É importante pensar numa otimização mobile friendly e ficar atento aos principais erros de SEO para dispositivos móveis. Afinal, não é segredo para ninguém que as pessoas utilizam seus dispositivos móveis (especialmente smartphones) para todo tipo de coisa, inclusive para fazer pesquisas online, muitas vezes dependendo exclusivamente destes aparelhos para acessar a web.
Os mais comuns erros de SEO para dispositivos móveis
Conteúdos intrusivos
Pop-ups e anúncios intersticiais podem ser ótimos para criar listas de e-mails, gerar inscrições de teste ou promover outras ações de conversão. Ótimo para um site para desktop, na verdade. Quando se trata de dispositivos móveis, a história é diferente.
O fato é que o Google, como os usuários humanos, não gosta de sites que colocam obstáculos entre ele e o conteúdo desejado. Qualquer coisa que torne o conteúdo menos acessível a um usuário na transição dos resultados de pesquisa para a página pode ser considerado conteúdo intrusivo e fazer com que o site não se classifique bem.
Ao adicionar anúncios as suas páginas de site móvel, pergunte a si mesmo se ele bloqueia o acesso ao conteúdo. Se a resposta for não, é provável que seu anúncio ocupe uma quantidade razoável de espaço, o que não gera punições.
Páginas com carregamento lento
A velocidade é super importante para o SEO, e é ainda mais importante para o SEO para dispositivos móveis. Quase metade dos usuários destes dispositivos espera que uma página seja carregada em dois segundos ou menos. O Google espera que os sites compatíveis com dispositivos móveis carreguem em um segundo ou menos.
UX móvel ruim
Os usuários interagem e esperam coisas diferentes das páginas da web dependendo do dispositivo que estão usando. E você precisará fazer alguns ajustes nas suas páginas para atender a essas expectativas. Utilize uma fonte base com 16 pixels, que é o tamanho padrão para a maioria das fontes. Isso ajuda na visualização do seu site.
Coloque as principais chamadas para ação e conteúdos importantes no topo da página para reduzir a necessidade de rolar e entregar o que o usuário busca mais rapidamente. Além disso, defina os pontos de toque para ter pelo menos 48 × 48 pixels com 32 pixels em todos os lados para facilitar a navegação e cliques.
As pessoas interagem com os sites de forma diferente em dispositivos móveis. Ou seja, geralmente é preciso utilizar as palavras-chave de maneiras diferentes para atender a estes usuários. É muito provável que suas palavras-chave mais bem-sucedidas não sejam tão boas para as pesquisas realizadas em celulares.
Além disso, lembre-se de que a pesquisa por voz está se tornando cada vez mais popular em dispositivos móveis; portanto, concentre-se em palavras-chave perenes e na forma de pergunta.
Não indexar suas páginas de aplicativos
Desenvolvedores de aplicativos também precisam de SEO. Mas não estamos falando da otimização da loja de aplicativos, que ajuda a elevar sua classificação nas pesquisas da própria loja. Se você tem um aplicativo baseado em conteúdo que usa páginas HTTP, o SEO pode colocar suas páginas de aplicativos nos resultados da pesquisa na web.
E isso é possível graças a indexação de aplicativos, que funciona quando você associa seu aplicativo ao seu site no Google Search Console e exibe o mesmo conteúdo no seu aplicativo e website. Não precisa ser 100% idêntico, mas deve ser funcionalmente o mesmo. Caso contrário, você pode receber um erro de incompatibilidade de conteúdo nos rastreamento do Google Search Console.
As vantagens de indexar seu aplicativo são enormes pois suas páginas do aplicativo aparecerão nos mecanismos de busca para usuários que instalaram seu aplicativo. Além disso, sua URL aparecerá no preenchimento automático do Google para os usuários que têm seu aplicativo. E aplicativos indexados são usados no Google Now, integrando o conteúdo deles ainda mais com dispositivos Android.
O SEO para dispositivos móveis não deve ser considerado secundário, tendo em vista o amplo uso destas tecnologias atualmente. É importante pensar não só no site em si, mas também no que fazer para ele se posicionar bem nos rankings de pesquisa, conquistando tanto os usuários de desktop quanto os móveis.