Facebook Pixel

Como escrever textos para e-mail marketing

Facebook
Twitter
LinkedIn

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta de marketing digital. Na verdade, de acordo com o HubSpot, o e-mail marketing gera 38 dólares para cada dólar que é investido nele, gerando um retorno sobre investimento de 3.800%, o que faz dele uma das melhores opções do mercado. Mas para poder aproveitar esse ROI, é preciso antes elaborar um bom e-mail. E como escrever textos para e-mail marketing? É isso que vamos abordar nesse texto. Confira!

A importância dos textos para e-mail marketing

A importância dos textos para e-mail marketing
Fonte: Freepik.

O e-mail marketing é a soma de dois elementos: o elemento textual e o elemento visual. O elemento visual é criado pelo design, que é responsável pelo template do e-mail. Esse template pode ter muitos formatos, mas deve acima de tudo ser simples e direto. Desse modo, é através de um bom design para e-mail marketing que você vai chamar a atenção do destinatário, fazendo que ele de fato pare para ler o que o seu e-mail tem a dizer.

Mas e quanto ao texto? Muitas pessoas cometem o erro de investir apenas no design do e-mail marketing ou em outros aspectos técnicos, como a formação da lista de e-mails, e esquecer do conteúdo do e-mail em si. Esse tipo de falha pode ser muito prejudicial. Se o usuário não gostar do conteúdo que ele está recebendo, ele pode facilmente remover sua inscrição da sua lista.

Além disso, há a questão da abertura do e-mail, que, muitas vezes, depende do quanto o texto do título desperta o interesse do usuário. Por conta disso, não se pode subestimar a importância do conteúdo textual para e-mail marketing.

Aprenda como escrever textos para e-mail marketing

 

Aprenda como escrever textos para e-mail marketing
Fonte: Freepik.

 

Agora que você entende a importância dos textos para e-mail marketing, é preciso começar a trabalhar as suas habilidades de redação para elaborar o seu e-mail. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar na criação dos seus textos.

Dê preferência para uma linguagem simples

A ideia do e-mail marketing é que ele seja uma comunicação direta e simples. O usuário não deve passar muito tempo lendo ou tentando decifrar o seu e-mail. Por isso, é bom que você tenha a mensagem que você quer passar muito bem definida na sua cabeça antes de começar a escrever.

Na hora de colocar essa mensagem em palavras, procure ser sucinto. E-mail marketing não é o lugar para encher linguiça. Pelo contrário: quanto mais fácil e rápida de entender for a sua mensagem, melhor.

Use os números

 

Use os números
Fonte: Freepik.

 

Números são uma ótima forma de dar peso a um argumento ou afirmação. Por isso, sempre prefira usar dados numéricos para se expressar. Ao escrever um texto falando de um desconto, por exemplo, diga especificamente “desconto de 30%” para chamar a atenção do leitor. E, ao fazer promessas, também procure ser específico: “aumente sua taxa de conversão em 60%”, por exemplo, é muito mais atraente do que apenas “aumente sua taxa de conversão”.

Crie um senso de urgência

Ao pensar em como escrever textos para e-mail marketing, procure ter em mente que você deve criar no leitor a sensação de que ele deve abrir aquele e-mail o mais rápido possível. Então, mensagens como “última chance para se inscrever” ou “o tempo está acabando” são boas para instigar a curiosidade e criar um senso de expectativa que deixa o usuário mais interessado.

Busque ajuda profissional

Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda para criar as suas campanhas de e-mail. A Agência IMMA, por exemplo, sabe como escrever textos para e-mail marketing e está preparada para dar apoio ao seu negócio nessa empreitada. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?