3 dicas para planejar seu orçamento de marketing digital

O ano já começou e não há momento melhor para configurar seu orçamento de marketing digital. Afinal, definir seu orçamento corretamente pode significar a diferença entre sucesso e fracasso. Se você se antecipou e começou a pensar nisso desde o ano passado, ótimo. Porém, se esse não é o caso, veja estas 3 dicas da Agência IMMA para planejar seu orçamento de marketing digital para 2019.

3 dicas para planejar seu orçamento de marketing digital

Fonte: Freepik

Confira as dicas para planejar seu orçamento de marketing digital

  1. Pense em tudo com cuidado

É da natureza humana aprender com erros e conquistas. Para saber o que você deve fazer no futuro, é importante refletir sobre o passado. Quais foram as coisas que funcionaram para cada canal e o que não deu certo? Por exemplo, se você percebeu que o disparo de e-mail marketing é eficiente para conquistar mais clientes, invista mais nisso!

Depois de identificar as áreas que precisaram de atenção no passado e as que resultaram em melhores benefícios, você poderá criar um plano de marketing digital bem-sucedido e com metas plausíveis e alcançáveis para o ano que se inicia.

Ao determinar o que fazer, mergulhe fundo em cada um dos seus canais de marketing, perguntando-se qual foi o retorno do canal. Foi lucrativo? Quanto lucro proporcionou? Qual foi o retorno do investimento? Quão eficiente foi o canal? O caminho para a conversão foi simples? O processo pode ser otimizado? Qual papel esse canal desempenhou no seu funil de marketing?

Confira as dicas para planejar seu orçamento de marketing digital

Fonte: Freepik

Depois de refletir sobre tudo isso, é hora de se organizar quanto a situação financeira atual. Quando você trabalha com estimativas, é impossível criar um orçamento de marketing digital preciso e realista. Por isso, é vital determinar quanto dinheiro sua empresa faz mensalmente e as variáveis que possam existir, identificando a receita confiável.

Depois de determinar sua receita confiável, qualquer despesa que sua empresa precise pagar mensalmente deve ser subtraída antes de criar um orçamento de marketing digital. Um orçamento realista sempre se concentra no valor da renda que excede suas despesas, não na receita total obtida.

  1. Seja específico

O orçamento total de marketing de uma empresa deve estar entre 5% e 15% da receita total. O marketing digital deve representar uma parte substancial do orçamento geral de marketing. Uma diretriz geral a seguir é que 10% a 50% do seu orçamento total de marketing deve ser alocado para despesas digitais.

Agora que você determinou a quantia de sua renda disponível, você deve determinar onde alocar o dinheiro. Para fazer isso de maneira eficaz, é fundamental identificar seus objetivos e defini-los explicitamente. Não se esqueça que, para ter sucesso, você precisa de metas altamente focadas. Sem orientação, você pode acabar desperdiçando os ativos mais valiosos de sua empresa: tempo e dinheiro.

Seja específico no seu orçamento de marketing digital

Fonte: Freepik

Depois que você souber o valor de cada canal individual, é importante explorar um pouco mais e criar um sistema para vincular partes específicas de seu orçamento às metas principais. Determine o que precisa ser realizado cedo para garantir o sucesso ao longo do ano.

Na publicidade digital, é vital ter exposição em todas as plataformas. Seu conteúdo e mensagens precisam estar em todos os dispositivos o tempo todo. Quer seja uma pesquisa orgânica, paga ou publicidade em redes sociais, certifique-se de que o seu conteúdo é relevante e pode alcançar qualquer usuário a qualquer momento.

Planejamento do seu orçamento de marketing digital: seja flexível

Fonte: Freepik

  1. Seja flexível

Embora você possa usar todas as informações obtidas nos anos anteriores para desenvolver e planejar seu orçamento de marketing digital, é importante lembrar que as circunstâncias podem mudar. Isso também fará com que seu orçamento mude, independentemente de estar gerenciando recursos internamente ou trabalhando com uma agência.

Você deve sempre avaliar onde os fundos estão sendo investidos ao longo do ano e otimizar seu processo de acordo com suas metas. Para atingir seus objetivos, você deve desenvolver uma estratégia e direcionar o orçamento para alcançá-la. Isso, muitas vezes, tende a levar a mudanças e realocação de recursos.

Lembre-se de que seu objetivo final é fornecer conteúdo relevante para o usuário certo no momento ideal, por isso é importante investir na pesquisa local e no SEO. Além da pesquisa orgânica, também é válido reservar fundos para pesquisa paga, publicidade em mídia social e marketing de conteúdo social. Defina sua mídia digital e orçamento de PPC com base em seus objetivos e amplie seu escopo com publicidade gráfica, remarketing e meta-pesquisa.

Faça testes para saber como traçar uma estratégia

Fonte: Freepik

Dica extra: faça testes

Sempre que você estiver testando algo, é melhor reunir seus dados e estudá-los. Os profissionais de marketing mais experientes utilizam métodos de teste A/B ou multivariável para otimizar todo o conteúdo e as mensagens. Em testes A/B, duas ou mais versões de uma página são criadas e o tráfego é dividido entre elas, gerando dados que tendem a mostrar qual versão está gerando mais conversões.

O teste multivariável envolve a criação de diferentes versões de elementos individuais compartilhados em várias páginas. Como os usuários exibem todas as combinações possíveis de elementos aleatoriamente, os testes multivariados exigem um volume maior de tráfego para produzir resultados significativos.

Planejar seu orçamento de marketing digital pode não ser uma tarefa fácil, mas é algo fundamental para obter sucesso. Por isso, não se preocupe se, no meio do caminho, você precisar mudar alguma estratégia ou rever valores. Isso é algo natural, principalmente quando lidamos com tecnologias que mudam rapidamente num curto espaço de tempo.

Veja também

Usando o retorno sobre investimento a favor da sua empresa

Aprenda o que é ROI e como calcular o retorno sobre investimento

By | Marketing Digital

Como calcular o retorno sobre investimento? O ROI é um dado fundamental para o planejamento de estratégias de marketing digital da sua empresa. Mas você sabe o que essa sigla significa? Nesse artigo, vamos explicar o que é e como calcular o retorno sobre investimento. Confira! O que é ROI ROI é uma sigla que representa a expressão em inglês “Return over Investment”. Em português, a…

Read More
O que faz um bom atendimento ao cliente

O que faz um bom atendimento ao cliente

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital

No marketing digital, a interação com os clientes se multiplica. Afinal, na internet, é muito mais fácil para um usuário entrar em contato direto com a sua marca. Mas como saber o que faz um bom atendimento ao cliente? Nesse artigo, vamos explicar que atitudes você pode adotar para melhorar a interação com os clientes da sua empresa. A importância do atendimento ao…

Read More
Equipamentos que você precisa para gravar um podcast

Equipamentos que você precisa para gravar um podcast

By | Marketing Digital, Podcast in Company

Você sabe quais são os equipamentos que você precisa para gravar um podcast? Nesse artigo, vamos dar uma olhada em quais elementos são necessários para realizar a gravação de um podcast de maneira simples, que você mesmo pode fazer, em casa. Confira! Equipamentos que você precisa para gravar um podcast Existem diversas formas para gravar um podcast. Qual você vai usar depende da…

Read More
O que é bounce rate e qual é a sua importância

O que é bounce rate e qual é a sua importância

By | Gestão de Sites, Marketing Digital

Você sabe o que é bounce rate? Se você está ingressando no mundo do marketing digital, talvez já tenha se deparado com essa expressão, mas a maioria dos usuários não entende bem o que ela significa. Mesmo assim, trata-se de um elemento fundamental para avaliar os resultados da presença online da sua empresa, e por isso é importante que você entenda como ele…

Read More
As melhores estratégias de vendas para lojas virtuais

As melhores estratégias de vendas para lojas virtuais

By | Lojas Virtuais, Marketing Digital

Você conhece estratégias de vendas para lojas virtuais? Muitas vezes, colocar uma boa estratégia de venda em prática pode fazer toda a diferença para o seu e-commerce. Por isso, separamos algumas das melhores estratégias de vendas para lojas virtuais para dar o impulso que faltava para a sua marca. Confira! As melhores estratégias de vendas para lojas virtuais Na hora de vender com uma loja…

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se