Dicas de design para e-mail marketing

O e-mail marketing pode ser um canal complicado e frustrante. Pensar num título, no design e numa mensagem que converta logo de cara é algo difícil e que nem todo mundo consegue fazer, o que leva a uma certa relutância em investir neste tipo de ferramenta. Porém, com boas dicas de design para e-mail marketing, fica bem mais fácil enviar mensagens eficientes.

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Fonte: freepik.

Ainda que muita gente ache que o e-mail marketing é coisa do passado, ele ainda surte muito efeito nos usuários, especialmente quando sua mensagem é clara e seu visual é interessante. Além disso, quando se pensa em custo x benefício, o e-mail marketing é algo barato de se fazer, pois permite atingir um grande número de pessoas com pouco investimento.

Confira, então, algumas dicas de design para e-mail marketing:

Conteúdo

Acima de tudo, o conteúdo é o aspecto mais importante do seu e-mail. Seu design de e-mail deve atender a mensagem que você está tentando transmitir aos espectadores. Por isso, mantenha tudo simples. É provável que o usuário mantenha a atenção por uns 15 segundos quando recebe seu e-mail, então a mensagem precisa ficar muito clara assim que ele for aberto.

A linha de assunto deve ser pensada para atrair o usuário e fazê-lo clicar em seu e-mail no meio da desordem que é uma caixa de entrada. Mas, por mais tentador que seja, que evite usar caça-cliques (clickbaits) ou notícias falsas pois isso fará com que você perca a atenção e a confiança das pessoas.

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Fonte: freepik.

Simplicidade e clareza no design para e-mail marketing

Alguns dos e-mails mais eficazes possuem uma única mensagem e deixam isso claro do começo ao fim. Você está anunciando uma venda? Promovendo um lançamento? Informando notícias importantes? Deixe isso explícito desde a linha de assunto.

Você não quer apenas deixar a mensagem clara, mas também deseja torná-la concisa. Tente usar títulos, imagens e layout a seu favor enquanto diminui a quantidade de texto no corpo da mensagem. Grandes blocos de texto costumem reduzir as taxas de leitura. O tempo de atenção não é o atributo mais forte dos usuários, por isso, simplificar o conteúdo será uma vantagem para o seu negócio.

Títulos

Use títulos para dividir o conteúdo em seções menores, tornando tudo mais fácil de digerir em um curto período de tempo. Use o título como a mensagem principal e o conteúdo do corpo e-mail marketing como frases de apoio para transmitir seu ponto de vista. Essa técnica funciona muito bem quando você também tem imagens que reforçam o texto.

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Fonte: freepik.

Mensagem

Você tem algumas opções quando se trata de transmitir sua mensagem. Você pode, por exemplo, ser direto e mostrar sua compreensão sobre o assunto ou tentar ser espirituosos e divertidos, afim de entreter seus leitores. Tudo depende da sua marca e de como você quer ser percebido pelos seus clientes.

Chamadas para ação

Chamadas para ação devem, obviamente, inspirar ação. Por isso, mantenha-as curtas e claras para que seus leitores não fiquem confusos e se sintam inspirados a fazer exatamente o que você está sugerindo. Geralmente, chamadas para ação consistem em apenas algumas palavras e podem ser tão simples quanto “compre aqui” ou “inscreva-se”.

Torne-as óbvias usando cores de destaque ou fontes de tamanhos diferentes. É comum que chamadas para ação venham dentro de botões coloridos e acionáveis pois isso facilita a navegação do usuário. Mas tome cuidado para não sobrecarregar seu e-mail de chamadas, pois isso tende a deixar as pessoas um pouco confusas. Se sua mensagem estiver clara, os leitores saberão exatamente o que fazer.

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Fonte: freepik.

Tamanho

O padrão da indústria há algum tempo tem sido de 600 pixels de largura devido a questões de compatibilidade com as ferramentas de e-mail. A altura depende do seu conteúdo e intenção. A maioria das ferramentas de criação e envio de e-mail mostrarão a possibilidade de um design variável, mas é sempre bom ter em mente o que é o padrão para a indústria.

Layout

Priorize conteúdo e imagens de cima para baixo se você deseja ter um layout projetado para leitura rápida e de fácil entendimento. Coloque na parte superior do e-mail sua mensagem e use a parte inferior para incluir ofertas ou informações adicionais que sejam relevantes ou possam despertar interesse adicional.

Usar algum tipo de alinhamento em todo o e-mail é outra prática recomendada. Se você não tem muito conteúdo, considere alinhar o conteúdo no centro. Se você tiver bastante conteúdo, o alinhamento a esquerda ajuda a tornar tudo mais legível.

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Fonte: freepik.

Branding

Certifique-se de incluir o logo da sua empresa no cabeçalho de todos os seus e-mails. Independentemente de como você o está exibindo, tê-lo visível a partir do momento em que se abre a mensagem cria reconhecimento imediato. Obviamente, há momentos em que deve-se fazer exceções, mas você deve incluir sua marca em algum lugar em todos os e-mails.

Cor

Você deve escolher uma paleta de cores simples, que reflita sua marca e não distraia seus espectadores da mensagem principal. Um uso prático das cores pode ser a escolha de um tom neutro para o texto e tons da marca para destacar itens como cabeçalho, rodapé, chamadas para ação, botões e ícones.

Imagens

O uso de imagens pode ser muito eficaz para guiar os olhos do espectador pelo caminho do conteúdo. O uso de imagens da marca é fundamental para fins de reconhecimento e convencimento, mas o uso de imagens de bancos pode ser eficaz junto a usuários sem experiência com sua empresa. Por isso, invista em imagens de boa qualidade para valorizar suas mensagens.

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Fonte: freepik.

Se você deseja ser criativo com a aparência geral do design de seu e-mail marketing, as imagens de plano de fundo são uma ótima maneira de chamar a atenção dos espectadores, sem sacrificar a visibilidade do conteúdo. As imagens de plano de fundo se tornaram realmente populares em 2017 e seguem em alta a medida que as empresas procuram novas maneiras de capturar a atenção dos usuários.

Fontes

Escolha fontes amigáveis para e-mails e lembre-se que boa parte das pessoas estão visualizando suas mensagens em telas pequenas, especialmente de smartphones. Certifique-se de ser estratégico com relação ao uso das fontes no e-mail marketing e teste o que funciona e o que não funciona junto ao seu público.

Manter suas mensagens de e-mail marketing simples, concisas e envolventes é a melhor forma de aproveitar bem este tipo de ferramenta. E agora que você tem as melhores dicas de design para e-mail marketing já pode começar a aproveitá-las em suas próximas mensagens! Para saber mais sobre o assunto, contate a Agência IMMA.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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