O inbound marketing é uma das principais modalidades publicitárias atualmente e que mais gera dúvidas a respeito. Quer saber quais são as principais dúvidas sobre inbound marketing? O conceito é fundamental para compreender a lógica por trás do funcionamento da maioria das estratégias de marketing digital.
Mas o que este termo significa? Como usar essa modalidade de marketing a favor da sua empresa? Quais são as principais ferramentas de inbound marketing para usar na internet? Se você não sabe as respostas para essas perguntas, não se preocupe: Neste artigo, vamos responder as principais dúvidas sobre inbound marketing para ajudar você a entender mais sobre o assunto. Continue com a leitura para descobrir que dúvidas são essas!
Descubra as respostas para as principais dúvidas sobre Inbound Marketing
Como o inbound marketing é uma modalidade de marketing relativamente recente, é normal ter dúvidas sobre o assunto. A questão é ir além da confusão inicial e aprender como essa estratégia realmente funciona. A seguir, então, separamos algumas das dúvidas sobre inbound marketing mais comuns. Confira!
O que significa Inbound Marketing?
Inbound marketing é um termo em inglês que significa “marketing da atração”. O conceito consiste em elaborar estratégias e técnicas de comunicação visando captar o máximo de leads possíveis para sua marca. Ou seja, o objetivo do inbound marketing é chamar a atenção e atrair clientes em busca de maior relevância para a empresa e mais vendas, consequentemente.
Este conceito muda a ótica da comunicação e o levantamento de objetivos de um plano de marketing. Como assim? Anteriormente ao surgimento desta vertente, a meta era ir até o cliente e convencê-lo a consumir seus produtos e serviços. Com o surgimento do conceito de marketing de atração, a ideia passa a ser envolver o consumidor por meio de conteúdos que sejam relevantes para ele e criar nele o desejo de consumir por meio da apresentação de materiais que o envolva com sua marca.
Qual é o objetivo do inbound marketing?
Como qualquer outra modalidade de marketing, o objetivo do inbound marketing é conseguir um número maior de clientes para uma marca, fazendo-a crescer. No entanto, o marketing da atração também tem objetivos mais amplos, buscando construir uma relação com o cliente que consegue atrair até transformá-lo em um cliente fiel da marca em questão. Assim, é uma meta final um pouco mais ambiciosa do que apenas fazer uma única venda.
Existe, também, essa necessidade de humanizar sua empresa, criar um personagem que fazer com que ele seja como um grande amigo para o cliente. Nada mais é superficial, tudo depende de uma relação psicológica de geração de desejos e necessidades. O consumidor te dá engajamento e lucro, você oferece à ele interação, participação nas decisões e orgulho de fazer parte da comunidade da sua marca.
Como o inbound marketing pode ajudar uma empresa?
Na internet, o inbound marketing é uma das formas mais eficientes de fazer marketing. Isso porque, no marketing digital, o objetivo é chamar a atenção de um usuário que já está vendo muitos anúncios e muito conteúdo a todo minuto. Sendo assim, a capacidade de exercer atração sobre essa pessoa é muito promissora. Para uma empresa, é uma oportunidade de construir relações mais sólidas com possíveis consumidores, o que é o primeiro passo para ter um público fidelizado.
Em qualquer negócio atual são os consumidores que fazem a empresa, ou seja, o futuro da empresa depende das necessidades, desejos e da relevância que determinados assuntos têm para eles. Uma marca sem engajamento, sem um laço emotivo com seu público não tende a crescer, tende a ficar ainda mais obsoleta. Portanto, não menospreze o papel de uma relação saudável e confiável com seu público, são eles quem fazem sua marca ser o que é e uma boa relação constrói bons frutos para seu negócio.
Quais são as principais ferramentas do inbound marketing?
As principais ferramentas do inbound marketing, no contexto do marketing digital, são o SEO e o marketing de conteúdo. Isso porque o marketing de conteúdo é necessário para oferecer algo que vai cumprir a tarefa de atrair o usuário até a empresa.
Por exemplo: Através de um artigo de blog, o usuário vai acessar o site da marca, e, pode, portanto, se interessar em saber mais sobre ela e interagir com outros conteúdos presentes no seu site. Se o conteúdo for relevante o suficiente para ele, o mesmo cria uma relação diferenciada com sua marca, o que gera possibilidade de compra.
O SEO, por sua vez, cumpre a tarefa de trazer o conteúdo até o usuário. SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, ou “otimização para mecanismos de busca”. É um conjunto de técnicas que adapta um conteúdo ou um site para torná-lo mais relevante aos olhos do Google, fazendo com que ele obtenha uma posição privilegiada nas páginas de resultados de busca. Assim, com o SEO, o alcance do conteúdo se multiplica, tornando a estratégia do inbound marketing mais eficiente.
Contudo, existe uma grande dificuldade no que tange a organização das informações e construção do conteúdo em paralelo aos algoritmos de otimização do SEO. Como assim? Simples, escrever um texto sobre um assunto que você gosta é algo relativamente fácil, mas o SEO necessita de técnicas de elaboração de redação específicas para uma boa colocação nas ferramentas de busca. Neste caso, a dificuldade é saber adaptar o conteúdo a essas técnicas e não perder qualidade no que está escrito.
Como fazer inbound marketing profissionalmente?
Uma das principais dúvidas sobre inbound marketing é como fazê-lo na prática. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada em inbound marketing e marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com especialistas altamente qualificados que podem usar o inbound marketing para fazer a sua marca crescer e alavancar a geração de leads do seu negócio. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!