Parte da construção do público-alvo é levar as pessoas a se envolver com seu material e compartilhar seu conteúdo. Isso significa gastar tempo com criação, para que ela ressoe na rede e atraia a audiência. Veja 9 táticas simples para aumentar as ações do público nas mídias sociais.
9 táticas simples para aumentar as ações do público nas mídias sociais
Engajar com o público nas mídias sociais é uma das prioridades na estratégia de comunicação de qualquer empresa. Promover o engajamento é fundamental para fazer com que sua marca se comunique bem com o público e para ter certeza de que ele está interessado no conteúdo divulgado, já que a interação acontece, a estratégia está dando certo.
Além disso, incentivar a interação é ótimo para fazer com que você identifique erros de comunicação ou falhas nos seus produtos ou serviços. Ou seja, a partir do momento em que você dá oportunidades de interação e vê, por exemplo, comentários, é comum ver pessoas criticando e elogiando. No caso da crítica, vale a leitura para entender se erros estão sendo cometidos, e se sim, ver onde e como consertá-los.
1. Compartilhe o mesmo conteúdo mais de uma vez: uma das melhores maneiras de obter mais ações sobre um material importante é compartilhar o mesmo conteúdo mais de uma vez. Use uma foto diferente e altere a legenda, mas direcione os usuários para o mesmo artigo.
O hábito de compartilhar conteúdo mais de uma vez também permite que você comece a conhecer quais imagens, mensagens e hashtags chamam mais atenção do seu público, além de ajudar a determinar os horários em que a audiência está mais ativa.
2. Crie conteúdo que agregue valor para seu público: se as pessoas não se importarem com o conteúdo, é muito pouco provável que elas realizem alguma ação através dele. Isso significa que usar fotos bonitas e textos corretos nem sempre é suficiente. Seu material precisa impactar o usuário e levá-lo a ação.
Para conseguir essa interatividade, é preciso descobrir o que é importante para o seu público. Para isso, se baseie nas atividades que eles estão envolvidos, outras páginas que eles curtem e no papel que sua página pode desempenhar na vida de cada indivíduo.
3. Crie conteúdos curtos: podem ser citações, infográficos, estatísticas ou qualquer outro tipo de material. Conteúdos curtos são rápidos de ler, fáceis de entender e, por isso mesmo, conseguem mais permeabilidade junto ao público e tendem a aumentar as ações do público nas mídias sociais.
No entanto, por menor que seja o conteúdo, é bem importante manter-se criativo na maneira de apresentar suas informações e sempre buscar outras formas de enquadrar e mostrar suas ideias em formatos compactos.
4. Compartilhe materiais quando os seguidores estiverem ativos: descobrir quando os seus seguidores estão online e ativos é essencial para obter o maior impacto de cada uma de suas mensagens nas mídias sociais.
Para tanto, use ferramentas de monitoramento de redes sociais para ajudar a determinar quando o seu público está ativo. Também é possível usar as estatísticas do Facebook Insights, Instagram Business ou o dashboard do Twitter.
5. Tenha bons títulos: uma pesquisa da plataforma Copyblogger constatou que 80% dos leitores decidem se querem ou não clicar em um link com base no título. Portanto, certifique-se de que seus títulos sejam criativos para levar o usuário a realizar alguma ação sobre ele e aumentar as ações do público nas mídias sociais.
Sempre que possível, use chamadas para ação e palavras descritivas para estimular os leitores a interagir com você. Nunca exagere nos benefícios do seu post ou tente enganar seu público, pois isso só faz com que as pessoas comecem a duvidar da sua competência e do seu material, diminuindo o número de interações.
6. Deixe os botões de mídias sociais visíveis em seu site: os botões de seguir e compartilhar devem ser bem acessíveis e fáceis de serem visualizados e usados. Os lugares mais comuns para esses botões são cabeçalhos e rodapés ou barras laterais. Lembre-se que as postagens no site também devem ter opções de compartilhamento.
Também, esses botões são importantes, pois se uma pessoa se interessa pelo conteúdo que você publica, você polpa o tempo dessa pessoa em buscar suas redes, você as apresenta no próprio conteúdo do seu site.
7. Fotos são relevantes: sempre tente incluir uma boa imagem nos seus posts. Algumas plataformas, como Pinterest e Facebook, puxam uma imagem de destaque do post e ainda incluem uma parte do texto.
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Se você estiver usando uma foto para promover o seu conteúdo, certifique-se que a imagem está dimensionada corretamente para a rede social que você está usando antes de compartilhar a mensagem. Usar imagens de baixa qualidade e diferentes tamanhos passam uma sensação de desleixo.
8. Use chamadas para ação: pode parecer besteira, mas as chamadas para ação ainda funcionam muito bem junto à audiência. Se você quer que seu público curta, comente e compartilhe, simplesmente diga isso a ele. Muita gente só precisa ser sugestionada para realizar ações nas redes sociais.
9. Compartilhe materiais de outras fontes: uma das melhores maneiras para aumentar as ações do público nas mídias sociais é compartilhar suas mensagens entre ações da marca, conteúdos relacionados, materiais de outras fontes, curiosidades sobre o nicho, etc. Mesmo um conteúdo que não é seu pode receber uma enorme quantidade de ações, levando visibilidade para a sua conta.
Não se esqueça de citar suas fontes e marcar o autor sempre que possível. Isso faz parte da etiqueta da web e deve ser respeitado. Afinal, se fosse alguém aproveitando seu material, você também gostaria de receber os devidos créditos.
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