Você já ouviu falar no SEM? Essa sigla é usada frequentemente em conjunto com outra sigla de importância crucial para o marketing digital, o SEO. Ela é fundamental para fazer a sua marca crescer através da internet. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é SEM e qual é a diferença entre SEM e SEO. Além disso, falaremos como você pode utilizar ambos para garantir melhores resultados para o seu negócio. Confira!

O que é SEM

Fonte: Freepik.

Entendendo o que é SEM

SEM é uma sigla em inglês que significa Search Engine Marketing. Ou seja, em português, ela significa “marketing para os mecanismos de busca”.

Mas o que isso quer dizer na prática? Bem, quando falamos de mecanismos de busca na internet, estamos falando de plataformas como o Yahoo ou o Google, voltados para ajudar os usuários a encontrar coisas online. Como a extrema maioria dos usuários utiliza esses sites todos os dias, várias vezes ao dia, essas plataformas ganham um imenso potencial para a promoção de empresas. Afinal, se você aparece em boas posições em uma busca no Google, seu site terá mais tráfego. E, assim, o seu alcance online será maior

É desse potencial que surge o Search Engine Marketing, ou SEM. O SEM é um estilo de marketing digital que se volta inteiramente para os mecanismos de busca. Seu objetivo final, portanto, é sempre melhorar o posicionamento de um site ou página entre os resultados das pesquisas dos usuários.

Qual é a diferença entre SEM e SEO

O SEO, outra sigla muito conhecida no marketing online, se refere a um conjunto de técnicas voltadas para a otimização para mecanismo de busca. Ou seja, a ideia, com o SEO, é otimizar um site ou um conteúdo para torná-lo mais atrativo para os algoritmos que conduzem essas pesquisas, melhorando, assim, o seu rankeamento nos resultados.

Sendo assim, é possível dizer que o SEO é um tipo de Search Engine Marketing. Mas nem todo SEM é necessariamente SEO.

Qual é a diferença entre SEM e SEO

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E por que isso? A diferença está no tipo de tráfego que se busca. O SEO é majoritariamente focado no tráfego orgânico, que é o tráfego que surge naturalmente através de melhoras na otimização. Já o SEM, por sua vez, engloba todo tipo de iniciativa de marketing para os mecanismos de busca, inclusive os anúncios pagos.

O que é melhor para o seu negócio: SEO ou SEM

Diante disso, é natural se perguntar qual dessas estratégias é melhor para o seu negócio: SEO ou SEM? Mas, na verdade, não há por que traçar uma dicotomia entre as duas, já que as duas podem funcionar a seu favor ao mesmo tempo.

Isso significa que, uma vez que você aprende o que é SEM, é possível usar tanto o SEO como o SEM para crescer no mundo online. E você pode fazer isso investindo em alguns anúncios pagos (principalmente na forma de links patrocinados, que aparecem no topo de qualquer página de resultados de pesquisa no Google) enquanto adere às técnicas de SEO para melhorar a otimização do seu site.

Desse modo, você une as duas estratégias para garantir o melhor resultado possível para a sua marca. Essa também é uma forma de melhorar o seu rankeamento tanto no curto como no longo prazo: O SEM é uma opção que gera um aumento de tráfego mais rápido, enquanto que o SEO demora um pouco mais para funcionar.

O que é melhor para o seu negócio: SEO ou SEM

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Contrate uma agência de marketing digital para fazer marketing para os mecanismos de busca

Agora que você já sabe o que é SEM, o próximo passo é aplicar essa estratégia na prática. E, para isso, o ideal é contratar uma empresa que trabalhe com o assunto, como a Agência IMMA. Entre em contato para fazer um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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