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Títulos caça-cliques no Facebook

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A utilização de títulos caça-cliques no Facebook sempre foi uma estratégia popular de muitas páginas para atrair a curiosidade dos usuários. No entanto, a utilização desses títulos nunca foi uma estratégia bem vista pela rede social, que está buscando formas de mudar seu algoritmo para que os caça-cliques passem a aparecer cada vez menos para os usuários.

Clickbait

Fonte: Facebook.

A estratégia é muito simples: criar um título que gere muita curiosidade para que os usuários cliquem e sejam redirecionados para um site ou landing page. O problema é que nem sempre o link utilizado é direcionado para uma página com o assunto que ele anuncia. Outras vezes, o link leva até a páginas infectadas que instalam vírus nos computadores dos usuários.

Na maioria das vezes, entretanto, a página para a qual o usuário é redirecionado não fornece todas as informações que ele gostaria de ter ou não responde as perguntas que ele tem, levando a uma imensa frustração e levando muita gente a descurtir as páginas que utilizam esse tipo de estratégia.

No entanto, por mais que muitos usuários saibam que nem sempre os links nem sempre funcionam corretamente, acabam clicando nas notícias pois ficam muito curiosos com a descrição do post e as imagens utilizadas para ilustrar.

Por outro lado, o Facebook analisou o comportamento dos usuários em relação a este tipo de material e descobriu que muitos preferiam não receber as atualizações em suas timelines. Por isso, a rede social está trabalhando para que esse tipo de atualização, como caça-cliques, seja cada vez menos exibidas.

Títulos caça-cliques no Facebook

Fonte: FreePik.

Com essa atitude, o Facebook espera que, quem ainda utiliza títulos caça-cliques, comece a abandonar a prática, publicando seus materiais de forma que a rede social aprove. Além disso, também busca diminuir o número de links que redirecionam para páginas infectadas ou que não são sobre o assunto que anunciam.

Tudo começou quando o Facebook começou a analisar mais profundamente os links que usuários clicavam, iam para outra página, e rapidamente voltavam para a rede social. Dessa forma, foi possível perceber que essas manchetes eram caça-cliques e muitas vezes levavam usuários a páginas indesejadas.

Assim, a primeira atualização contra os caça-cliques foi feita e 2014. No entanto, devido ao alto número de cliques nessas manchetes, o algoritmo ainda deixa passava passar a maioria desses títulos. Portanto, tornou-se necessário aprimorar ainda mais o algoritmo.

Com a nova atualização, o algoritmo do Facebook será capaz de identificar frases comuns que geralmente são utilizadas como caça-cliques. Frases que omitem partes importantes da notícia, ou que começam com chamadas muito incisivas, muito provavelmente serão escondidas no feed de notícias devido a essa atualização do algoritmo do Facebook.

Título caça-clique

Fonte: FreePik.

O Facebook também anunciou que a maioria das fanpages não sofreram nenhum tipo de diminuição no alcance das publicações devido a atualização, somente aquelas que tem o costume de utilizar títulos com caça-cliques.

A utilização desse tipo de estratégia costuma levar a um grande número de cliques no começo, mas não se sustenta com o passar do tempo, pois os usuários percebem que a página está se utilizando de má fé em seus posts para conseguir cliques.

Tendo isso em vista, a principal recomendação da plataforma é que as páginas comecem a abandonar essas práticas através da adaptação de seus materiais, tratando os assuntos com mais transparência e seriedade.

Para ajudar páginas que se utilizam dos títulos caça-cliques no Facebook há muito tempo, a rede social criou uma cartilha de boas práticas para publicações com várias recomendações, dentre elas a utilização de títulos informativos, o compartilhamento de notícias precisas e claras e a criação de posts que gerem expectativas apropriadas, para não frustrar o usuário.

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