Ao ingressar no mundo do Marketing Digital, você pode se perguntar como funcionam campanhas de links patrocinados. Afinal, apesar de ser uma grande estratégia, não é todo mundo que sabe o que é uma campanha de link patrocinado ou pra que ela serve. Neste artigo, vamos explorar um pouco esse assunto para te ajudar a entender. Vem com a gente!

O que são campanhas de links patrocinados

Fonte: freepik.

O que é um link patrocinado

Como o próprio nome diz, um link patrocinado é um anúncio pago que tem como objetivo gerar tráfego para o site do anunciante. Sabe quando você joga alguma coisa no Google e os primeiros resultados, no topo da página, têm “anúncio” escrito do lado? É isso! Os links patrocinados aparecem no Google, no Gmail, em plataforma de Display… A lista é longa.

Existe, dentro da área do Marketing Digital, um certo desdenho pelos links patrocinados. Isso ocorre porque tendemos a colocar os clicks orgânicos (que acontecem de forma natural) em primeiro lugar. Mas os links patrocinados têm suas vantagens, e podem ser bastante úteis. Se usados de maneira ética e responsável, podem ser uma excelente tática para trazer visibilidade ao seu produto ou empresa.

Campanhas de links patrocinados

Diante de tudo isso, podemos nos perguntar: mas o que é uma campanha de links patrocinados? Bem, a resposta é bastante simples: a campanha consiste num conjunto de links patrocinados empregados coletivamente para uma única estratégia e objetivos próprios. Dessa forma, é um esforço organizado por parte da empresa, que emprega os links como ferramenta para atingir suas metas.

O primeiro passo para conduzir qualquer campanha de marketing é definir os seus objetivos.

Fonte: freepik.


Como funcionam

O primeiro passo para conduzir qualquer campanha de marketing é definir os seus objetivos. O que você pretende alcançar com aquela campanha? A sua ideia é buscar um conceito de branding? Aumentar suas vendas? É preciso estabelecer metas claras, pois, dependendo da meta, existem diferentes formas de realizar a campanha que podem atender aos seus interesses de maneira variada.

As campanhas são feitas com o GoogleAdwords. Ele trabalha com as seguintes formas de anúncio:

  • Pesquisa: São os anúncios mencionado acima, que são anúncios exibidos na primeira página de pesquisa do Google.
  • Google Shopping: Também são anúncios exibidos na rede de pesquisa. A diferença é que esses aparecem comparando preços. Estão disponíveis apenas para e-commerces.
  • Rede de Pesquisa com Exibição em Display: Foi feita para uma campanha que trabalha com as duas redes, dando prioridade à exibição em rede de pesquisa, e exibindo com uniformidade os anúncios de texto na rede de display.
  • Vídeo: São anúncios em vídeo exibidos em sites parceiros do Google e na rede do Youtube.
  • Display: São anúncios que são exibidos em grandes portais parceiros do Google, tais como sites de notícias ou blogs.
  • App: São anúncios cuja exibição ocorre em aplicativos da Google Play Store.
As campanhas são feitas com o GoogleAdwords.

Fonte: freepik.


Assim, dependendo da sua meta, você pode optar por diferentes formatos. Por exemplo, se o seu objetivo é ser encontrado pelo Google quando alguém pesquisa algo relacionado com a sua empresa, então é melhor apostar em anúnios de pesquisa do que de display.

Após definir sua forma de anúncio, você precisa pensar no seu orçamento. É necessário saber quanto você está disposto a investir na sua campanha.

Finalmente, um elemento essencial para campanhas de links patrocinados são as palavras-chave. Palavras-chave podem ser definidas através da simples pergunta: Como o cliente final do anunciante buscaria esse serviço/produto no Google? Você pode até usar serviços do Google, como o Google Keyword Planner, para te ajudar nessa decisão.

Um elemento essencial para campanhas de links patrocinados são as palavras-chave

Fonte: freepik.


Agora que você já entendeu melhor o que são campanhas de links patrocinados, é hora de botar a mão na massa e começar a planejar a sua. Precisa de ajuda? A Agência IMMA realiza gestão de campanhas para te auxiliar a obter os melhores resultados possíveis.
Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?