Às vezes, parece que não tem jeito: muitas empresas continuam pecando na hora de fazer posts no Facebook. São pequenos erros, mas que podem diminuir bastante a credibilidade da página. Confira 10 erros para não cometer no Facebook.
Veja 10 erros para não cometer no Facebook
- Usar um perfil pessoal ao invés de uma página para a empresa: além de ser um erro primário, vai contra as regras do Facebook. Perfis são para pessoas, páginas são para empresas, marcas, interesses, figuras públicas, etc. Ter um perfil ao invés de uma página para sua empresa pode fazer com que você seja punido e tenha o perfil desativado. Além disso, você pode perder várias funcionalidades que uma página do Facebook oferece.
- Ignorar comentários: tanto os comentários negativos quanto os positivos devem ser respondidos. Ignorar os comentários dos usuários pode dar a entender que você não se preocupa com a opinião deles, o que é bastante negativo para qualquer página. Agradeça os elogios e apure as críticas. Assim, os usuários perceberão que você está atento ao que acontece na página.
- Não completar as informações do perfil: não adianta colocar só o nome e o telefone da empresa no perfil. No Facebook é possível colocar uma série de informações relevantes para o usuário que deseja conhecer melhor a empresa ou entrar em contato. Complete o perfil corretamente fornecendo todas as informações e peça para o Facebook verificar a página e garantir sua autenticidade.
- Não variar o tipo de publicação: publicar só texto, só imagens ou só links pode tornar a página chata. O bom é estar sempre variando. O Facebook considera os vídeos mais relevantes, mas é possível trabalhar todo tipo de material. Quanto mais interessante, maior o engajamento dos usuários.
- Escolha boas imagens: imagens enormes ou muito pequenas, de baixa qualidade ou pixelizadas tendem a ficar com a qualidade horrível no Facebook. Isso pode levar pessoas até a descurtirem a página. O Facebook possui tamanhos ideais para cada tipo de imagem que será utilizada na página, que devem ser respeitados (não deixe de consultar esse post do Make a Website Hub sobre o assunto).
- Textos enormes: quando um texto do Facebook é muito grande, ele abrevia o post e coloca um link de “leia mais…” para as pessoas interessadas clicarem para ver até o fim. O problema é que quase ninguém clica no link para ver o que está escrito. A verdade é que posts menores acabaram gerando mais envolvimento, principalmente porque a maioria dos acessos ao Facebook é via mobile.
- Não tente adivinhar os melhores horários para postagens: muitas páginas publicam somente durante o horário comercial, o que pode ser um erro. Afinal, os usuários do Facebook ficam conectados 24 horas por dia. Além disso, a plataforma já oferece há muito tempo a possibilidade de agendamento de posts e ainda oferece insights sobre os horários em que a página é mais acessada em seus relatórios. Portanto, não há desculpa para não postar fora do horário comercial.
- Não publicar com regularidade: não é preciso fazer um post por hora. No entanto, deixar a página desatualizada por muito tempo pode fazer com que os usuários esqueçam dela ou entrem nela e deixem de curtir porque a última publicação foi há muito tempo. O interessante é postar com alguma regularidade materiais de boa qualidade e relevantes para o seu nicho.
Veja também
- 5 melhores técnicas de marketing digital no Facebook
- Entenda o que é o Facebook Wi-Fi e como configurá-lo na sua empresa
- 5 principais dicas para divulgar uma marca no Facebook
- Dicas para melhorar a página no Facebook
- Utilize links corretos: não ofereça um link para seu usuário que, quando clicado, vai para um material completamente diferente. Se o seu post fala sobre bolo e tem um link que direciona para uma página sobre política, tome cuidado. O Facebook já está punindo iscas para cliques por considerar a prática desonesta.
10. Não utilizar a mídia paga do Facebook: o engajamento está caindo e, com ele, curtidas, comentários e interações. Isso porque, cada vez mais, o Facebook está refinando seu algoritmo para dar as pessoas somente o que elas consideram relevantes. Dessa forma, para aparecer, pode ser necessário investimentos em mídia paga no Facebook, como anúncios e posts patrocinados. Para manter seu engajamento lá em cima, considere começar a usar mídia paga no Facebook o quanto antes, pois os resultados são rápidos e satisfatórios.