Existem muitos tipos de podcasts no mundo atual. Afinal, nós vivemos na sociedade da tecnologia, da internet, dos serviços de streaming. Nesse mundo, o podcast tem se tornado cada vez mais popular. Por isso, é natural que diversos formatos diferentes surjam, disputando audiências muito diversas, cada um com seu conteúdo próprio.

Conheça os diferentes tipos de podcasts

Fonte: freepik.

Essa gama de possibilidades pode ser bem confusa. Sendo assim, preparamos um guia para apresentar os diferentes tipos de podcasts, explicando as características principais de cada um. Confira!

Aprenda sobre os diferentes tipos de podcasts

Antes de partir para as definições dos diferentes formatos de podcasts, devemos primeiro estabelecer o que é um podcast. E a definição mais básica que podemos dar é que um podcast é a transmissão de informações em formato de áudio.

Mas o que significa? Bem, o nome “podcast” é uma fusão dos termos “iPod” (o aparelho da Apple) e “broadcasting“, que significa “transmissão” em inglês. O termo foi cunhado em 2004, graças ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts online.

Aprenda sobre os diferentes tipos de podcasts

Fonte: freepik.

A partir daí, o podcast só cresceu. Tanto a iTunes store como o Google Play já disponibilizam podcasts para downloads. A tendência é que esse veículo de informação continue a crescer, e, com o aumento da sua importância cultural, conhecer os diversos tipos e formatos de podcasts se faz cada vez mais necessário. Com isso em mente, vamos ao primeiro deles.

Podcast de entretenimento

Esse é provavelmente o mais comum. Nele se encaixam podcasts como o brasileiro Nerdcast, por exemplo. Eles nada mais são do que podcasts que têm como objetivo entreter o público. Atenção: nem sempre a ideia é entreter através de risadas.

O podcast de entretenimento é o mais comum

Fonte: freepik.

Podemos dividir os podcasts de entretenimento em dois grupos principais:

  • Bate-papo: O tipo de podcast que é feito em forma de conversa. A ideia é ser algo espontâneo, como um debate ou bate-papo.
  • Storytelling: Um podcast de narrativa, em que o narrador conta uma história de forma ensaiada. Um exemplo muito famoso é o Projeto Humanos.

Podcast informativo

Um podcast cujo objetivo é dar informações. Muitas vezes pode funcionar quase como um noticiário, falando sobre temas contemporâneos. Um exemplo é o Café da Manhã, da Folha de São Paulo.

Podcast de formação

Um podcast de bate-papo é espontâneo e natural

Fonte: freepik.

Diferente dos outros tipos de podcasts, a ideia desse formato é ensinar alguma coisa ao ouvinte. Assim, normalmente segue uma linha bastante didática, focando em um assunto específico para a formação de quem ouve.

Com relação a esse modelo, é preciso lembrar que ensinar não é apenas falar muito sobre um tópico. Desse modo, podcasts de formação devem ser estruturados de uma maneira especializada, voltada para estimular o aprendizado do público. Normalmente esse tipo de podcast é pago e vem com algum exercício para testar, no final, o que o ouvinte conseguiu aprender.

O podcast de formação busca ensinar

Fonte: freepik.

Como funcionam diferentes tipos de podcasts no Marketing de Conteúdo

Conhecendo os tipos de podcasts, é preciso então indagar: qual é o melhor formato para o marketing de conteúdo?

A resposta é: qualquer um. A grande questão é como fazer o marketing de conteúdo em cada formato. E o que você precisa fazer, nesse caso, é buscar usar esses modelos como templates para abordar assuntos que sejam relevantes para a sua empresa.

Trabalhe o podcast no marketing de conteúdo

Fonte: freepik.

Esse processo se torna mais fácil quando é deixado nas mãos de uma agência de marketing. A Agência IMMA oferece os serviços de gravação de podcast e produção de conteúdo. Como somos voltados para o marketing digital, possuímos uma equipe experiente que é capaz de utilizar os mais diversos tipos de podcast de acordo com as necessidades da sua marca. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se