Por que fazer um podcast? Para um empresário que ainda está se familiarizando com as ferramentas de marketing digital, essa é uma questão bastante válida. Afinal de contas, vale a pena fazer um podcast para a sua empresa?
Tudo indica que sim. O podcast é um veículo de informação que está em alto crescimento atualmente. E seu potencial para o marketing é imenso. Em um estudo de 2019, 69% dos pesquisados declararam ter descoberto um produto ou serviço novo através de anúncios em podcasts. O mesmo estudo demonstra que podcasts de negócios estão entre os cinco gêneros de podcast mais populares, juntamente com comédia, notícias, saúde e cultura.
Sendo assim, podemos perceber que a popularidade do podcast é significativa. Isso vale especialmente para o Brasil, país aonde o veículo faz parte da rotina de muitas pessoas. O site B9 chegou a declarar que 2018 foi “o ano do podcast no Brasil” por conta do quanto a área cresceu.
Mas mesmo assim, e quanto ao podcast como ferramenta de marketing digital? Vamos ver algumas vantagens que você deve considerar quando estiver se perguntando por que fazer um podcast.
Por que fazer um podcast
Quando falamos de marketing de conteúdo, muitas pessoas automaticamente assumem que estamos falando de textos. Entretanto, a produção de conteúdo para marketing pode ser feita de diversas maneiras. Uma delas é a produção em áudio, através de um podcast para a sua empresa. Vejamos, a seguir, algumas razões para adotar essa ferramenta.
Os podcasts são fundamentais para uma estratégia de conteúdo, principalmente por ser mais uma opção de formato para poder abordar materiais de divulgação e comunicação. O crescimento do podcast no mundo já é algo bem claro e comprovado em números. A cada dia, mais pessoas aderem ao podcast como forma de consumir conteúdo.
Isso se explica pela flexibilidade do formato, que permite que as pessoas façam outros deveres ao mesmo tempo em que ouvem o podcast. Diferentemente de vídeos e textos, o podcast não necessita da atenção especial da pessoa e, ao contrário do rádio, o podcast permite que você ouça o que quiser, quando quiser e até mesmo repetir o mesmo podcast.
Dessa forma, não perca a oportunidade de investir em podcast. Esse é mais um formato para falar sobre os conteúdos da sua empresa e aumenta as possibilidades de fidelização de clientes. Ou seja, o investimento em podcast é investimento em oportunidades de fidelização.
No entanto, é importante destacar que conteúdos em diversos formatos necessita de um estudo prévio de como funciona cada veículo e quais são as características que o formato segue. Isso para poder ter uma comunicação mais assertiva.
Isso quer dizer que uma empresa não pode usar o mesmo conteúdo do seu artigo diretamente para seu podcast. O assunto até pode ser igual, mas é importante fazer alterações para que o conteúdo se encaixe no formato.
Fazer um podcast aproxima você do público
Um dos maiores objetivos do marketing de conteúdo é fidelizar o cliente através da produção de conteúdo relevante. Nesse aspecto, podcasts são excelentes pedidas, pois a maioria das pessoas os ouve durante o dia-a-dia, em conjunto com outras tarefas.
Então eles são uma forma do cliente se aproximar da sua marca enquanto ele lava louça ou pega o ônibus, por exemplo, tornando o seu negócio parte da rotina do seu público. Esse tipo de estratégia ajuda o cliente a criar um relacionamento com a sua marca. Os podcasts, então, servem para auxiliar na formação dessa relação.
Criar uma personalidade para a sua empresa
Dar voz a sua marca é uma forma de ajudar a construir a identidade do seu negócio. Assim, a transmissão em áudio é uma oportunidade de definir para o seu público qual é o espírito da sua empresa, seus princípios, fundamentos, etc.
Existe também a questão da humanização, que é uma das maiores razões por que ter um podcast. A transmissão em áudio é ideal para humanizar a sua empresa, pois, afinal, seus ouvintes estarão ouvindo as palavras de outra pessoa. E humanizar a sua marca é essencial para despertar afeição e até lealdade num cliente. Lembre-se: um cliente que gosta da sua marca vai recomendá-la e até defendê-la para outras pessoas.
Articular seus diferentes tipos de conteúdo
Ao produzir seu conteúdo, não é necessário segmentá-lo de acordo com o formato. O texto pode virar um podcast, por exemplo, e vice-versa. Isso multiplica o alcance de um mesmo conteúdo, disponibilizando-o em diferentes formatos, o que o torna acessível para qualquer tipo de audiência. Desse modo, tudo que você produzir pode interagir entre si, passando também uma imagem mais coesa do marketing digital da sua marca.
Busque uma agência para fazer um podcast
Agora que você já sabe por que fazer um podcast, é uma boa ideia contratar profissionais para colocar o seu no ar. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que oferece diferentes serviços de produção de conteúdo, incluindo a criação de podcasts para a sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!