Publicar podcasts tem inúmeros benefícios; no entanto, produzi-los exige esforço e comprometimento. É preciso mais do que simplesmente clicar em gravar em seu smartphone e depois carregar o conteúdo on-line. Mesmo assim, veja 6 razões para considerar o podcast como um canal de marketing de conteúdo.
De acordo com um recente relatório da Edison Research, cerca de 98 milhões de cidadãos norte-americanos estão ouvindo podcasts anualmente e 50 milhões dessas pessoas gostam de ouvi-los mensalmente. E parece que essa é uma tendência que já chegou ao Brasil, tendo em vista a quantidade de pessoas que já estão colocando podcasts nacionais no ar.
Para as empresas, o podcast pode ser uma oportunidade convincente de interagir com sua clientela, tornar-se visível entre seus concorrentes e se transformar em um líder da indústria.
6 razões para considerar o podcast como um canal de marketing de conteúdo
Apresentar a marca de forma sutil
O excesso se exposição de uma marca pode acabar com ela. Cerca de 57% das pessoas questionadas pelo Aimia Insititute numa pesquisa informaram que evitam marcas que os bombardeavam com propagandas e mensagens de marketing constantemente. Mas, com os podcasts, é possível apresentar a marca de forma mais sutil.
Como podcasts são conteúdo de áudio, eles podem ajudar na implementação de uma abordagem mais discreta. Desta forma, seu negócio pode se tornar um elemento intrínseco do próprio conteúdo sem, necessariamente, precisar falar na marca o tempo todo, criando uma narrativa atraente para o público.
É válido lembrar que a narrativa (storytelling) é um instrumento vital para o engajamento do consumidor. Através de histórias apropriadas, esclarecedoras e valiosas transmitidas por meios pertinentes, as empresas podem se conectar com clientes e desenvolver uma audiência devota sem precisar saturar a marca.
Fácil de consumir e amigável para o mobile
Ao contrário de blogs e vídeos, a beleza dos podcasts reside no fato de que o conteúdo de áudio pode ser acessado de forma conveniente em qualquer lugar. Ele não força os usuários a abandonar o que estão fazendo apenas para se concentrar no conteúdo. Independentemente de onde estiverem, os usuários podem facilmente escutar seu podcast.
Atualmente, tornou-se imperativo para quem trabalha com marketing digital identificar o comportamento dos consumidores e renovar sua abordagem levando isso em conta. Portanto, com mais e mais consumidores usando smartphones, também é importante tornar seu podcast amigável para dispositivos móveis, e assim, usar podcast como um canal de marketing de conteúdo.
Rápida finalização
Uma das razões pelas quais você deve tentar fazer um podcast é que essa é uma forma de produzir conteúdo mais elaborado que os textos e mais simples que os vídeos. Independentemente do software de áudio que você estiver usando, logo perceberá que todo o processo de edição de um podcast é muito rápido.
Reflexão da verdadeira personalidade da marca
Além de oferecer valor para os clientes, os podcasts também podem refletir a individualidade e valores fundamentais de uma empresa. Em vez de usar conteúdo escrito para transmitir o significado de uma marca, o que nem sempre é fácil, você pode exprimi-lo verbalmente e isso, consequentemente, fortalece ainda mais a conexão com seus clientes.
Alcance de um público mais amplo
Uma vez que um podcast como um canal de marketing de conteúdo é publicado numa plataforma, uma empresa expõe seu conteúdo para uma audiência mais ampla sem nenhum custo adicional. Essas plataformas atuam como mecanismos de busca que são usados por indivíduos para procurar diferentes tipos de conteúdo em áudio, inclusive podcasts, recebendo uma ampla publicidade orgânica.
Os podcasts também ajudam as empresas no desenvolvimento de uma lealdade mais ampla. As audiências geralmente se inscrevem em uma série de podcasts e frequentemente os escutam. Além disso, existe uma grande possibilidade de que os ouvintes recomendem seus podcasts para amigos, aumentando significativamente seu alcance e gerando tráfego.
Promove um relacionamento mais próximo com os clientes
Embora um podcast seja uma plataforma unidirecional, ele pode facilitar desenvolvimento de melhores relacionamentos com clientes. Isso faz o seu público sentir como se eles reconhecessem o indivíduo falando no podcast.
A principal razão pela qual os indivíduos escutam podcasts é que eles sentem algo mútuo entre quem fala e a empresa sendo representada. Desta forma, promover uma boa relação encoraja o público a permanecer conectado com a empresa. Tudo isso resulta em conversões aprimoradas, pois os indivíduos tendem a fazer mais negócios com conhecidos do que estranhos.
Atualmente, as empresas estão implementando progressivamente o podcast para aumentar seus lucros, pois esta é uma ferramenta de marketing influente e que, gradualmente, se ampliou devido a popularização dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. De fato, o aumento no uso de smartphones resultou no desenvolvimento maciço do podcast.
No entanto, assim como qualquer outro método de marketing de conteúdo, a realização de podcasts corporativos depende da autenticidade, valor e significado para os clientes. Não existe uma fórmula única para o sucesso; no entanto, parece que mais e mais empresas estão entusiasmadas em experimentar o podcast.
Invista em amplitude de formatos
O podcast pode ser considerado um novo formato que vem surgindo na última década e, além disso, podemos dizer que ele é resultado da digitalização do rádio, proporcionando o aparecimento de novos formatos de abordar conteúdos em áudio, algo bem parecido do que acontece em relação a televisão e os serviços streaming.
Essa convergência midiática é essencial para a criação desses novos formatos, que deixa o ambiente virtual com a característica de uma terra rica para a colheita de inúmeros conteúdos em diversos formatos diferentes. Esses formatos abrem ainda mais o leque de oportunidades para a criação de conteúdo para as empresas em busca da captação de leads e fidelização de clientes.
Quanto mais conteúdos em variados formatos, maiores as chances de captar o seu público-alvo e, com o podcast, por exemplo, você tem a possibilidade de aprofundar ainda mais o seu conteúdo, abrindo a possibilidade de fidelizar seus clientes e gerar ainda mais relevância para a imagem da empresa.
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