O e-mail marketing é uma ótima ferramenta de marketing digital. Na verdade, de acordo com o HubSpot, o e-mail marketing gera 38 dólares para cada dólar que é investido nele, gerando um retorno sobre investimento de 3.800%, o que faz dele uma das melhores opções do mercado. Mas para poder aproveitar esse ROI, é preciso antes elaborar um bom e-mail. E como escrever textos para e-mail marketing? É isso que vamos abordar nesse texto. Confira!
A importância dos textos para e-mail marketing
O e-mail marketing é a soma de dois elementos: o elemento textual e o elemento visual. O elemento visual é criado pelo design, que é responsável pelo template do e-mail. Esse template pode ter muitos formatos, mas deve acima de tudo ser simples e direto. Desse modo, é através de um bom design para e-mail marketing que você vai chamar a atenção do destinatário, fazendo que ele de fato pare para ler o que o seu e-mail tem a dizer.
Mas e quanto ao texto? Muitas pessoas cometem o erro de investir apenas no design do e-mail marketing ou em outros aspectos técnicos, como a formação da lista de e-mails, e esquecer do conteúdo do e-mail em si. Esse tipo de falha pode ser muito prejudicial. Se o usuário não gostar do conteúdo que ele está recebendo, ele pode facilmente remover sua inscrição da sua lista.
Além disso, há a questão da abertura do e-mail, que, muitas vezes, depende do quanto o texto do título desperta o interesse do usuário. Por conta disso, não se pode subestimar a importância do conteúdo textual para e-mail marketing.
Aprenda como escrever textos para e-mail marketing
Agora que você entende a importância dos textos para e-mail marketing, é preciso começar a trabalhar as suas habilidades de redação para elaborar o seu e-mail. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar na criação dos seus textos.
Dê preferência para uma linguagem simples
A ideia do e-mail marketing é que ele seja uma comunicação direta e simples. O usuário não deve passar muito tempo lendo ou tentando decifrar o seu e-mail. Por isso, é bom que você tenha a mensagem que você quer passar muito bem definida na sua cabeça antes de começar a escrever.
Na hora de colocar essa mensagem em palavras, procure ser sucinto. E-mail marketing não é o lugar para encher linguiça. Pelo contrário: quanto mais fácil e rápida de entender for a sua mensagem, melhor.
Use os números
Números são uma ótima forma de dar peso a um argumento ou afirmação. Por isso, sempre prefira usar dados numéricos para se expressar. Ao escrever um texto falando de um desconto, por exemplo, diga especificamente “desconto de 30%” para chamar a atenção do leitor. E, ao fazer promessas, também procure ser específico: “aumente sua taxa de conversão em 60%”, por exemplo, é muito mais atraente do que apenas “aumente sua taxa de conversão”.
Crie um senso de urgência
Ao pensar em como escrever textos para e-mail marketing, procure ter em mente que você deve criar no leitor a sensação de que ele deve abrir aquele e-mail o mais rápido possível. Então, mensagens como “última chance para se inscrever” ou “o tempo está acabando” são boas para instigar a curiosidade e criar um senso de expectativa que deixa o usuário mais interessado.
Busque ajuda profissional
Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda para criar as suas campanhas de e-mail. A Agência IMMA, por exemplo, sabe como escrever textos para e-mail marketing e está preparada para dar apoio ao seu negócio nessa empreitada. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!