Ao ingressar no mundo do Marketing Digital, você pode se perguntar como funcionam campanhas de links patrocinados. Afinal, apesar de ser uma grande estratégia, não é todo mundo que sabe o que é uma campanha de link patrocinado ou pra que ela serve. Neste artigo, vamos explorar um pouco esse assunto para te ajudar a entender. Vem com a gente!
O que é um link patrocinado
Como o próprio nome diz, um link patrocinado é um anúncio pago que tem como objetivo gerar tráfego para o site do anunciante. Sabe quando você joga alguma coisa no Google e os primeiros resultados, no topo da página, têm “anúncio” escrito do lado? É isso! Os links patrocinados aparecem no Google, no Gmail, em plataforma de Display… A lista é longa.
Existe, dentro da área do Marketing Digital, um certo desdenho pelos links patrocinados. Isso ocorre porque tendemos a colocar os clicks orgânicos (que acontecem de forma natural) em primeiro lugar. Mas os links patrocinados têm suas vantagens, e podem ser bastante úteis. Se usados de maneira ética e responsável, podem ser uma excelente tática para trazer visibilidade ao seu produto ou empresa.
Campanhas de links patrocinados
Diante de tudo isso, podemos nos perguntar: mas o que é uma campanha de links patrocinados? Bem, a resposta é bastante simples: a campanha consiste num conjunto de links patrocinados empregados coletivamente para uma única estratégia e objetivos próprios. Dessa forma, é um esforço organizado por parte da empresa, que emprega os links como ferramenta para atingir suas metas.
Como funcionam
O primeiro passo para conduzir qualquer campanha de marketing é definir os seus objetivos. O que você pretende alcançar com aquela campanha? A sua ideia é buscar um conceito de branding? Aumentar suas vendas? É preciso estabelecer metas claras, pois, dependendo da meta, existem diferentes formas de realizar a campanha que podem atender aos seus interesses de maneira variada.
As campanhas são feitas com o GoogleAdwords. Ele trabalha com as seguintes formas de anúncio:
- Pesquisa: São os anúncios mencionado acima, que são anúncios exibidos na primeira página de pesquisa do Google.
- Google Shopping: Também são anúncios exibidos na rede de pesquisa. A diferença é que esses aparecem comparando preços. Estão disponíveis apenas para e-commerces.
- Rede de Pesquisa com Exibição em Display: Foi feita para uma campanha que trabalha com as duas redes, dando prioridade à exibição em rede de pesquisa, e exibindo com uniformidade os anúncios de texto na rede de display.
- Vídeo: São anúncios em vídeo exibidos em sites parceiros do Google e na rede do Youtube.
- Display: São anúncios que são exibidos em grandes portais parceiros do Google, tais como sites de notícias ou blogs.
- App: São anúncios cuja exibição ocorre em aplicativos da Google Play Store.
Após definir sua forma de anúncio, você precisa pensar no seu orçamento. É necessário saber quanto você está disposto a investir na sua campanha.
Finalmente, um elemento essencial para campanhas de links patrocinados são as palavras-chave. Palavras-chave podem ser definidas através da simples pergunta: Como o cliente final do anunciante buscaria esse serviço/produto no Google? Você pode até usar serviços do Google, como o Google Keyword Planner, para te ajudar nessa decisão.