Como funcionam as redes sociais para empresas? Em um mundo com mais de 2 bilhões de usuários de mídias sociais, como se pode usar esses espaços para promover uma marca ou um produto?

Se você é dono de uma marca, sem dúvida já se perguntou essas questões. Afinal, hoje em dia, cada vez mais empresas optam por criar perfis e páginas nas redes sociais, mas muitas não veem frutos para esse esforço.

Sendo assim, é preciso examinar o tema mais profundamente. Por isso, neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre como funcionam as redes sociais para empresas. Continue lendo para entender mais sobre o assunto!

Redes sociais para empresas: O que você precisa saber

Fonte: freepik.

Entendendo a importância das redes sociais para empresas

Em primeiro lugar, é necessário colocar a questão: As empresas precisam mesmo estar presentes nas mídias sociais atualmente? Essa é uma necessidade real?

A resposta é um sonoro “sim”, mas os motivos para isso vão além do alcance imenso que é proporcionado por essas plataformas. Na verdade, além de ajudar você a obter um público novo, uma das melhores coisas que as redes sociais podem fazer pela sua marca é ajudá-la a manter os clientes que já possui e aprofundar o seu relacionamento com eles.

O que isso significa? Estamos falando de marketing de relacionamento, ou seja, um tipo de marketing que tem como objetivo final a fidelização do cliente. E essa fidelização só vem quando o usuário tem uma relação especial com a sua marca, caracterizada pela proximidade e a afeição.

Entendendo a importância das redes sociais para empresas

Fonte: freepik.

Ou seja, não basta o consumidor comprar com a sua empresa. É preciso que ele goste dela.

E é aí que entram as redes sociais. Esses espaços são fundamentais para fazer parte do dia a dia do consumidor e interagir mais com ele. E é através disso que você pode, aos poucos, ir criando uma relação.

Afinal, se o cliente está comentando nos seus posts, curtindo as suas fotos e vendo as suas stories, ele está interagindo com a sua marca da mesma forma como interagiria com um amigo através das redes sociais. O vínculo que se estabelece nessa relação, portanto, é muito mais profundo do que uma simples transação comercial. E, ele é fundamental para o crescimento futuro da sua marca.

O que você precisa saber ao usar redes sociais para promover a sua empresa

A primeira coisa que você precisa saber, quando o assunto é redes sociais para empresas, é que cada rede social tem as suas próprias regras e sua própria forma de funcionamento. Desse modo, você deve administrá-las tendo consciência disso, e aprendendo o que funciona melhor em cada plataforma.

Além disso, é importante ressaltar o papel do conteúdo visual. Ele é fundamental para o crescimento nesses espaços. Posts com imagens performam muito melhor do que posts com apenas texto. E, isso significa que vale a pena adotar uma estratégia de design para as redes sociais.

Por fim, não se pode ignorar o impacto do marketing de conteúdo nas redes sociais. A produção de conteúdo gratuito, informativo e de qualidade é fundamental. A intenção é manter o engajamento dos seus seguidores e aprofundar ainda mais o laço deles com a sua marca.

O que você precisa saber ao usar redes sociais para promover a sua empresa

Fonte: freepik.

Promova a sua empresa nas redes sociais com uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital sabe como funcionam as redes sociais para empresas. Por isso, é interessante considerar a possibilidade de contratar uma para cuidar dessa área para você. Desse modo, você garante que as páginas da sua marca estão sendo administradas por profissionais qualificados que sabem como utilizar essas ferramentas. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Entre em contato e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?