Nos últimos tempos, a cada virada anual, podemos esperar por novidades que apresentem uma tecnologia cada vez mais avançada. E, ao falarmos em tecnologia, também estamos falando de marketing digital. Assim como a moda e arquitetura, por exemplo, ele também se atualiza e acompanha vertentes novas. Por isso, confira as principais tendências de marketing digital para 2019.
Veja 5 tendências de marketing digital para 2019
Personalização
Personalizar o conteúdo baseado no estudo das personas é uma das tendências de marketing digital para 2019. Para isso, é preciso entregar conteúdo e ofertas para o público com base nas suas necessidades e interesses do seu segmento.
Essa personalização é um método comprovado (e que já é muito utilizado) para conseguir maiores conversões e vendas. Isso porque os usuários se sentem muito bem atendidos quando conseguem uma atenção focada em suas preferências.
Além disso, as estratégias de marketing que não são segmentadas, como pop-ups em excesso, por exemplo, estão deixando as pessoas aborrecidas nos meios digitais. Devido isso, fica muito clara a necessidade de abordar os clientes de uma maneira nova.
Sendo assim, o melhor caminho para este novo ano é a criação de um atendimento exclusivo, com a ajuda das últimas novidades em análise de dados, segmentação de clientes em potencial e feedback pós-venda.
Muito mais pesquisas por voz
Essa é uma das tendências de marketing digital para 2019 que será muito forte nesse cenário. As pesquisas por voz, que são feitas geralmente em aplicativos como o Google Assistente, Google Home e Siri, por exemplo, tendem a ter um aumento considerável este ano.
Segundo o site Thee Design, um terço das 3,5 milhões de pesquisas feitas no Google todos os dias são feitas por voz atualmente. Sendo assim, você, como profissional de marketing, deve prestar atenção nessa prática que, com um número tão expressivo, se mostra promissora.
Buscas por voz possuem uma estrutura semântica diferenciada em relação às pesquisas digitadas em dispositivos móveis e desktops. Por isso, é importante fazer uma adaptação na sua estratégia de SEO para esse tipo de pesquisa, assim você não perde oportunidade com esse tráfego.
Uma boa dica é tentar fazer com que suas expressões de pesquisa sejam mais conversacionais, ou seja, menos parecidas com as pesquisas digitadas. Utilize expressões-chave faladas em vez de palavras-chave que são muito formais.
Mais utilização da inteligência artificial
Atualmente, muitas empresas já fazem o uso da inteligência artificial (AI) para ajudar em seus atendimentos. Ela vai desde os chatbots até os processos cada vez mais automatizados para facilitar a vida dos usuários. A inteligência artificial já é um auxílio excelente no marketing digital como estratégia de segmentação.
Entretanto, para 2019, espera-se que ela avance ainda mais, melhorando a análise das tendências e com estratégias de personalização ainda mais aprimoradas. Como já citado, o marketing de conteúdo personalizado é algo já muito presente e que será potencializado através da AI.
Marketing de influência
Quando você recebe a recomendação de alguém da família ou de um amigo, já começa a considerar experimentar aquilo. Agora, imagine algo recomendado por alguém famoso na internet e que você realmente acredita!
O marketing com influenciadores teve bastante peso no ano passado e espera-se que ele seja uma das grandes tendências de marketing digital para 2019, ganhando ainda mais força.
Com as várias formas de colaboração entre criadores de conteúdo online e empresas, o segredo desse relacionamento é a busca por um equilíbrio e alinhamento. O marketing de influência já tem sido uma ferramenta poderosa em estratégias digitais e o esperado é que isso cresça de maneira considerável para este ano.
Mudanças devem acontecer nas redes sociais
O crescimento do Instagram vai ser uma das grandes tendências de marketing digital para 2019 e deve mexer de maneira significativa com a estrutura atual do mercado. A rede social deve ser alavancada principalmente para o público jovem, algo que ficou claro no último relatório da Ofcon.
Podemos esperar que o investimento em anúncios no Instagram continue tendo um crescimento na medida em que a plataforma amplia suas opções de publicidade. Essa modificação no investimento em anúncios é indicada por um outro relatório, desta vez da Merkle, sobre as aplicações de seus clientes.
A pesquisa revelou que os investimentos em anúncios no Instagram chegaram a aumentar 177% no segundo trimestre de 2018. A nível de comparação, nesse mesmo período, as despesas com anúncios do Facebook cresceram somente 40%.
As tendências de marketing digital para 2019 vão vir com tudo. É necessário estar preparado para elas para fazer o seu negócio crescer e se destacar de verdade. Então, por que não entregar os seus serviços de marketing na internet para quem sabe o que fazer com eles? Entre em contato com a Agência IMMA e faça um orçamento.