Quando se pensa no público-alvo do marketing de conteúdo, é normal pensar imediatamente em usuários de dispositivos desktop. No entanto, atualmente, eles não estão sozinhos na internet. Na verdade, de acordo com o site de pesquisas Statista, em Fevereiro de 2019, 48% dos cliques em páginas da internet do mundo todo vieram de pessoas usando dispositivos móveis. Elas usavam dispositivos como celulares smartfones ou tablets. Mas será que isso é razão para mudar a forma como você produz o conteúdo da sua empresa? Em outras palavras, por que escrever conteúdo para os usuários de dispositivos móveis?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto para facilitar a sua compreensão desse tópico. Continue com a leitura para saber mais a respeito!

Por que escrever conteúdo para os usuários de dispositivos móveis

Fonte: Freepik.

Entenda por que escrever conteúdo para os usuários de dispositivos móveis

Pense no seu dia a dia. Provavelmente, você passa muitas horas da sua rotina conectado à internet. Usando ferramentas como o seu e-mail ou as mídias sociais. Agora, pare e se pergunte. Quantas das coisas que você faz na internet diariamente precisam ser feitas através de um dispositivo desktop?

O mais provável é que a resposta seja nenhuma ou quase nenhuma delas. Atualmente, os dispositivos móveis se tornaram tão parte de nossas vidas que podem substituir um dispositivo desktop em quase todos os âmbitos.

Além disso, dispositivos como o tablet e o celular smartfone permitem uma maior comodidade por serem portáteis, o que significa que o usuário pode ficar com eles por um período de tempo maior. Assim, eles servem para nos mantermos conectados mesmo fora de casa, na academia, no transporte público e em qualquer outra situação em que um computador tradicional não poderia ser utilizado.

Entenda por que escrever conteúdo para os usuários de dispositivos móveis

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Sendo assim, fica claro que escrever conteúdo para os usuários de dispositivos móveis é necessário por duas questões principais. A primeira é a questão do alcance, que se torna muito mais vasto quando o seu conteúdo pode atingir pessoas que não estejam utilizando dispositivos desktop.

A segunda, entretanto, é mais complexa: Trata-se da ideia de manter um contato mais aprofundado com o usuário, aumentando a proximidade do consumidor com a sua marca. Essa é uma estratégia fundamental para o marketing digital, e os dispositivos móveis são veículos importantes para conseguir colocá-la em prática. Afinal, se o seu cliente está com o celular o dia todo e o seu conteúdo é acessível através desse celular, então ele pode acessar o seu conteúdo quando quiser, e até várias vezes ao dia.

Como produzir conteúdo para dispositivos móveis

Uma vez que você entende por que escrever conteúdo para os usuários de dispositivos móveis, torna-se necessário saber como fazer isso. E o primeiro passo é optar por layouts responsivos, ou seja, layouts que se ajustem a diferentes tamanhos de tela. Isso garante que qualquer pessoa possa acessar o seu conteúdo com qualquer ferramenta.

Mas não pára por aí: O conteúdo feito para usuários de dispositivos móveis deve ser um conteúdo fácil de ler, que possa ler lido em movimento ou enquanto a pessoa está no meio de outras tarefas. Sendo assim, o ideal é optar por parágrafos curtos e frases simples e diretas para facilitar a compreensão. Outra boa ideia é usar o design da página para ressaltar partes importantes do texto.

Como produzir conteúdo para dispositivos móveis

Fonte: freepik.

Finalmente, se você não sabe como escrever conteúdo para os usuários de dispositivos móveis, talvez uma solução seja contratar uma agência de marketing digital para cuidar da produção de conteúdo da sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe altamente qualificada e preparada para atender empresas de qualquer porte, sempre entregando conteúdo relevante e de qualidade. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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