Chega um momento em que enfrentamos o desafio de construir a credibilidade de um negócio via internet, pois isso é especialmente importante atualmente. E se tem algo que ajuda nisso é o marketing com influenciadores. Neste artigo, a Agência IMMA, especialista em marketing na internet, vai te mostrar 4 motivos para fazer marketing com influenciadores e quais os benefícios para o seu negócio.
Muitas empresas têm procurado construir um exército de influenciadores para destacar positivamente um produto ou serviço e sair na frente da concorrência. Segundo uma pesquisa do The Payers, 81% dos clientes dizem ser influenciados por publicações de amigos nas mídias sociais. Com um número tão expressivo, nada mais natural do que incluir marketing com influenciadores na estratégia digital da empresa. Mas como fazer com que isso funcione para sua empresa?
Confira 4 motivos para fazer marketing com influenciadores
- Encontre influenciadores alinhados ao seu negócio: lembre-se que os influenciadores de uma marca são, geralmente, pessoas respeitadas que utilizam mídias sociais e interações pessoais para construir oportunidades de marketing boca a boca virtual. Isso não significa, necessariamente, que eles tenham um grande número de seguidores, mas que possuem credibilidade junto a um determinado nicho.
Ao considerar um influenciador, você deve avaliar qual seu alcance potencial, pois isso significa mais do que apenas o número de seguidores que a pessoa tem nas redes. Você precisa avaliar também o quanto a comunidade é ativa e interage com o influenciador.
Outro ponto a se considerar é o seu próprio público. Isso porque é importante garantir que a audiência principal do influenciador escolhido se aproxima de seu público-alvo. Além disso, descubra a importância do seu produto ou serviço para o nicho do influenciador. Isso poderá aumentar o impacto da estratégia e garantir que o dinheiro está sendo bem gasto.
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- Dê a devida importância aos influenciadores: muita gente acha que é só descobrir quem são os influenciadores do seu nicho e chegar neles pedindo favores que eles vão aceitar. Porém, não é bem assim que funciona. Já que você usará a reputação dessas pessoas para lucrar, deve oferecer uma contrapartida a eles.
Ofereça aos seus influenciadores selecionados qualquer coisa, desde descontos e amostras a convites para eventos exclusivos ou até dinheiro. A ideia é aumentar o reconhecimento de sua marca ao mesmo tempo em que faz com que os influenciadores se sintam especiais por parte da empresa.
É claro que você não deve abordar isso logo ao selecionar o influenciador. Interaja com ele, mostre mais de sua empresa e procure construir um relacionamento de longo prazo. Assim, as propostas de parceria nascem mais naturalmente e não ficam se parecendo tanto com algo mercantilizado. Ao construir esse relacionamento, é provável que o influenciador se sinta mais a vontade falando da sua empresa.
- Mantenha um relacionamento divertido: ao longo desse processo, você precisa lembrar que o relacionamento deve ser natural e divertido. Isso é importante também para o público, pois você quer que seus clientes vejam esses influenciadores como amigos confiáveis que estão falando positivamente sobre suas experiências porque querem, não porque possuem obrigações contratuais.
Se você perder essa credibilidade, o principal poder do marketing boca a boca feito pelos influenciadores se esvai. Por isso, é importante manter um relacionamento amigável e envolvente desde o começo.
- Construir uma comunidade para manter a conversa fluindo: depois de ter essa conexão inicial estabelecida, considere a criação de um espaço para influenciadores e seus fãs compartilharem experiências e interagirem sobre seus produtos e serviços. Um dos motivos para fazer marketing com influenciadores é a sua facilidade de divulgação. Pode ser feito através da criação de um site exclusivo, um fórum para a comunidade ou até um grupo numa rede social.
A beleza do marketing com influenciadores é que ele pode ser facilmente aplicado a empresas de todos os tamanhos e segmentos. Só é preciso escolher corretamente os influenciadores e explicar sua mensagem. Como resultado desses esforços, o ruído nas redes aumenta muito, o que pode não só gerar leads qualificados, como também muitas vendas.