Por que fazer um podcast? Para um empresário que ainda está se familiarizando com as ferramentas de marketing digital, essa é uma questão bastante válida. Afinal de contas, vale a pena fazer um podcast para a sua empresa?

Por que fazer um podcast

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Tudo indica que sim. O podcast é um veículo de informação que está em alto crescimento atualmente. E seu potencial para o marketing é imenso. Em um estudo de 2019, 69% dos pesquisados declararam ter descoberto um produto ou serviço novo através de anúncios em podcasts. O mesmo estudo demonstra que podcasts de negócios estão entre os cinco gêneros de podcast mais populares, juntamente com comédia, notícias, saúde e cultura.

Sendo assim, podemos perceber que a popularidade do podcast é significativa. Isso vale especialmente para o Brasil, país aonde o veículo faz parte da rotina de muitas pessoas. O site B9 chegou a declarar que 2018 foi “o ano do podcast no Brasil” por conta do quanto a área cresceu.

Entenda por que fazer um podcast

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Mas mesmo assim, e quanto ao podcast como ferramenta de marketing digital? Vamos ver algumas vantagens que você deve considerar quando estiver se perguntando por que fazer um podcast.

Por que fazer um podcast

Quando falamos de marketing de conteúdo, muitas pessoas automaticamente assumem que estamos falando de textos. Entretanto, a produção de conteúdo para marketing pode ser feita de diversas maneiras. Uma delas é a produção em áudio, através de um podcast para a sua empresa. Vejamos, a seguir, algumas razões para adotar essa ferramenta.

A produção de conteúdo para marketing pode ser feita de diversas maneiras

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Fazer um podcast aproxima você do público

Um dos maiores objetivos do marketing de conteúdo é fidelizar o cliente através da produção de conteúdo relevante. Nesse aspecto, podcasts são excelentes pedidas, pois a maioria das pessoas os ouve durante o dia-a-dia, em conjunto com outras tarefas. Então eles são uma forma do cliente se aproximar da sua marca enquanto ele lava louça ou pega o ônibus, por exemplo, tornando o seu negócio parte da rotina do seu público.

Esse tipo de estratégia ajuda o cliente a criar um relacionamento com a sua marca. Os podcasts, então, servem para auxiliar na formação dessa relação.

Criar uma personalidade para a sua empresa

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Criar uma personalidade para a sua empresa

Dar voz a sua marca é uma forma de ajudar a construir a identidade do seu negócio. Assim, a transmissão em áudio é uma oportunidade de definir para o seu público qual é o espírito da sua empresa, seus princípios, fundamentos, etc.

Existe também a questão da humanização, que é uma das maiores razões por que ter um podcast. A transmissão em áudio é ideal para humanizar a sua empresa, pois, afinal, seus ouvintes estarão ouvindo as palavras de outra pessoa. E humanizar a sua marca é essencial para despertar afeição e até lealdade num cliente. Lembre-se: Um cliente que gosta da sua marca vai recomendá-la e até defendê-la para outras pessoas.

Articular seus diferentes tipos de conteúdo

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Articular seus diferentes tipos de conteúdo

Ao produzir seu conteúdo, não é necessário segmentá-lo de acordo com o formato. O texto pode virar um podcast, por exemplo, e vice-versa. Isso multiplica o alcance de um mesmo conteúdo, disponibilizando-o em diferentes formatos, o que o torna acessível para qualquer tipo de audiência. Desse modo, tudo que você produzir pode interagir entre si, passando também uma imagem mais coesa do marketing digital da sua marca.

Busque uma agência para fazer um podcast

Busque uma agência para fazer um podcast

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Agora que você já sabe por que fazer um podcast, é uma boa ideia contratar profissionais para colocar o seu no ar. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que oferece diferentes serviços de produção de conteúdo, incluindo a criação de podcasts para a sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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