Se você tem interesse em marketing digital, ou se é um empresário querendo dar um impulso ao seu negócio, você já deve ter ouvido falar no termo “social media marketing”. Mas o que significa esse termo? Como ele funciona, e para que serve? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre o assunto, buscando aumentar o seu conhecimento sobre a questão. Continue com a leitura para saber mais!
O que você precisa saber sobre o social media marketing
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é o social media marketing. Em português, a expressão significa “marketing das redes sociais”. Trata-se, portanto, de um tipo de marketing digital que usa as mídias sociais como veículo.
No entanto, deve-se pontuar que, como qualquer outra estratégia de marketing digital, o social media marketing requer muita pesquisa, análise e um planejamento adequado para funcionar bem. É necessário pontuar isso porque um dos erros mais comuns cometidos por empresários que tentam empregar essa tática é achar que apenas ter um perfil ou página para a sua empresa nas redes sociais é social media marketing.
Essa concepção revela uma visão muito superficial das possibilidades oferecidas por plataformas como o Instagram, o Twitter, o LinkedIn, o Youtube ou o Facebook. Ela também demonstra uma concepção que iguala um perfil profissional de uma empresa com um perfil pessoal, o que é bastante problemático.
Sendo assim, para fazer social media marketing, é fundamental saber de antemão que as regras de comportamento para uma empresa nas redes sociais são diferentes das regras de um indivíduo. Isso porque as suas postagens nessas plataformas devem funcionar como elementos que constroem a identidade da sua marca na internet. Ou seja, elas devem ser pensadas com muito cuidado e estar carregadas de profissionalismo, ao contrário das postagens de um perfil pessoal, que podem ser espontâneas.
Aprenda como fazer social media marketing
Diante disso, fica claro que fazer social media marketing não é uma tarefa simples, e sim algo que deve ser muito bem pensado e planejado. A seguir, então, vamos citar algumas dicas que podem ajudar você com essa tarefa. Confira!
Invista em um bom trabalho de design gráfico
O design é fundamental para fazer sucesso nos universos tão visuais das redes sociais. Por isso, invista em uma identidade visual coerente, que chame a atenção do usuário e que seja memorável para os seus consumidores.
Vá onde o seu público-alvo está
Como existem muitas redes sociais diferentes, você não precisa estar presente em todas. Ao invés disso, faça uma pesquisa e descubra quais são as mídias sociais preferidas do seu público-alvo. É apenas nessas que você deve marcar presença.
Crie conteúdo de qualidade
Não é porque as redes sociais são um mundo muito visual que você pode se esquecer do conteúdo. Afinal, é com bom conteúdo que você pode ganhar compartilhamentos, o que multiplica o alcance de qualquer postagem.
Sendo assim, vale a pena pesquisar por tópicos relevantes para abordar com dicas e conhecimento que os seus seguidores vejam como úteis. Desse modo, você ainda dá mais uma razão para outras pessoas acompanharem o seu perfil e conhecerem melhor a sua marca.
Faça marketing nas redes sociais com uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe o que é o social media marketing e como ele funciona, é hora de colocar esse conhecimento em prática contratando uma equipe profissional para administrar as redes sociais da sua empresa. E a Agência IMMA é uma ótima opção. O time da IMMA é composto por profissionais altamente qualificados que podem realizar esse serviço com perfeição. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!