A maneira como acessamos a internet mudou significativamente nos últimos anos. Vimos um aumento constante do número de pessoas que acessam a web por meio de um dispositivo móvel. Isso tem implicações para desenvolvedores de sites e profissionais de marketing. Mas, muitos ainda se perguntam sobre qual a melhor opção: site responsivo ou site móvel? Você vai conferir agora.
Segundo o Smart Insights, nos Estados Unidos, 51% do tempo gasto nas mídias digitais é via dispositivo móvel. Um relatório do Search Engine Land revelou que as pesquisas móveis já equivalem a, aproximadamente, 58% do volume total de consultas online.
Essas estatísticas deixam claro que profissionais de marketing precisam investir em tecnologias para dispositivos móveis ao criar seus sites e estratégias online. Isso irá garantir que os usuários tenham uma boa experiência e continuem voltando às suas páginas. Até mesmo quando não estiverem usando seus smartphones para acessar a internet.
Para tanto, existem duas possibilidades. A primeira é criar um site móvel dedicado a esses dispositivos. Assim o visitante será redirecionado para ele ao acessar qualquer uma de suas páginas. Outra opção é ter um site responsivo. Ele permite que o mesmo conteúdo seja veiculado de forma otimizada para os mais diferentes dispositivos.
A escolha entre um site dedicado a dispositivos móveis ou responsivo tem implicações na experiência do usuário. Além de influenciar também na otimização para mecanismos de busca (SEO) e nos custos. E, mais ainda, implica nas diferentes práticas de criação, manutenção e gerenciamento de conteúdo. Mas, como se decidir entre um site responsivo ou site móvel? Conhecer mais a fundo as características de cada um deles pode ajudar.
O que é um site móvel?
Um site móvel dedicado é completamente diferente do seu website principal. Normalmente, eles são hospedados em uma URL separada do site principal. Assim, seus visitantes são redirecionados para o site móvel quando a página identifica o tipo de aparelho que estão utilizando.
Um site móvel não oferece aos usuários acesso ao conteúdo completo do site programado para desktops, pois isso exigiria o gerenciamento do conteúdo nos dois sites. Seria um trabalho efetivo de duplicação de tudo. Isso exigiria um enorme e exaustivo trabalho dos gerentes de conteúdo e desenvolvedores.
No entanto, eles são projetados especificamente para uso via smartphones. Dessa forma, é possível selecionar o conteúdo e os recursos que funcionam melhor em dispositivos móveis. Isso tem o potencial de criar uma melhor experiência do usuário. Assim, é apresentada uma porção menor do conteúdo disponível na versão para desktop do site. Portanto, é vital entender mais sobre o comportamento dos visitantes do seu site quando eles o acessam por um dispositivo móvel para que você possa otimizar o conteúdo que irá disponibilizar.
O que é um site responsivo?
O site responsivo se adapta ao tipo de dispositivo usado para acessá-lo. Para cada visitante, o site ajusta automaticamente o layout de seu conteúdo para corresponder ao tamanho da tela do usuário. O conteúdo pode ser exibido no formato de três colunas para um usuário que acessa o site via desktop e no formato de duas colunas para um usuário que usa um tablet, por exemplo.
Um site responsivo tem a vantagem de ser a melhor maneira de obter a paridade de acesso ao conteúdo para todos os visitantes do seu site, independentemente de qual dispositivo eles estejam usando para acessá-lo. Isso tem vantagens óbvias em termos de custos de desenvolvimento e manutenção, pois há somente um site para gerenciar.
Alguns sites desse modelo não são totalmente responsivos e eliminam funcionalidades que não podem renderizar para dispositivos móveis. Isso pode melhorar a experiência do usuário, mas pode fazer também com que algumas pessoas se confundam ao acessá-lo e não encontrem o que estão procurando.
Além disso, alguns projetos se adaptam mais do que outros. Mesmo que seu site seja responsivo, você ainda precisará pensar sobre quais recursos de cada página devem ser priorizados e onde eles devem ser colocados nas telas menores. E não caia na armadilha de pensar que ter um site responsivo libera você da necessidade de considerar a usabilidade de um usuário de desktop.
Dessa forma, é fundamental que qualquer site responsivo seja testado em todos os dispositivos e tipos de tela. Felizmente, já existem várias ferramentas disponíveis que permitem esse tipo de teste, facilitando muito a vida dos programadores e desenvolvedores. E então, já sabe como escolher entre site responsivo ou site móvel?
Site responsivo ou site móvel e o SEO
Um dos grandes benefícios dos sites responsivos é que as pessoas que trabalham seu SEO não precisam se preocupar com o impacto dos redirecionamentos ou com o fato de que um site móvel dedicado nem sempre herda os rankings da versão original para desktops.
No entanto, se há uma coisa que sabemos sobre SEO é que ele está em constante mudança. Nos últimos anos, o Google vem tentando concentrar a atenção de todos no tráfego móvel. Se antes ele visualizava páginas principalmente em termos de conteúdo de desktop, agora está tratando a versão para celular de cada página como a principal página a ser indexada.
Essa mudança já vem sendo implementada para os usuários e é evidente que isso ressalta uma grande modificação da ferramenta. O índice “mobile first” é uma má notícia para quem optou por adotar um site móvel ao invés de um responsivo. Tudo isso só faz com que os sites responsivos pareçam ainda mais atraentes para os mecanismos de busca.
Seja qual for sua escolha, é importante garantir que você tenha uma versão do site para celular totalmente funcional. Se você escolher ter uma versão móvel dele, precisará certificar-se de que ela será apresentada como a versão primária para os mecanismos de busca (especialmente o Google), pois aparentemente isso ajuda a conseguir uma boa colocação dos resultados de pesquisa.
Site responsivo ou site móvel e a experiência do usuário
Os visitantes que usam um dispositivo móvel para acessar seu site podem não perceber se ele redireciona para um site móvel ou simplesmente responde automaticamente para exibir o conteúdo de maneira otimizada para o dispositivo em questão. Entretanto, eles perceberão se a versão para dispositivos móveis não funcionar direito.
As decisões tomadas afetarão a experiência do usuário. Por esse motivo, é importante conversar sobre o impacto de suas decisões com os desenvolvedores do site e testar tudo em uma ampla variedade de dispositivos e monitores.
Quando pensamos a experiência do usuário junto com outros fatores parece óbvia a resposta para a questão de site responsivo ou site móvel. À medida que o mundo avança em direção ao “mobile first”, investir em um site responsivo ajudará a proteger seu site, o SEO e suas classificações no futuro.
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