esse tipo de podcast é pago e vem com algum exercício para testar, no final, o que o ouvinte conseguiu aprender.
Como funcionam diferentes tipos de podcasts no Marketing de Conteúdo
Conhecendo os tipos de podcasts, é preciso então indagar: qual é o melhor formato para o marketing de conteúdo?
A resposta é: qualquer um. A grande questão é como fazer o marketing de conteúdo em cada formato. E o que você precisa fazer, nesse caso, é buscar usar esses modelos como templates para abordar assuntos que sejam relevantes para a sua empresa.
Além disso, vai depender da sua estratégia de comunicação. A ideia de se aproximar e criar um elo entre a sua marca e o cliente pode ser seguida por uma estratégia de podcast de entretenimento. Neste caso, abordar conteúdos relevantes ao cliente e relacionados a empresa pode ser uma solução ótima. Além de criar uma ligação, deixa o público com uma sensação de estar sendo ouvido pela empresa.
Se o seu objetivo é comunicar ao público mudanças relacionadas a sua empresa, o tipo de podcast ideal e que eventualmente será utilizado é o informativo. Não é aconselhado o uso desse gênero de podcast a todo o momento, mas ainda assim é extremamente relevante para manter os clientes atentos à mudanças da empresa. Dessa forma, eles não se sentem esquecidos nas tomadas de decisão da marca.
Conteúdos educativos e de formação disponibilizadas para o público também é uma maneira boa de se abordar conteúdos em formatos de podcast. Materiais relevantes para o conhecimento público são ótimos para dar mais credibilidade à sua empresa e captar novos clientes que se interessem pelo tema abordado nos programas de podcast.
Essa é uma das poucas formas eficazes de gerar leads por meio de podcasts, que é tido como um formato direcionado a fidelização e aproximação com clientes fixos de determinada empresa.
As chances de essa estratégia funcionar são grandes. Isso porque a demanda por conteúdos em formato de podcast aumenta exponencialmente a cada ano. Pesquisas indicam que este ano a demanda cresceu cerca de 65%. Além disso, o Deezer informou que o consumo de podcast cresceu 177% na plataforma.
Os números comprovam a eficácia do investimento em podcast e a importância de planejar bem o conteúdo que será difundido por meio deste formato.
Este aumento de demanda se deve muito a mudança de consumo de conteúdo por parte da sociedade moderna. Com pouco tempo sobrando para consumir mídias que demandam atenção especial, o podcast leva vantagem pela flexibilidade, podendo ser ouvido em qualquer lugar com o ouvinte estando ocupado ou não.
Além disso, outra característica do podcast é a produção de conteúdos específicos para cada nicho, tornando uma fonte inesgotável de conteúdos diversos. Existe podcast de todos os temas possíveis e com todos os modos de abordar os conteúdos.
Por isso, investir em podcast é um tópico primordial no planejamento de marketing da sua empresa. Esse processo se torna mais fácil quando é deixado nas mãos de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA oferece os serviços de gravação de podcast e produção de conteúdo.
Como somos voltados para o marketing digital, possuímos uma equipe experiente que é capaz de utilizar os mais diversos tipos de podcast de acordo com as necessidades da sua marca. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!