O Twitter está ficando mais inteligente. Seu código backend (o algoritmo que define quais tweets você vê cada vez que você entra) está sendo aprimorado. Você pode não ter notado ainda, mas isso é relevante para o futuro da plataforma. Mas por que isso é importante?
Fonte: Pixabay
A mudança do Twitter para um feed refinado por algoritmos começou em março de 2016 e encontrou uma certa oposição na base de usuários da plataforma. A funcionalidade principal do Twitter tem sido baseada no tempo real, no que está acontecendo agora, e um algoritmo que seleciona tweets vai completamente contra isso.
Esse foi o principal argumento contra a mudança, que mudaria o Twitter fundamentalmente e irreversivelmente. Se já temos algoritmos que selecionam o que vemos no Facebook, não queremos atualizações filtradas também no Twitter. Certo?
Porém, a mudança para um algoritmo parece estar sendo positiva. Você ainda pode ver seu feed do Twitter em tempo real, com todas as atualizações de todas as pessoas que você segue. Mas agora você também recebe notificações sobre tweets que perdeu, que podem ser de seu interesse, e destaques de conexões.
O Twitter observou, em seu último relatório de desempenho, que eles estão vendo crescimento consistente no uso ativo diário, impressões de tweets e tempo gasto na rede social desde que essas mudanças foram feitas.
E isso realmente faz sentido. Como o Twitter tem acesso a um monte de dados do usuário e a capacidade de monitorar as tendências de engajamento e comportamentos dos usuários, é lógico que eles seguiriam a liderança de outras plataformas e olhariam esses insights para melhorar a experiência do usuário.
Você pode dizer o que for sobre o algoritmo do Facebook, mas o fato é que ele gera resultados. A rede social tem visto aumentos significativos nas atividades dos usuários e tempo gasto na plataforma desde a introdução do algoritmo. O Instagram também tem visto seu público crescer de forma mais rápida desde a implantação de um algoritmo de alimentação.
O Twitter está ficando mais inteligente
É claro que existem desvantagens para feeds definidos pelo algoritmo, afinal esse não é um sistema perfeito. Mas funciona para a métrica que o Twitter precisa desesperadamente elevar: aumentar o engajamento e as interações na plataforma. E é por isso que vamos ver ainda mais esforços do Twitter nesse sentido.
A plataforma já está testando um novo sistema que procura mostrar tweets de pessoas específicas com as quais o usuário se envolveu para garantir que ele não perca nada. Afinal, as pessoas se envolvem com a maioria dos tweets de seus amigos, mas só veem aproximadamente 70% deles. Oferecer tweets que passaram despercebidos faz com que as pessoas se engajem mais com o conteúdo que, de outra forma, não seria visto.
Em outro caso, o Twitter tem enviado algumas notificações de eventos futuros, alertando os usuários para que eles não percam nada. Esse é um uso particularmente inteligente dos dados, destacando uma questão relevante para determinados usuários, que têm suas notificações definidas por região ou por tópicos com os quais se envolveram ou regularmente se envolvem.
O Twitter implementou esses algoritmos não por um capricho, mas porque o aumento do engajamento é algo que realmente vale a pena. Mesmo que apenas uma pequena porcentagem de pessoas use esses novos algoritmos, há mais de 500 milhões de tweets enviados todos os dias e 0,1% desse número ainda equivale a 500.000 tweets extras.
Além do mais, não há nenhuma maneira de maximizar o engajamento de um tweet sem um algoritmo. O processo de follow-back até é eficiente, mas não é propício para gerar engajamento real. E, devido a esse processo, muitos usuários do Twitter estão seguindo milhares de pessoas. Isso significa que não há nenhuma maneira de ver todos os tweets que podem ser relevantes, a menos que Twitter os destaque.
Outra opção é criar listas, o que é menos discutido, pois o Twitter não pode confiar completamente em quem o usuário está seguindo sozinho para determinar um interesse em potencial e começar a separar os tweets em listas.
O Twitter poderia realmente impulsionar o engajamento utilizando seus dados para identificar e destacar, de forma mais eficaz, as principais tendências e acontecimentos, reduzindo-os a um foco mais específico. Ele está buscando formas de fazer isso e facilitar a experiência de seus usuários.
A capacidade de seguir tópicos seria um começo, com certeza, mas e se o Twitter pudesse usar seus dados para ter uma visão mais específica do que você provavelmente estaria interessado? E se o Twitter pudesse olhar para os tweets com os quais você se envolveu, os tópicos que gostaria de discutir e, em seguida, fazer referências cruzadas para mostrar a você o que é mais significativo?
As pessoas podem até se queixar disso (e elas já estão reclamando), mas a correspondência de dados melhorada permite que você fique atualizado com informações mais relevantes. Isso é exatamente o que o Twitter deseja promover para seus usuários: mantê-los bem atualizados, em tempo real, sobre tudo o que eles acham importante.
A relevância é o núcleo das mídias sociais e do marketing em mídia social especificamente. Você chega às plataformas que têm as informações mais pessoalmente relevantes para acessar o conteúdo que você quer ou precisa.
Você pode querer ver cada tweet de cada pessoa, mas se isso puder ser aprimorado mostrando o que você perdeu e destacando temas pessoalmente relevantes, o Twitter se tornaria uma plataforma muito mais poderosa e mais importante no processo diário de atualização de qualquer pessoa.
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