Facebook Pixel

O que é o custo de aquisição de clientes

Facebook
Twitter
LinkedIn

O , também conhecido como CAC, é um dado importantíssimo para qualquer empresa que planeja crescer e ganhar mais público. Ainda assim, muitos empresários não conhecem esse termo e nem sabem para que ele serve. Por isso, neste artigo, falaremos um pouco sobre o CAC para você entender mais sobre o assunto. Confira!

O que é o custo de aquisição de clientes
Fonte: freepik.

Entenda o que é o custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes pode ser definido como o quanto de investimento que o seu negócio faz para captar um novo cliente. Ou seja, o CAC representa o custo de um cliente novo para a sua marca.

Trata-se, portanto, de uma métrica de marketing crucial para o desenvolvimento de um negócio. Afinal, através dela, é possível medir a efetividade de diversas estratégias de captação de clientes da sua empresa. Mas como calcular o CAC?

Como calcular o custo de aquisição de clientes

O cálculo para descobrir o CAC da sua marca é muito simples. Mas, para fazê-lo, é preciso que você tenha na ponta do lápis todos os investimentos que você fez na captação de clientes em um determinado período de tempo. Desse modo, reveja suas estratégias anteriores para encontrar esse número.

Como calcular o custo de aquisição de clientes
Fonte: freepik.

Uma vez que você saiba disso, basta dividir os investimentos em captação de clientes pelo número de clientes que você adquiriu nesse período de tempo. O resultado é o seu CAC, ou seja, o custo da captação de um cliente novo.

Assim, se em um mês você investiu mil reais em marketing e conseguiu 10 clientes novos, basta dividir mil por dez. Nesse caso, portanto, você teria um CAC de R$100.

O que considerar para fazer o seu cálculo

É normal ficar um pouco confuso na hora de decidir o que deve entrar como investimento no cálculo do CAC. Por isso, procure ter em mente que você deve incluir apenas o que foi investido na tarefa de captar novos clientes. Ou seja, gastos como o SAC, por exemplo, que são dedicados a manter clientes já adquiridos, não devem entrar na conta.

Por outro lado, é preciso incluir fatores como o pagamento dos funcionários que se dedicaram a essa tarefa, a compra de anúncios, custos de viagens corporativas, etc. O foco, então, é realmente apenas na aquisição do cliente.

Também é importante pontuar que os clientes considerados no cálculo devem ser apenas os clientes que foram captados graças a algum dos seus investimentos. Ou seja, clientes que entraram em contato com a marca de forma completamente espontânea não devem ser considerados na fórmula.

O que considerar para fazer o seu cálculo
Fonte: Freepik.

A importância do CAC para o futuro da sua marca

Saber o seu custo de aquisição de clientes é fundamental para saber se a quantidade de dinheiro que você está investindo para captar clientes novos está compensando. Por isso, uma vez que você entende o que é o CAC, o próximo passo é usá-lo para avaliar as suas estratégias atuais. Assim, você descobre o que está funcionando bem e o que ainda pode ser melhorado.

Depois disso, torna-se necessário planejar as suas estratégias futuras tendo seu CAC como base. O objetivo, então, é poder gastar menos captando mais clientes.

Uma boa saída para fazer isso é com investimentos em marketing digital. Usar a internet e o Google a seu favor é uma estratégia com excelente custo-benefício que pode dar o impulso que a sua marca precisa para crescer ainda mais.

E, para isso, nada melhor do que contar com a ajuda de uma agência da área, como a Agência IMMA. Voltada para serviços de marketing digital, a empresa está preparada para auxiliar no seu planejamento. Entre em contato e faça um orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?