Para a maioria dos usuários, a pesquisa do Facebook parece um elemento complementar que oferece pouca experiência geral. Afinal, não parece realista que o Facebook possa realmente concorrer com o Google em matéria de buscas na internet. Então por que a pesquisa será um foco para o Facebook em 2017?
Fonte: Pixabay
Embora possa parecer que não há muito o que pesquisar no Facebook além de amigos, páginas de interesse e grupos, ainda existe muito o que se explorar em matéria de buscas nessa plataforma social.
Em 2015, Mark Zuckerberg declarou que o Facebook estava realizando 1,5 bilhões de pesquisas por dia e que havia mais de 2 trilhões de posts indexados. O expressivo número foi uma surpresa para a maioria das pessoas. Afinal, realizar pesquisas online nunca tinha sido notado como foco para o Facebook desde a introdução da pesquisa de gráfico, em 2013.
Porém, desde então, o Facebook tem refinado sua arquitetura de busca, afim de torná-la uma opção benéfica e útil para seus usuários, tendo em vista o grande número de pesquisas realizadas diariamente: 1,5 bilhões de consultas diárias é uma quantidade enorme de atividade de busca e uma oportunidade que não pode ser ignorada.
Naturalmente, muitas dessas pesquisas são de nomes de pessoas, empresas, marcas e produtos. Mas o Facebook claramente vê potencial nisso. A melhora na ferramenta de pesquisa apareceu como prioridade junto do aprimoramento de aplicativos e ao desenvolvimento do Instagram para negócios em uma reunião de Zuckerberg com seus acionistas em junho.
Isso significa que a busca pode até não ser o foco principal agora, mas é uma área em que estão trabalhando, e, em breve, pode estar entre os maiores projetos. Dado isso, a previsão de que a pesquisa será um foco para o Facebook em 2017 é menos do que uma suposição e mais sobre o que eles têm afirmado claramente: a pesquisa é uma área vista como uma grande oportunidade.
Já em julho deste ano, o Facebook anunciou que a plataforma realiza mais de dois bilhões de buscas todos os dias. Isso significa um aumento de 33% em comparação ao valor anunciado em 2015 e em menos de 12 meses.
Dado esse crescimento, que representa um impulso significativo, não é difícil ver por que o Facebook estaria trabalhando para facilitar ainda mais as pesquisas na plataforma. Mas, a próxima pergunta é se essa atividade de pesquisa pode ser rentabilizada e fornecer tanto um novo fluxo de receita para o Facebook quanto uma oportunidade de negócios para anunciantes.
Embora não tenhamos acesso a uma listagem completa das tendências de pesquisa no Facebook, temos alguns indicadores do que os usuários da plataforma provavelmente estão procurando, além dos nomes das pessoas.
Em dezembro do ano passado, o Facebook lançou silenciosamente um recurso para desktop chamado Serviços Profissionais, que permite aos usuários encontrar serviços em sua área. Basta clicar na pesquisa e digitar o que você precisa. Além de apresentar resultados relacionados aos que você curtiu ou visitou antes, a plataforma fornece uma pequena lista de páginas de profissionais nas imediações.
Embora não tenha havido grande impulso na ferramenta ou as pessoas tenham realmente aderido ao uso, isso sugere que o Facebook está trabalhando para facilitar a atividade do usuário e que o volume de pesquisa na plataforma sugeriu que essa é uma opção que poderia ser interessante para as pessoas.
Claro, isso poderia ser apenas sinais de que o Facebook está procurando novas formas para aumentar o valor da plataforma junto as empresas. Mas, de qualquer forma, esse é um comportamento de pesquisa e eles têm ativamente procurado melhorar a ferramenta. Isso pode dar alguma ideia sobre o que pensam que tem potencial e no que, provavelmente, estarão investindo nos próximos anos.