Por que contratar micro-influenciadores

Quando você ouve a palavra influenciador, o que vem a sua cabeça? Provavelmente, uma celebridade ou estrela de cinema com milhões de seguidores nas redes sociais. Certamente, eles são influenciadores, mas não são os únicos. Existem macro e micro-influenciadores, estes últimos um grupo no qual as marcas vêm investindo muito. Mas por que contratar micro-influenciadores?

Digital Influencer

Fonte: Freepik.

Enquanto todos queremos um macro-influenciador para apoiar nossos negócios, não podemos ignorar os micro-influenciadores. Eles são YouTubers, Instagrammers e até blogueiros que se tornaram famosos com suas próprias campanhas através de seus próprios meios. Pode ser difícil ou dispendioso conseguir o apoio de um macro-influenciador, e, por isso, as marcas têm buscado por micro-influenciadores.

Por que contratar micro-influenciadores? Confira as principais razões:

1. Eles têm audiências menores, mas muito envolvidas: se você segue um YouTuber, sabe que seu público não assiste apenas os vídeos, mas também o acompanha em outras plataformas, acessando todo tipo de material publicado por ele regularmente. As pessoas acompanham as notícias sobre esses micro-influenciadores como se fossem amigos e isso fala por si mesmo.

Muita gente segue esses micro-influenciadores de perto, o que significa que eles são uma boa forma de investir em publicidade. Esses pequenos influenciadores têm audiências menores que os macro-influenciadores, mas esse público, mesmo reduzido, é extremamente envolvido e engajado, o que faz qualquer mensagem atingir um enorme número de pessoas.

Mídias sociais

Fonte: Freepik.

2. O público-alvo é bem específico: se você tem uma marca de um nicho específico, provavelmente está tentando atrair uma certa audiência, o que significa que é melhor pensar numa segmentação mais estrita. Porém, enquanto macro-influenciadores atraem todos os tipos de seguidores, os micro-influenciadores têm uma audiência bem específica.

Pode ser mais útil para você e sua marca atingirem essa audiência de forma mais direta, pois ela tende a formar uma boa base de clientes. Quanto mais específico você for sobre quem deseja atingir, mais fácil será encontrar os micro-influenciadores deste nicho e começar uma conversa com eles.

3. Os micro-influenciadores são mais acessíveis: enquanto os macro-influenciadores têm profissionais de relações públicas atendendo quem tenta entrar em contato com eles, tornando este contato mais burocrático, conectar-se com os micro-influenciadores é bem mais fácil pois são eles mesmos que respondem suas mensagens.

Micro-influenciadores

Fonte: Freepik.

Além disso, um micro-nfluenciador tende a ficar muito mais feliz e entusiasmado com a possibilidade de fazer uma publicidade ou conseguir um novo parceiro do que um macro-influenciador, que já possui vários parceiros e certamente cobrará bem caro por qualquer tipo de propaganda.

4. Os micro-influenciadores cabem em praticamente todo tipo de orçamento: você pode ter que raspar sua conta para conseguir pagar um macro-influenciador e acabar com resultados não tão bons quanto o imaginado.

Por outro lado, a maioria dos micro-influenciadores são bem mais acessível. Se você também está começando e a grana está curta, tente trocar produtos por postagens de avaliação nas mídias sociais para que todos saiam ganhando. Muitos micro-influenciadores não têm pretensões de ficar famoso ou ganhar dinheiro com publicidade e aceitam bem essa troca.

Digital influencer

Fonte: Freepik.

Geralmente, é possível obter bons resultados com este tipo de relação pois os seguidores dos micro-influenciadores confiam em sua opinião e tendem a sentir mais apego emocional em relação a produtos e serviços apresentados de forma positiva, tornando-os porta-vozes perfeitos para sua marca.

Mas é interessante não apostar todas as suas fichas num único micro-influenciador. Pesquise bem dentro do seu nicho de atuação para encontrar pessoas que dialoguem com seu produto e que possam atender suas necessidades e não abandone outras formas de promover sua marca, principalmente se você já obtém bons resultados com elas.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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