Entenda a relação entre design gráfico e mídias sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/10/2020
Design Gráfico | Gestão de Mídias Sociais | Marketing Digital

Por que é importante que você entenda a relação entre design gráfico e mídias sociais? Se você é um empresário que tem a intenção de investir mais em marketing digital, com certeza sabe que as redes sociais são locais muito propícios tal investimento. Afinal, espaços como o Facebook, Twitter e Instagram oferecem muitas possibilidades para interagir mais com os clientes. Mas para que o planejamento de marketing seja bem estruturado nas mídias, é importante entender essa relação.

Entenda a relação entre design gráfico e mídias sociais

Fonte: freepik.

Entenda a relação entre design gráfico e mídias sociais no planejamento de marketing

O design gráfico engloba toda iniciativa visual que é tomada para a promoção de uma marca na internet. Isso significa que, na prática, esse é um veículo muito importante para se comunicar com o público.

A razão para essa situação existir é que na internet existe um fluxo imenso de conteúdos, o que faz com que as pessoas foquem em poucas coisas. Sendo assim, para uma iniciativa de marketing digital chamar a atenção de um usuário e levá-lo a conhecer uma marca, ela provavelmente vai precisar de um elemento visual.

Esse processo ajuda o subconsciente do público a identificar determinadas marcas apenas com um tom de cor ou uma fonte específica de letra usada nas divulgações. Quando isso acontece, o mérito é do design gráfico.

Relação entre design gráfico e mídias sociais

Fonte: freepik.

Isso vale especialmente para as mídias sociais, locais onde as imagens são o tipo de conteúdo mais compartilhado e que gera mais interação. Faça um experimento e passe pelo seu feed no Facebook por um minuto. Depois, volte e veja quais publicações você parou para olhar ou para curtir, comentar ou interagir de alguma forma. O mais provável é que a maioria dessas postagens tenha um elemento visual, deixando evidente a importância do design nesse contexto.

Mas como usar essa relação a favor da sua marca? A seguir, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta dando algumas dicas para combinar design gráfico e mídias sociais. Confira!

Crie uma estética coerente

Uma identidade visual é muito importante para transmitir uma imagem positiva da sua empresa. E, para a construção desse tipo de identidade, é preciso contar com uma série de elementos visuais que passem uma essência coesa para o usuário.

Desse modo, as postagens do seu feed, a sua foto de perfil, a sua foto de capa e diversos outros recursos visuais das redes sociais devem trabalhar de forma harmônica. Uma boa dica para conseguir fazer isso é investindo em uma paleta de cores específica.

Design gráfico e mídias sociais

Faça conteúdo compartilhável

No marketing de conteúdo, o conteúdo que ganha mais compartilhamentos nas redes sociais é o conteúdo visual. Por isso, é uma boa ideia tirar vantagem do design gráfico para criar conteúdo útil e informativo para os seus clientes. Essa é uma forma de cultivar a relação entre público e marca, criando vínculos mais fortes.

Compartilhe imagens de seus produtos ou serviços

O design também é uma oportunidade de fazer seus produtos ou serviços serem apresentados de forma mais atraente. Assim, invista na criação de postagens que apresentem o que você tem para vender de maneira esteticamente agradável para o cliente.

Trabalhando com design gráfico e marketing digital

Fonte: freepik.

O valor do design gráfico no Marketing Digital

Nas redes sociais, os internautas são expostos a um turbilhão de informações por cada segundo que passa na rede. Esse número enorme de informações torna dois terços do conteúdo descartáveis pelo fato de que é impossível lembrar de cada informação ou anúncio. Quando se trata de marketing, o descarte de informação se torna o maior desafio. Afinal, como marcar a experiência do internauta com meu anúncio?

Para isso é que entra em ação o papel do design gráfico no Marketing Digital. Na verdade, o design é uma das peças-chave na engrenagem do Marketing. Primeiro na tomada de decisão no que tange ao viés que a propaganda terá até o uso das cores ideias e a quantidade de informações que terá na divulgação.

Entenda qual é a relação entre design gráfico e mídias sociais

Todas essas decisões irão interferir na experiência do público com seu anúncio. Um marketing bem planejado e estruturado com profissionais especialistas pode garantir um anúncio com o mínimo de interação. O que dá a entender que a mensagem foi captada pelo receptor e as informações foram absorvidas, ou seja, missão cumprida.

Contudo, não adianta o designer gráfico escolher cores e posições se seu conceito da divulgação não está de acordo com as técnicas de SEO utilizadas pelo departamento de marketing no momento de discutir a ideia do anúncio. Por isso, é fundamental que se tenha interação mútua entre as engrenagens da comunicação de uma marca. Falta de padrão pode ser um prejuízo a empresa.

A criatividade do designer gráfico também é um fator primordial neste processo. Mesmo que tenha que seguir as diretrizes destacadas no SEO, o que vai tornar uma divulgação atrativa e mais próxima do público é a criatividade. Essa habilidade se destaca em forma de trocadilhos, mensagens fortes ou informações de extrema relevância. Esses tópicos serão responsáveis por evitar que o anúncio seja descartado pelo leitor, o tornando um lead, ou seja, cliente em potencial.

Design Gráfico e Mídias Sociais

Fonte: freepik.

Resumindo, sem um bom design gráfico, seu conteúdo tem grande chance de ser visto e descartado na mente do público. Para que todo o planejamento funcione, as peças precisam estar conectadas entre si e em pleno funcionamento e essa é a principal relação entre design gráfico e mídias sociais.

A relação entre design gráfico e mídias sociais é a uma engrenagem importantíssima no trabalho de todo o departamento de marketing de uma marca e oferece um imenso potencial para ideias criativas e de destaque nas redes sociais.

Por isso, o ideal é usá-la a seu favor com ajuda especializada de uma agência de marketing digital e comunicação visual. A Agência IMMA pode ser uma boa escolha, já que ela conta com uma equipe altamente qualificada com especialistas tanto em design quanto em redes sociais.

Agência de Gestão de Mídias Sociais e Design Gráfico

E aí, ficou interessado no artigo? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também