Como escolher o anúncio do Facebook para sua próxima campanha

Se você não tem certeza sobre quais anúncios do Facebook usar, saiba que não está só. Há milhares de variáveis quando se trata de personalizar anúncios e isso pode ser especialmente problemático quando você está começando. Então, como escolher o anúncio do Facebook para sua próxima campanha? Confira essas dicas preparadas pelos profissionais da Agência IMMA.

Veja dicas de como escolher o anúncio do Facebook para sua próxima campanha

Tenha em mente seu objetivo de campanha

Primeiro, descubra o que você deseja que seu anúncio faça. Você quer aumentar a conscientização sobre sua marca ou sua página no Facebook? Talvez você queira promover ações para aumentar as atividades e o tráfego. O Facebook oferece uma variedade de objetivos de campanha para ajudar você a atingir suas metas.

Gerenciador de Anúncios do Facebook

Fonte: Gerenciador de Anúncios do Facebook

Campanhas de reconhecimento

Servem para aumentar a conscientização e maximizar a quantidade de pessoas que sabem sobre sua empresa ou produto. Há dois tipos de campanha para escolher: reconhecimento da marca e alcance.

  • Reconhecimento da marca: mostra estrategicamente seu anúncio para os usuários em vários canais. Quanto mais uma marca é apresentada a um usuário, mais provável que ele se lembre dela e interaja com sua página ou postagens.
  • Alcance: maximizam a exposição geral da sua marca ao maior número possível de pessoas. Embora você possa exibir seu anúncio para mais pessoas, esse tipo de publicidade permite que você distribua seus anúncios personalizando a frequência com que ele será exibido a um usuário durante a campanha.
Como escolher o anúncio do Facebook para sua próxima campanha

Fonte: Freepik

Campanhas de consideração

Direciona seu público para ações, podendo enviar tráfego diretamente para o seu site, página do Facebook ou posts específicos.

  • Tráfego: são mais usadas para incentivar os usuários a clicar no site. Considere esse tipo quando você tiver uma página de conteúdo em seu site que é particularmente útil ou informativa para seu público.
  • Envolvimento: esse tipo de campanha impulsiona curtidas ou reações ao seu anúncio, o que pode ser ótimo para aumentar a atividade geral na sua página. Porém, não terá uma correlação direta com o direcionamento do tráfego para seu site ou página do Facebook.
  • Instalações de aplicativos: devem ser usadas para incentivar os usuários a fazer o download do seu aplicativo registrado. Esses anúncios aparecem no feed de notícias, bem como nos bate-papos do Messenger. Se você tiver seu próprio aplicativo e quiser aumentar os downloads ou o reconhecimento, essa é uma ótima opção para você.
  • Visualização de vídeos: maximizam o número de pessoas que assistem seu vídeo, mas o desempenho é medido como um tempo de reprodução de três segundos ou mais. Você pode enviar conteúdo de vídeo para uma campanha de engajamento e especificar onde o anúncio será reproduzido para obter um tempo de reprodução maior.
  • Geração de cadastros: permite que você crie um formulário na própria plataforma do Facebook para coletar informações de leads. Essa pode ser uma opção conveniente e perfeita se o público preferir ficar na plataforma, ao invés de tentar levá-lo para fora da rede social para preencher um formulário.
  • Mensagens: aparecem no Facebook, Messenger e Instagram. Os usuários podem clicar no anúncio para iniciar instantaneamente um bate-papo do Messenger com sua empresa. Se você está on-line e quer conversar, essa pode ser uma ótima oportunidade para que os clientes em potencial tenham a resposta que precisam imediatamente. Uma opção recente é entrar em contato pelo WhatsApp. Nesse caso, a empresa deve ter um WhatsApp Business cadastrado.
Campanhas de consideração

Fonte: Freepik

Campanhas de conversão

Para começar a usar esse tipo de campanha, você precisará instalar o pixel do Facebook no seu site.

  • Conversões: utilizam o pixel para rastrear ações no seu site ou aplicativo. Você pode atribuir valores a ações para ajudar a rastrear o ROI. Certifique-se de que você pode adicionar o pixel de rastreamento ao seu site ou aplicativo se quiser realizar uma campanha de conversão.
  • Vendas do catálogo: são um tipo de campanha dinâmica que extrai itens e imagens de seu catálogo pessoal. Esses anúncios são exibidos automaticamente com base no público-alvo.
  • Visitas ao estabelecimento: usam a tecnologia de localização do usuário do Facebook para encontrar seu público-alvo quando estão próximos a um local físico.
Campanhas de conversão

Fonte: Freepik

Considere onde sua audiência está

Anúncios diferentes podem ser exibidos em diferentes lugares ou canais. Embora você provavelmente possa identificar os anúncios na barra lateral do seu feed do Facebook, um anúncio pode ser exibido em até 12 canais diferentes, dependendo do tipo escolhido e de seus objetivos.

Um canal pode ser uma postagem patrocinada no Facebook ou Instagram, um vídeo incorporado ao feed ou até mesmo um banner em seu telefone. Posicionamentos diferentes alteram a aparência do anúncio, o que pode ajudar a atrair um público maior e promover ações em várias plataformas, em vez de exibir um anúncio sempre no feed de notícias do Facebook.

Para encontrar os canais certos para o seu anúncio, se pergunte quem você deseja alcançar. Novos públicos geralmente significam que você está experimentando um tipo de campanha de conscientização, embora as campanhas de tráfego ou engajamento também possam ajudar a alcançar novos usuários.

Considere onde sua audiência está

Fonte: Freepik

Para tanto, alinhe sua segmentação do Facebook com suas personas de compra. Em seguida, comece com um orçamento pequeno para descobrir quais anúncios ou mensagens são mais eficientes com esse novo público.

Em caso de dúvida, confie em imagens de alta qualidade para alcançar novos públicos. Segundo um levantamento do Sprout Social, imagens representam entre 75 e 90% do desempenho do anúncio. Portanto, invista tempo nisso e aplique seu dinheiro nos anúncios com os melhores recursos visuais.

Você pode alcançar novos e antigos públicos por meio de várias configurações no Gerenciador de Anúncios. Alguns canais dependem do tipo de objetivo da campanha ou anúncio, mas você pode personalizar os canais para encontrar seu público-alvo onde eles já estão. Se seu comprador tende a gastar mais tempo no Instagram, por exemplo, esse será seu principal canal.

Como escolher o melhor anúncio do Facebook para sua próxima campanha

Como escolher o melhor anúncio do Facebook para sua próxima campanha (Freepik)

Se você ainda não sabe onde seu público está, experimente todos os canais e deixe o Facebook fazer o trabalho pesado para você. Depois de executar uma campanha ou duas, você poderá verificar o desempenho nos diferentes canais e usar essa informação no futuro para posicionar ainda melhor suas campanhas.

Crie anúncios que inspirem ação

Se você não disser para o usuário realizar uma ação, ele provavelmente não saberá o que fazer quando ver seu anúncio. Utilize imagens atraentes e tenha chamadas para ação. Adicionar esses recursos criativos aos seus anúncios pode aumentar drasticamente o engajamento e o conhecimento da marca, independentemente do tipo de campanha escolhido.

Quando usar fotos?

Anúncios gráficos únicos são uma forma fácil de testar os tipos de imagens que inspiram o público a agir. Basta manter o anúncio igual dentro de um grupo de anúncios, mas fazer o upload de três ou mais imagens para testar. O Facebook mostrará automaticamente o de melhor desempenho, uma vez que os dados deixem claro esse delineamento.

Crie anúncios que inspirem ação

Fonte: Freepik

Você também pode configurar um carrossel de imagens, nas quais o espectador clica, ou criar um vídeo curto que percorra as imagens no carrossel. Esse tipo de anúncio é útil se você está tentando promover um produto com aspectos personalizáveis, detalhes difíceis de transmitir em uma única imagem ou especificidades locais.

Quando usar o vídeo?

O conteúdo de vídeo pode ser muito interessante no Facebook. E isso é especialmente verdadeiro para usuários móveis. Anúncios em vídeo, quando são bem feitos e têm legendas, atraem o interesse do espectador automaticamente. Como é mais provável que os vídeos sejam assistidos com o volume desativado, a adição de legendas pode aumentar o tempo de exibição.

Quando fazer uma oferta?

Os anúncios de oferta podem ser um excelente apelo a ação. As ofertas podem incluir preços de venda, cupons, códigos de desconto ou links para uma página de destino específica. Esses anúncios apresentam um desempenho melhor se você tiver uma data anexada a uma meta de conversão. Você deve exibir um anúncio de oferta por cerca de duas semanas ou menos, para manter um senso de urgência.

Quando fazer uma oferta?

Fonte: Freepik

Quando usar um anúncio Canvas?

O Facebook criou a opção de anúncio Canvas para adicionar uma experiência em tela cheia. Um anúncio desse pode ser uma maneira muito eficaz de apresentar uma experiência de marca forte a um usuário sem tirá-lo da própria plataforma. Ele pode ser uma opção muito boa para os usuários de dispositivos móveis.

Como criar o anúncio perfeito?

Para sua próxima campanha (e para cada campanha depois disso), comece com três perguntas curtas: Qual é o meu objetivo? Quem estou tentando alcançar? Meu anúncio inspira ação?

Responder a essas três perguntas pode ajudar a definir vários tipos de campanha, novos públicos-alvo a serem segmentados e diferentes tipos de anúncios a testar. Lembre-se de que imagens de alta qualidade podem fazer uma grande diferença no desempenho dos anúncios. Por isso, invista seu tempo (e dinheiro) nos recursos mais criativos para chamar atenção do público e ter um ótimo ROI.

Veja também

O que faz um bom atendimento ao cliente

O que faz um bom atendimento ao cliente

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital

No marketing digital, a interação com os clientes se multiplica. Afinal, na internet, é muito mais fácil para um usuário entrar em contato direto com a sua marca. Mas como saber o que faz um bom atendimento ao cliente? Nesse artigo, vamos explicar que atitudes você pode adotar para melhorar a interação com os clientes da sua empresa. A importância do atendimento ao…

Read More
Aproveite as oportunidades para interagir

Fazer marketing digital no Facebook: Cinco dicas para aprender

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital

Fazer marketing digital no Facebook é mais importante do que parece. Mesmo que você não seja um grande usuário da rede social criada por Mark Zuckerberg, é preciso reconhecer o grande alcance dessa plataforma. O site Branwatch afirma que mais de 2 bilhões de pessoas podem ser alcançadas através de anúncios no Facebook. Só no Brasil, existem cerca de 127 milhões de usuários. Desse modo,…

Read More
Quando você compra seguidores, os perfis que passam a seguir o seu são usuários fantasma

Por que não comprar seguidores no Instagram

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital

Por que não comprar seguidores no Instagram? Sabemos que o número de seguidores de uma conta no Instagram pode ser um grande símbolo de status, e, por isso, é natural querer que sua marca comece com um número alto. No entanto, comprar seguidores no Instagram é uma prática que não compensa, e nesse artigo vamos explicar por que. Aprenda por que não comprar…

Read More
Como fazer marketing digital no LinkedIn

Como fazer marketing digital no LinkedIn

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Como fazer marketing digital no LinkedIn? Essa rede social não é a primeira que aparece na nossa mente quando pensamos em marketing nas mídias sociais, afinal, nós naturalmente nos voltamos para as gigantes plataformas do Facebook e do Instagram. Mas não se engane: O LinkedIn possui imenso potencial para marketing digital. A questão é apenas saber usá-lo. Por isso, separamos um artigo para você aprender como…

Read More
Como gerenciar o Instagram da sua empresa

Como gerenciar o Instagram da sua empresa

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Você sabe como gerenciar o Instagram da sua empresa? Hoje em dia, muitas empresas optam por ter perfis em diversas redes sociais, e o Instagram não é exceção. Mas será que vale a pena? Estatisticamente, sim. Um estudo de 2019 demonstra que 80% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma conta de uma empresa. Em termos de vendas, a situação fica ainda…

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se