Tendo em vista o grau de importância de um bom posicionamento na internet, sites de busca e redes sociais, é muito comum ver pessoas e empresas fazendo uso de recursos negativos para conseguir mais visualizações e atrair leads para as marcas. Um desses recursos é o clickbait. Você sabe o que é clickbait?
Se sua resposta for “não”, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que é clickbait e quais são os malefícios que essa prática deixa na imagem da sua empresa.
Saiba o que é clickbait
Clickbait é uma técnica utilizada para chamar a atenção do público na internet com informações equivocadas e, muitas vezes, falsas. A pessoa que utiliza essa prática faz uso de palavras de efeito e informações que estimulam a curiosidade dos leitores, fazendo com que eles abram determinada aba.
Normalmente, esta técnica é utilizada para conseguir cliques para um site, blog ou vídeo. Um exemplo claro do uso de clickbait pode ser visto no Youtube. É muito comum ver youtuber criando thumbnails ou dando títulos para vídeos com informações “chocantes”, o que faz com que as pessoas abram os vídeos.
No entanto, quando o vídeo é aberto, as pessoas ficam esperando aparecer determinada informação e acabam vendo o material até o final, quando se dão conta de que nada aconteceu. Isso é o que chamamos de clickbait, fazer uso de informações falsas ou frases de efeito para chamar atenção do público para ganhar cliques.
Mas nem todo o clickbait envolve informação falsa. É muito comum você ver pessoas fazendo uso de jogo de palavras para ludibriar o público. Dessa forma, muitas pessoas fazem uso de perguntas, por exemplo, para deixar o leitor curioso. Por exemplo, é normal ver matérias com títulos como “[…] será que ele conseguiu?”, deixando o público interessado em saber o final da história.
No mundo do jornalismo, essa prática também é comum. Você já se deparou com alguma matéria cujo o título não explicasse o que tinha acontecido? Isso é muito comum, é uma forma de atrair o público para o site. Esta técnica não é bem um clickbait, pois no próprio conteúdo vem tudo bem explicado, mas ainda sim é uma forma de chamar click para o site do portal de notícias.
Fazer uso de clickbait é prejudicial?
Mas a pergunta que não quer calar é: fazer uso de clickbait é prejudicial? A resposta para esta pergunta é “sim”! O clickbait pode ser muito eficiente quando se fala em captação de leads e atração de público para seu conteúdo, mas a longo prazo ele é extremamente prejudicial. Isso porque o fato de a pessoa ir até o conteúdo esperando determinada informação e não receber é muito desanimador e, ainda, pode gerar um certo ódio da pessoa pelo portal que fez uso do clickbait.
Por isso, clickbait é extremamente prejudicial para a imagem da sua empresa. Quando se usa em excesso, então, é pior ainda, pois há mais chances de várias pessoas perceberem que a marca usa essa estratégia e, dessa forma, acabam propagando que seu portal não tem credibilidade. A perda da credibilidade pode ser o fim de muitas empresas, principalmente por perderem espaço de competição no segmento de atuação.
Dessa forma, o recomendado é que se invista na produção de conteúdo bem intencionado e bem montado de acordo com as necessidades e desejos do seu público. Até porque é só com conteúdos relevantes que você conseguirá trabalhar na captação de leads, fidelização dos clientes e se tornará relevante no mercado de atuação.
Como montar conteúdos relevantes?
Um dos pilares que norteiam os conceitos de marketing digital é a produção de conteúdo. Ela é responsável por ser a forma de a empresa se comunicar com o público, criar uma identidade visual bem montada e divulgar suas campanhas.
Além disso, a produção de conteúdo ainda é responsável por grande parte do trabalho de Inbound Marketing. Dessa forma, as maneiras de atração e captação de leads precisam passar pelo processo de criação e divulgação de conteúdos que servirão de “isca” para atrair os possíveis consumidores.
No entanto, para que essa estratégia de atração dê certo, é preciso, antes, fazer um trabalho de análise de mercado, entender como sua empresa se posiciona e, dessa forma, entender qual é o seu público-alvo presente no seu segmento.
Com essa análise feita, é possível fazer uma pesquisa de quais tipos de conteúdos são relevantes para este público e ter em mente seus desejos e necessidades. A partir deste conhecimento, você pode começar a traçar estratégias de comunicação e criar conteúdos que são relevantes para este público.
Assim, as chances de o público interagir e engajar com esse conteúdo são maiores. Além disso, quando você apresenta materiais relevantes, as chances de você fidelizar um cliente já confirmado são ainda maiores.
Os conteúdos relevantes também são fundamentais para fazer com que sua empresa se torne uma espécie de referência no segmento de atuação. A partir do momento em que você compartilha conteúdo bem montados, ricos em informações e em apuração de dados, automaticamente as pessoas assimilam que sua marca sabe o que está falando e que ela é, de certa forma, referência de conteúdo.
Por isso, não faça uso de técnicas de captação mal intencionadas, elas podem ter um bom resultado na primeira impressão, mas são altamente prejudiciais para a imagem da sua empresa.
Clickbait e informações erradas acabam com a relevância de uma empresa e pode fechar portas para as mesmas. Por isso, invista em marketing digital com profissionais qualificados e especializados em marketing de conteúdo.
A melhor saída, dessa forma, é contratar uma agência de marketing digital responsável e com profissionais qualificados com a Agência IMMA. Invista na sua empresa com conteúdos direcionados de forma estratégica e montados com informações relevantes.
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