8 dicas para vender mais na Black Friday

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
02/10/2019
Gestão de Mídias Sociais | Lojas Virtuais

A Black Friday está se aproximando, e, se você é dono de uma loja virtual, já deveria estar se planejando para a data afim de vender mais na Black Friday. Afinal, trata-se de um evento que mobiliza muito o consumidor brasileiro, que, na sexta-feira de 2018, chegou a gastar 2.1 bilhões de reais em compras online. Além disso, vale destacar que com a pandemia da Covid-19, a tendência é de que o número de compras online aumentem exponencialmente com relação aos últimos anos.

Vender mais na Black Friday

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8 dicas para vender mais na Black Friday

A Black Friday de 2020 ocorre no dia 27 de novembro. Por isso, já é hora de começar a se planejar para garantir o sucesso nas vendas. Vejamos, então, algumas estratégias que podem ajudar você nessa tarefa.

Use aplicativos

10 ideias para impulsionar as vendas durante a Black Friday

Impulsionar as vendas

Aplicativos de celular são uma das mais novas tendências de e-commerce. E a popularidade deles faz sentido. Esses aplicativos são muito práticos, possibilitam que o consumidor efetue suas compras mesmo que não tenha um dispositivo desktop por perto.

Existem muitas maneiras de usar aplicativos de venda para melhorar os seus resultados como marca. Você pode criar um aplicativo para a sua loja, por exemplo. Ou, se você vender algo que pode ser comercializado em aplicativos específicos, como comida, que pode ser vendida pelo iFood ou Uber Eats. É uma boa ideia ingressar nesses espaços. Assim, você pode aproveitar todas as compras que ocorrerão na Black Friday.

Veja também: Como planejar para a Black Friday de 2019

Faça uma campanha de e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos melhores canais de comunicação para atingir o consumidor. Isso porque ele estabelece uma comunicação direta e muito pessoal ao se dirigir ao usuário em um ambiente privado.

Por conta disso, o e-mail marketing tem uma das melhores taxas de ROI (return over investment, ou, em português, retorno sobre investimento) do marketing digital. Ele é uma ótima ferramenta para preparar os seus clientes para as suas promoções da Black Friday.

Para isso, o ideal é fazer uma campanha que contenha múltiplos e-mails. Assim, enviando, com um mês de antecedência, um e-mail por semana, você vai construir uma sensação de expectativa no usuário, que quando chegar na Black Friday, vai estar pronto para entrar no seu site e realizar uma compra.

Impulsione suas ofertas nas redes sociais

Quais são as melhores dicas para fazer campanha para a Black Friday em 2019?

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Quando estiver mais próximo da data, uma boa forma de atrair a atenção dos usuários é postar sobre suas ofertas nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, e impulsionar as publicações. Com isso, você pode atingir um público pré-estabelecido que você ache que terá mais interesse nos seus produtos.

Leia também: Dicas para fazer uma campanha para a Black Friday de 2019

Prepare seu estoque

É essencial ter noção de quantos produtos você espera vender na Black Friday para que planeje seu estoque de acordo com as estatísticas. Negocie com seu fornecedor e garanta que você tenha um estoque de produtos à mão para dar conta da demanda extra. Se seus produtos esgotarem muito rápido, é provável que muitos usuários fiquem frustrados, o que vai fazer com que você perca vendas.

Neste ano de 2020, a análise minuciosa no estoque é uma obrigação, tendo em vista que a pandemia deve aumentar ainda mais o fluxo de compras online.

Segundo dados obtidos pelo monitoramento da empresa Ebit, as vendas online durante a Black Friday tendem a aumentar 10% e o número de pedidos cresceu 14%, indo de 3,3 milhões para 3,76 milhões. Isso reforça a ideia de que a pandemia está mudando a maneira em que produzimos, consumimos e capitalizamos. Por conta destes dados, torna-se importante uma análise geral do momento atual para que consiga vender mais na Black Friday.

Não ofereça descontos falsos

Outro lado importante é ser fiel ao conceito de Black Friday e adotar promoções que sejam relevantes ao bolso do cliente. Muitas empresas, ao se aproximar da data da Black Friday, aumentam os preços dos produtos para depois colocar no valor normal. Assim, ela pode dizer que os preços abaixaram.

Este tipo de atitude é antiética, imoral e, com isso, a empresa acaba perdendo a credibilidade no mercado e a confiança de clientes. Essa perda pode gerar ainda mais impacto, tendo em vista que a empresa não perde só clientes fiéis, mas também prospects e leads qualificados em potencial.

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Faça uma análise dos produtos mais desejados

Milhões de consumidores esperam exatamente esta época do ano para comprar os produtos que mais desejam à espera de uma promoção significativa. O erro que muitos comerciantes cometem nesta ocasião é aproveitar a Black Friday para movimentar o estoque de produtos sem demanda.

Além de perder um número exorbitante de vendas, o comerciante ainda perde a chance de fidelizar novos clientes para o seu negócio. Os produtos que não têm demanda vão continuar parados no estoque e os produtos com grande procura serão vendidos…em outro estabelecimento.

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Idealize sua campanha de forma adiantada e cuidadosa

Quanto menos tempo de campanha no ar, menos as possibilidades de se atingir um nível ideal de público para o seu negócio. Já que a Black Friday é uma data marcada em todos os anos, é fácil se planejar com antecedência para que a campanha de marketing e atração seja bem efetuada.

Para isso, comece com uma pesquisa de mercado, analise as necessidades do seu estoque e os desejos dos seus clientes e possíveis consumidores da sua marca. Este estudo ajuda a se preparar melhor para que você consiga vender mais na Black Friday.

Contrate uma agência de marketing digital para se planejar

Se você tem a intenção de vender mais na Black Friday, uma boa ideia é investir em marketing digital através de uma agência que possa administrar isso para a sua marca. Desse modo, sua empresa vai crescer na internet e conseguir muito mais vendas.

Agência de Gestão e Criação de Lojas Virtuais

Neste caso, conte com uma ajuda especializada de uma agência de marketing digital, a Agência IMMA. O time da empresa conta com profissionais altamente eficientes e especializados em marketing digital, que estão preparados para dar todo o suporte que você precisar e irão fazer você vender mais na Black Friday. Entre em contato com a agência e faça o seu orçamento!

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