Como montar um roteiro de podcast? Se você tem interesse em gravar o seu podcast, essa pergunta pode ter surgido na sua cabeça. Afinal, esse é o primeiro passo para produzir um.

Como montar um roteiro de podcast

Fonte: freepik.

Tal como qualquer produção de áudio ou vídeo, o podcast precisa ter uma pauta, um assunto principal que o orienta. Às vezes, isso vem na forma de roteiro. É importante frisar que não é sempre assim, entretanto. Para alguns podcasts, que fazem entrevistas ou programas num estilo mais bate-papo, a espontaneidade importa muito, e não é necessário haver um texto para guiar os participantes.

Já para outros estilos de podcast, como o podcast de storytelling, por exemplo, o roteiro é absolutamente necessário. Nesses programas, é preciso haver mais organização, pois são muitas informações sendo transmitidas. Por isso, ter algo escrito é uma boa ideia e pode melhorar a qualidade do seu podcast.

Tendo dito isso, como montar um roteiro de podcast? Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a montar o seu.

Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a montar o seu roteiro

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Para montar um roteiro de podcast, é necessário pesquisar

O primeiro passo para formular o seu roteiro é a fase da pesquisa do conteúdo. Jamais cometa o erro de subestimar a importância dessa fase, pois ela é essencial para o sucesso do seu programa.

E por que isso? Bem, porque a qualidade do seu podcast vai ser determinada pelo conteúdo que ele transmitir. É com essas informações que você vai atrair o seu público, e por isso elas precisam ser coletadas com cuidado.

No caso de um podcast como estratégia de marketing de conteúdo, é melhor que você comece buscando entender quem é o seu público-alvo. Então é preciso se perguntar a questão: para quem eu quero vender? Você deve descobrir dados como a idade, o gênero e a localização do seu cliente ideal. Uma vez que você tenha esses dados, você vai planejar o seu podcast tendo essa pessoa em mente.

Entenda o seu público-alvo

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A partir daí, fica mais fácil definir a pauta. Você vai buscar alguma coisa que seja relevante para esse cliente ideal. Tendo escolhido o assunto, você pesquisa e acumula informações a respeito.

Tente estruturar tudo em tópicos

Estruturar o texto em tópicos é uma boa ideia para ajudar você a se guiar na hora de falar. Não tente memorizar um texto de milhares de palavras, apenas conheça o assunto e escreva alguns pontos-chave. Isso garante que o seu podcast terá um ar natural, sem parecer excessivamente ensaiado, o que pode dar um ar robótico. E falando em ar robótico…

Fale de maneira leve

O podcast tende a ser ouvido enquanto as pessoas estão realizando outras atividades. Exercício, deslocamento e atividades domésticas são as mais citadas. Desse modo, evite falar de forma super rebuscada ou complexa. Você quer que as pessoas tenham facilidade de entender o que você está dizendo, e, para isso, é necessário adotar uma linguagem mais simples, já que o foco delas não estará completamente em você.

Além disso, lembre-se de enunciar cuidadosamente as palavras. A última coisa que você quer é que o ouvinte não consiga compreender o que você falou. Uma boa ideia é ter alguém para supervisionar a sua gravação e garantir que a sua dicção está clara.

Lembre-se de falar claramente

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Monte seu roteiro de podcast com uma equipe profissional

Às vezes, o auxílio de uma equipe especializada pode fazer toda a diferença. Aqui na Agência IMMA, oferecemos o serviço de gravação de podcasts com qualidade, trabalhando com um roteiro bem pensando e voltado especificamente para o seu público-alvo. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento no nosso site!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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