Ter uma estratégia de marketing de conteúdo é muito importante para o sucesso da sua empresa na internet. No entanto, essa estratégia precisa ser bem pensada para trazer bons resultados. Por isso, se você já investe na criação de conteúdo como tática de marketing digital, é hora de se perguntar se esse investimento está valendo a pena. Se a resposta for “não”, é o momento de repensar as suas iniciativas, e de tentar entender onde você está errando na sua estratégia de conteúdo. Neste artigo, então, vamos ajudar você a descobrir a resposta para essa pergunta. Continue com a leitura para saber mais!

Entenda onde você está errando na sua estratégia de conteúdo

Fonte: freepik.

Entenda onde você está errando na sua estratégia de conteúdo

O marketing de conteúdo é um campo complexo. Quando se fala em marketing digital, esse é um conceito tão mencionado que é tentador achar que ele oferece alguma fórmula mágica para um crescimento instantâneo. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade: Além do marketing de conteúdo ser uma estratégia que funciona melhor a longo prazo, ele precisa ser usado corretamente para trazer frutos.

Mas como fazer isso? Um bom primeiro passo é entender quais erros você está cometendo na sua estratégia de conteúdo. A seguir, então, vamos apresentar os principais problemas que aparecem nesse tipo de estratégia. Confira!

Você não tem um público-alvo

Ter um público-alvo é crucial para qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque, se você não tiver uma audiência em mente, há muitas chances do seu conteúdo acabar sendo muito geral e pouco focado, o que o torna menos efetivo.

Sendo assim, crie uma persona de marketing para a sua marca antes de formar uma estratégia de conteúdo. Uma persona de marketing é um perfil abstrato de um cliente ideal para a sua empresa. Assim, quando você traça esse perfil, você entende melhor que tipo de pessoa você busca alcançar com o seu negócio. Desse modo, é possível criar um conteúdo mais direcionado e mais eficaz.

Você não tem um público-alvo

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Você não faz conteúdo visual

O marketing de conteúdo não é apenas textos ou posts de blogs. Na verdade, o conteúdo visual é uma ferramenta tão ou mais poderosa do que o conteúdo escrito, e o seu potencial deve ser aproveitado.

O apelo do conteúdo visual se dá pela facilidade de transmissão de informações que ele proporciona. Para um usuário, é muito menos cansativo assistir a um vídeo ou ver uma imagem do que ler um grande bloco de texto cru. Por isso, explore isso através da criação de conteúdo em diversos formatos.

Você não otimiza o seu conteúdo com SEO

SEO é uma sigla em inglês que denomina o conjunto de técnicas de otimização voltado para mecanismos de busca. Com o SEO, é possível otimizar o seu conteúdo para fazer com que mais usuários o encontrem através de plataformas como o Google.

Esse ponto é muito importante porque o alcance é um dos principais fatores de sucesso em uma estratégia de conteúdo. Afinal, você quer as pessoas possam achar o que você produz com facilidade. Assim, vale a pena investir em técnicas de SEO para a produção de conteúdo da sua marca.

Você não otimiza o seu conteúdo com SEO

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Você não conta com a ajuda de uma empresa especializada

Se você não sabe onde você está errando na sua estratégia de conteúdo, então a sua empresa provavelmente não está contando com ajuda especializada. E isso é um erro grave, pois uma agência de marketing digital pode ser muito útil para montar uma estratégia mais efetiva. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, realizando a produção de conteúdo para empresas de qualquer porte. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.