O que é link building? Talvez você já tenha se deparado com essa expressão antes, mas é possível que não saiba direito o que ela significa. Afinal, como trabalhar com SEO e marketing digital pode ser algo muito complexo, às vezes a variedade de termos usados pode confundir um pouco e até ser levemente intimidante.

Mesmo assim, o link building pode ser muito útil para o crescimento da sua empresa no mundo digital, então vale a pena aprender o que ele é e como ele funciona. Por isso, separamos esse artigo para você entender como usar o link building a favor da sua marca. Quer saber mais? Venha com a gente e descubra!

O que é link building? saiba aqui

Fonte: freepik.

Entendendo

Antes de qualquer coisa, é preciso definir o que é link building. Essa definição, por si só, é bem simples: link building é uma técnica de SEO que busca fazer uma “construção de links” dentro de um texto, trabalhando com links internos e externos para promover o seu site.

E por que isso é importante para o SEO? Bem, para responder essa pergunta, precisamos antes explicar a diferença entre links internos e links externos.

Leia também: A relação entre Link Building e SEO 

Link building com links internos

Como já fica claro no nome, links internos são os links de uma página que direcionam o usuário para outras páginas daquele mesmo site. Então, se você faz um artigo sobre algum assunto e, no meio dele, menciona um artigo relacionado e coloca o seu link, está fazendo um trabalho de linkagem interna.

Esse tipo de técnica é útil para manter a permanência do leitor no seu site. Esse tempo de permanência é um dos indicativos de como está sendo a experiência do usuário, um dado que é importante para o rankeamento do Google.

Vale a pena tentar manter o usuário engajado com o seu conteúdo durante o máximo de tempo possível, e o link building interno é uma das formas de conseguir isso.

links internos são os links de uma página que direcionam o usuário para outras páginas daquele mesmo site

Fonte: Freepik

Com links externos

O link building com links externos, por sua vez, trabalha com links de outros sites que direcionam o usuário para o seu site. Esses são o que chamamos de backlinks, ou seja, links que outras páginas colocam para direcionar os usuários para sites de fora.

Esses backlinks são muito importantes para o SEO da sua página. Isso porque, na hora de ordenar os resultados de uma busca, o Google procura dar prioridade a sites que tenham relevância e sejam autoridades no assunto.

Ter muitos backlinks de sites legítimos é bom para a imagem do seu site, que será visto pelo Google como autoridade. Por consequência, a sua página acaba recebendo uma posição melhor.

links de outros sites que direcionam o usuário para o seu site, são links externos

Fonte: Freepik

Leia aqui: Link Building, saiba mais sobre essa energia

Fazendo link building para a sua empresa

Existem muitas formas de fazer. Você pode, por exemplo, entrar em contato com um cliente que tenha um blog e pedir para incluir um link para o seu site. Ou pode buscar sites que sejam da sua área e se oferecer para fazer um guest post linkando o seu site.

Mesmo que você não receba um “sim” de imediato, vale a pena ter paciência e persistir nesse trabalho. Outra forma boa é contratando uma agência de marketing digital para cuidar dessa área para você. Afinal, profissionais especializados sabem o que é link building e podem fazer um ótimo serviço para contribuir para o crescimento da sua marca.

A Agência IMMA, por exemplo, oferece diversos serviços de marketing digital e pode atender a qualquer demanda do seu negócio. Entre em contato com a gente e faça um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?