No mundo do marketing digital, a importância do feedback do cliente não pode jamais ser subestimada. Afinal, o seu cliente é a pessoa que deposita confiança na sua marca, e um dos grandes responsáveis por qualquer crescimento que ela pode vir a ter como empresa.

A importância do feedback do cliente

Fonte: freepik.

Um dos maiores erros de marketing que você pode cometer é ver o cliente como nada além de um número ou uma quantia de dinheiro. Muitos empresários se enganam, e acreditam que seu único trabalho deve ser com o objetivo de atrair o cliente para o seu negócio. Isso é sem dúvida parte do processo, mas, para crescer como marca, é preciso ir além. Não basta atrair o cliente: ele tem que ser satisfeito.

É aí que entra a importância do feedback. Se você está apenas pensando na compra, então talvez ele pareça algo desnecessário, até irrelevante, mas, na verdade, ele é essencial. Por isso, nesse artigo, vamos examinar por que o feedback do cliente é crucial para a sua empresa.

A importância do feedback do cliente

Não pense apenas na compra

Fonte: freepik.

Uma das principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing de conteúdo é que o marketing de conteúdo tem como objetivo fidelizar o cliente. Isso significa, como está explícito no termo, tornar o cliente fiel à marca. Mas atenção: essa fidelidade não se resume a tornar a comprar com você ou gostar do seu serviço. Um cliente fidelizado é um cliente que recomenda a sua empresa para os outros, realizando um marketing boca-a-boca de importância inestimável.

Isso é fundamental para o processo de geração de leads. Uma pessoa que ouve uma recomendação de um amigo ou familiar é muito mais propícia a confiar na sua empresa do que alguém que só conhece você através da sua publicidade. Assim, prestar atenção no feedback do cliente pode levar a gerar mais clientes para o seu negócio.

Como lidar com o feedback do cliente

No entanto, apesar de muitos empresários entenderem que esse feedback é importante, muitos não sabem como obtê-lo, ou, quando o conseguem, como lidar com ele. Por isso, vamos dar algumas dicas para realizar essa tarefa da melhor maneira possível.

Fique atento às nossas dicas

Fonte: freepik.

Não ignore o feedback negativo

É preciso ser realista: nem toda experiência que um cliente tiver com a sua empresa será positiva. Muitos fatores podem influenciar essa interação, e o resultado às vezes pode ser um cliente insatisfeito. Mas, mesmo que lidar com o feedback negativo seja difícil, é muito necessário para a imagem da sua marca. Você não quer ser conhecido como alguém que ignora críticas, ou pior, que destrata clientes que ousem reclamar do seu serviço. Por isso, procure sempre responder aos comentários negativos nas mídias sociais da maneira mais educada possível. Ofereça compensaçõespeça desculpas, e talvez você pode até transformar uma opinião negativa em uma positiva.

É preciso ser realista: nem toda experiência que um cliente tiver com a sua empresa será positiva

Fonte: freepik.

Faça dele uma opção

Ninguém gosta de ser obrigado a fazer alguma coisa. Assim, ao disponibilizar formulários de opinião no seu site, por exemplo, sempre deixe claro que eles são opcionais, para que o usuário não se sinta forçado a preenchê-los.

Seja sempre educado e simpático

Isso pode parecer óbvio, mas é sempre bom ressaltar. Seja pedindo um feedback do cliente ou durante o serviço, você deve sempre tratar a pessoa que contrata a sua empresa da maneira mais simpática possível, apostando em boas maneiras e gentileza. Atenção: isso não significa que você precisa bajular o cliente, pois isso pode soar artificial e até irritante. Apenas trate o cliente como humano sempre considere e priorize a experiência que ele tiver com a sua marca.

Seja sempre educado e simpático

Fonte: freepik.

Agora que você já tem noção da importância do feedback do cliente, é uma boa ideia investir em marketing de relacionamento e conteúdo para melhorar essa interação cada vez mais. A Agência IMMA é uma agência especializada em marketing digital que está preparada para ajudar a sua empresa. Entre em contato com a gente!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se