Por que fazer SMS Marketing? No mundo do marketing digital, com ferramentas com tanto potencial quanto o e-mail marketing ou as mídias sociais, muita gente não entende bem as vantagens do SMS. Afinal, especialmente no Brasil, será que mensagens de texto ainda são um veículo de comunicação efetivo, na era do Whatsapp?
Quando você se pergunta por que fazer SMS Marketing, então, existem muitas coisas a considerar. Por isso, nesse artigo, explicaremos como a publicidade através de mensagens de texto funciona e por que vale a pena optar por essa ferramenta de marketing digital. Confira a seguir.
Por que fazer SMS Marketing
Há muitas razões por que fazer SMS Marketing. Um estudo de 2019 demonstra que a taxa de abertura de mensagens de SMS recebidas é de 98%. Isso significa que, mesmo que às vezes possa não parecer, o SMS ainda é um veículo de comunicação bastante efetivo. A extrema maioria das mensagens de SMS que são enviadas são abertas e lidas.
O SMS Marketing é especialmente útil se o seu público-alvo for composto por millennials, ou seja, a geração nascida de meados da década de 80 até o final da década de 90 – em outras palavras, adultos de 20 a 30 anos. Estatísticas demonstram que 75% dos millennials preferem comunicação via SMS para promoções, descontos e pesquisas. Logo, o SMS é particularmente útil para essa demografia.
Existe também a questão da facilidade de execução. Isso porque a mensagem de texto é uma ferramenta de marketing digital muito acessível: Seu custo é baixo e utilizá-lo pode ser bem simples. Desse modo, pode ser uma opção ideal para empresa pequena que ainda estiver ingressando no mundo do marketing digital.
Por fim, podemos citar também que o SMS Marketing oferece baixa concorrência. Isso porque muitas pessoas ainda subestimam o SMS como veículo de marketing, e por isso várias empresas negligenciam essa ferramenta. Com isso, é criado um terreno muito fértil para empresas que busquem inovar e aproveitar um modelo de marketing pouco utilizado.
Como funciona o SMS Marketing
Agora que você já sabe por que fazer SMS Marketing, precisamos responder a questão: Como funciona o SMS Marketing?
Como em qualquer outra estratégia de publicidade, para começar uma iniciativa de campanha de publicidade de SMS, você deve realizar uma pesquisa com base em uma análise de mercado. Depois que fizer essa pesquisa, você vai poder determinar os objetivos da sua campanha e o seu público-alvo.
Depois disso, você precisa formar uma lista de contatos, ou seja, obter os números das pessoas que receberão o SMS. Esse tipo de dado pode ser obtido no seu site, através do uso de formulários de cadastro que solicitem o telefone e o e-mail do cliente. Desse modo, você pode criar uma lista de pessoas interessadas em receber comunicações da sua empresa.
Finalmente, você parte para o último passo, que é elaborar a mensagem de SMS. Para essa etapa, vale a pena levar em consideração cada detalhe para garantir uma campanha de sucesso.
O mais indicado é ser direto e objetivo, pois um SMS deve ser curto, então não tem razão para enrolar. Atente também sempre para a gramática, pois um erro de ortografia passa uma imagem péssima da sua empresa. Use mensagens curtas e sempre tenha uma chamada de ação, ou seja, algo para o receptor da mensagem fazer.
Realize a sua estratégia com uma equipe profissional
Uma vez que você entende por que fazer SMS Marketing, o próximo passo é contratar uma agência de marketing digital para começar a planejar a sua campanha. A Agência IMMA oferece diversos serviços para empresas de qualquer porte. Planejamos campanhas de SMS Marketing e efetuamos o disparo das mensagens. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!