Usando as cores no marketing digital: O que você precisa saber

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
19/06/2020
Design Gráfico

Quando você pensa em marketing digital e em design gráfico, quais são as primeiras coisas que vêm à sua mente? Muito provavelmente a sua resposta vai envolver formas ou cores. E não sem motivos, afinal, esses são elementos primários de qualquer tipo de comunicação visual. Mas como tirar vantagem do imenso potencial oferecido por esses recursos? Para responder essa pergunta, neste artigo, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você quando estiver usando as cores no marketing digital. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Usando as cores no marketing digital: O que você precisa saber

Fonte: Freepik.

Entenda o que você precisa saber quando estiver usando as cores no marketing digital

Para usar as cores no marketing digital com eficiência, é preciso que você entenda bem o que cada cor significa e que tipo de emoções ela pode provocar no usuário. O campo da ciência que estuda o conjunto de reações que as cores causam nos seres humanos é conhecido como a psicologia de cores. De acordo com os estudiosos desse campo, determinadas cores podem ter efeitos muito diferentes no humor da pessoa que as vê.

Isso, para o marketing digital, é crucial. Afinal, você quer provocar reações nos usuários que tenham a ver com o espírito da sua marca e com o que você quer vender. Por isso, a seguir, vamos explorar os significados de algumas das cores mais populares. Confira!

Preto

Comumente, o preto é associado ao luto, fazendo com que muitos profissionais assumam que ele não é uma boa opção para a paleta de cores de uma marca. No entanto, ele também pode passar uma imagem de elegância e luxo, trazendo um ar elevado para o seu negócio. Combinado com outros tons sóbrios, o preto também pode contribuir para a criação de uma imagem de profissionalismo.

Verde

O verde é com frequência ligado à natureza. Mas, de forma geral, essa cor também pode ser associada à positividade, trazendo harmonia e confiança.

Laranja

Por ser uma cor que carrega uma alta energia, o laranja é muito eficiente para criar animação e alto-astral. Ele também funciona muito bem para chamar a atenção do usuário com um único olhar.

Vermelho

Sendo uma cor tradicionalmente usada para transmitir paixão e poder, o vermelho pode ser um tanto exagerado demais se usado em doses pouco moderadas. Assim, é uma boa ideia usá-lo em detalhes, fortalecendo o design de forma mais sutil.

Vermelho

Fonte: Freepik.

Azul

O azul é muito utilizado por profissionais da saúde, pois ele transmite credibilidade e segurança. É também uma cor associada à paz e à tranquilidade, o que é muito positivo para vender certos produtos e serviços.

Amarelo

O amarelo é brilhante, chamativo e cheio de energia. Por conta disso, é muito associado à alegria, remetendo à luz do sol. Tons mais suaves e pastéis de amarelo, por sua vez, transmitem uma felicidade mais sutil, de forma menos berrante.

Roxo

Uma cor que transmite criatividade, sofisticação e inovação. O roxo é muito útil para dar um ar moderno aos seus designs, sempre mantendo a impressão de profissionalismo.

Rosa

Rosa é uma cor que é com frequência associada à feminilidade. No entanto, esse pode ser considerado um estereótipo sexista. Ao invés disso, então, vale a pena focar na capacidade da cor de transmitir afeição, suavidade e ternura.

Agência de Comunicação visual

Contrate uma agência de marketing digital para usar as cores a seu favor

Agora que você já entende melhor o que você precisa saber quando estiver usando as cores no marketing digital, é hora de garantir que você vai obter isso através da contratação de uma equipe profissional, como, por exemplo, a da Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!

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