Como calcular o retorno sobre investimento? O ROI é um dado fundamental para o planejamento de estratégias de marketing digital da sua empresa. Mas você sabe o que essa sigla significa? Nesse artigo, vamos explicar o que é e como calcular o retorno sobre investimento. Confira!
O que é ROI
ROI é uma sigla que representa a expressão em inglês “Return over Investment”. Em português, a tradução fica “Retorno sobre Investimento“. Esse conceito é uma forma de calcular quanto a sua empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento que ela realiza – ele mede, portanto, qual é retorno de cada estratégia que você adota.
Desse modo, podemos observar que o ROI é uma ótima ferramenta de análise. Saber como calcular o retorno sobre investimento da sua empresa permite que você descubra qual foi o desempenho das suas táticas de marketing, aprendendo qual delas funcionou melhor, qual precisa de melhorias, etc. Ele pode, assim, ser calculado em qualquer estratégia.
Como calcular o retorno sobre investimento
Existe uma fórmula simples para calcular o retorno sobre investimento. Ela é a diferença entre a receita e o custo dividida sobre o custo e multiplicada por 100.
Vamos usar um exemplo para ilustrar de maneira mais clara. Digamos que você investiu 500 reais em uma campanha de marketing digital, e obteve um ganho de 1.000 das vendas decorrentes. Seu ganho é a receita e seu custo é seu investimento. Sendo assim, você subtrairia 500 de 1.000, obtendo 500, dividiria por 500, obtendo 1, e multiplicaria por 1, terminando com um ROI de 100%.
Nesse exemplo, temos um ROI claramente positivo. No entanto, também é possível ter um ROI negativo. Essa é uma das razões pelas quais o retorno sobre investimento é tão útil, pois ele permite que você avalie os resultados das suas estratégias de publicidade.
E é preciso pensar a longo prazo. Uma vez que você aprender como calcular o retorno sobre investimento, você pode sempre obter o ROI de qualquer iniciativa, e aos poucos melhorar as estratégias da sua empresa. Afinal, com o ROI, você pode saber quais táticas funcionaram e quais não funcionaram, o que foi feito em cada caso para garantir um resultado positivo, que mudanças você pode fazer para melhorar esse índice, etc.
Usando o retorno sobre investimento a favor da sua empresa
Depois que você descobre como calcular o retorno sobre investimento, é tentador fazer tudo na sua empresa girar em torno dele. No entanto, o ROI tem algumas limitações. Ele não leva em conta a duração de um investimento, por exemplo, ou as flutuações da inflação. Por isso, na hora de usar o ROI a favor da sua empresa, você precisa ser cuidadoso.
Uma boa ideia é usar os dados do retorno sobre investimento para cortar gastos desnecessários. Isso porque o ROI permite que você saiba quais investimentos valem a pena manter, e quais podem ser enxugados do seu orçamento.
O inverso também funciona. Calcular o retorno sobre investimento é uma forma de descobrir as melhores ferramentas de marketing digital para a sua empresa. Estudos demonstram, por exemplo, que empresários que priorizam conteúdo para blog têm treze vezes mais chances de obter um ROI positivo. Ou seja, talvez apostar em marketing de contéudo seja uma boa ideia.
Monte suas estratégias de marketing com a ajuda de uma equipe profissional
Agora que você já sabe como calcular o retorno sobre investimento, o próximo passo é colocar suas estratégias de marketing digital em prática. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma agência especializada, como a Agência IMMA. Somos uma agência voltada para o marketing digital que oferece serviços para empresas de qualquer porte. Entre em contato com a gente!