A internet móvel ganhou muito espaço nos últimos anos, superando o uso dos desktops. Nesse sentido, ter um site pronto para receber os visitantes móveis é fundamental. Porém, muitas empresas ainda não perceberam isso. Mas receber mais visitantes é apenas uma das razões para ter um site responsivo para o seu negócio.
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Por que tudo parece ser sobre design responsivo atualmente? Os sites com projetos responsivos são desenvolvidos para se ajustarem automaticamente a todo tamanho de tela, oferecendo aos usuários uma ótima experiência independentemente do dispositivo que estejam usando.
Confira 9 razões para ter um site responsivo para o seu negócio
1. Mídias sociais e blogs incentivam o uso móvel
Você está usando o marketing em mídia social e blog como parte de sua estratégia de marketing? De acordo com uma reportagem recente do Market Land, aproximadamente 80% da exibição de mídia social acontece em algum tipo de dispositivo móvel atualmente.
Se você estiver usando esses métodos para direcionar o tráfego para o seu site e ele não for responsivo, você corre um grande risco de deixar os visitantes frustrados ao acessarem algumas de suas páginas, causando maiores taxas de rejeição e perdendo oportunidades de conversão.
2. Sites responsivos carregam mais rápido
Os usuários da internet, especialmente aqueles que usam dispositivos móveis e estão frequentemente em movimento, gostam de obter informações mais rapidamente e sites responsivos geralmente carregam muito mais rápido do que os programados apenas para desktop.
Quanto mais tempo seu visitante potencial tem que esperar para acessar seu site, maior a probabilidade dele abandonar a navegação e procurar o que está querendo em outro lugar. Se você não sabe a velocidade do seu site, existem ferramentas online gratuitas que podem ajudar bastante nisso.
3. Sites com design responsivo estão prontos para dispositivos móveis atuais e futuros
Um projeto responsivo não só cabe automaticamente nos tamanhos de tela de nos dispositivos móveis disponíveis atualmente, como também se acomodará corretamente nos dispositivos futuros que podem vir a se tornarem populares. E isso pode significar uma boa economia em relação à troca do site.
4. Os sites compatíveis com dispositivos móveis facilitam a conversão de visitantes em clientes
De acordo com um estudo realizado pelo Google, 74% dos visitantes de um site móvel disseram que provavelmente retornaram a ele no futuro. 67% disseram que eram mais propensos a comprar um produto ou serviço a partir de um site compatível com dispositivos móveis.
5. Os sites que não são compatíveis com dispositivos móveis podem obter uma reputação ruim
No mesmo estudo, 48% dos usuários expressaram frustração ao acessar sites que não eram compatíveis com dispositivos móveis.
Essa mesma porcentagem indicou que, se um site não funciona bem em seus smartphones, é provável que a empresa não se preocupe com seus negócios. Além disso, 36% disseram que seu tempo havia sido desperdiçado, enquanto 52% indicaram que uma experiência ruim tornara menos provável que eles se envolvessem novamente com uma empresa.
6. 80% das pesquisas locais em dispositivos móveis são convertidas
Segundo um estudo sobre buscas locais, organizado pela Neustar Localeze e 15miles, quatro de cinco pesquisas locais resultam em uma compra e 73% dessas compras são realizadas em lojas físicas.
7. Sites móveis superam os comuns nos resultados de busca
Como o Google está sempre procurando maneiras de melhorar a experiência do usuário, ele favorece sites responsivos em relação aos estáticos. Sites que se adaptam aprimoram a experiência do usuário, possuem tempo de carregamento menor e muito mais compatibilidade com qualquer dispositivo móvel.
8. Sites estáticos fazem as empresas parecerem antiquadas
Ter um site que não oferece facilidade de navegação pode fazer com que as empresas tenham mais prejuízo do que se não tivessem site algum. Assim como damos preferências a lojas físicas mais bonitas e bem preparadas, também preferimos sites mais fáceis de usar e que estejam atualizados.
9. O design responsivo pode ajudar sua empresa a ficar na frente da concorrência
O design responsivo decolou nos últimos anos, mas a maioria das empresas não se adaptou a isso ainda. Estar à frente da concorrência, atualizando para um site responsivo antes que eles o façam, pode ser uma ótima estratégia.
Uma maneira rápida de saber se um site é responsivo é minimizar a largura da janela do navegador. Se o site se ajustar automaticamente ao novo tamanho, é amigável para dispositivos móveis. Se não, ele ainda precisa passar por mudanças para proporcionar a melhor experiência possível aos usuários.