Temos absoluta certeza de que você até já sabe o que é clickbait, mesmo que nem sempre tenha consciência disso. Simplificando, o clickbait é uma parte do conteúdo que intencionalmente promete ou deturpa informações para atrair usuários para um determinado site, capturando-os com uma manchete sensacionalista, mas que não cumpre suas expectativas implícitas.

Sabemos que na estratégia de marketing de conteúdo a geração de tráfego é importante, não atrair visitantes para seu site diminui suas chances de sucesso online.

No entanto, nos últimos tempos, houve uma onda de profissionais de marketing e proprietários de sites tentando encontrar uma rota mais fácil para melhorar o tráfico através do uso de clickbait. Mas o que é clickbait?

O que é ClickbaitFonte: Freepik.

Quando usada astutamente e com moderação, o clickbait pode ser uma ferramenta de marketing eficaz. Mas você precisa agir com cuidado, pois a utilização extensiva desta estratégia tende a ser uma receita para o desastre.

Saiba o que é clickbait e como usá-lo na sua estratégia de marketing

Os artigos de clickbait tendem a possuir menos de 300 palavras e, normalmente, não incluem ideias ou conteúdos originais. Em vez disso, são resumos de histórias longas ou vídeos incorporados que podem ser encontrados em outro lugar e, após a inspeção, não correspondem necessariamente ao título ou ao texto correspondente.

Saiba o que e como usar o Clickbait

Fonte: Freepik.

Muitos proprietários de pequenas empresas e agências de marketing gostam de usar o clickbait porque é uma maneira super rápida de gerar tráfego na web, e isso pode gerar resultados. Principalmente porque podem economizar muito tempo e energia aos usuários que tentam agregar informações para si mesmos.

O aumento subsequente do tráfego criado por este conteúdo pode melhorar, até de certa forma expressiva, a presença de um site nos mecanismos de busca, dando a impressão de que há um tráfego enorme.

Entretanto, se esse tráfego se traduz numa boa taxa de conversão ou no aumento das vendas é difícil dizer. A maioria das empresas que confiam demais no clickbait acabam saindo prejudicadas.

O problema é que o excesso de promessas do clickbait tende a entregar informações insuficientes, levando a maioria dos usuários a evitá-las sempre que possível. Afinal, ninguém gosta de sentir que foi enganado ou ter seu tempo desperdiçado. E se você começar a publicar ou promover o clickbait com muita frequência, sua marca pode se tornar sinônimo de informações questionáveis ou perda de tempo.

Veja o que significa Clickbait

Fonte: Freepik.

Mais importante ainda, você poderia estar dando um tiro no pé em termos de SEO. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa possuem muitos critérios para produzir páginas de resultados para os usuários, e um desses fatores é a qualidade do conteúdo da web.

Só o Google, por exemplo, a cada dois meses, lança uma série de atualizações projetadas para filtrar clickbait, conteúdo duplicado e notícias falsas, o que não só ajuda a oferecer melhores resultados aos usuários, mas também gera punições de páginas e sites associados a conteúdos de baixa qualidade, empurrando-os ainda mais para baixo nas páginas de resultados.

Outro fator que os mecanismos de pesquisa observam ao classificar sites é a taxa de rejeição de uma página. Os usuários podem identificar uma página como conteúdo inútil e, imediatamente, sair sem clicar em mais nada. O Google, geralmente, passa a classificar esse site como menos valioso do ponto de vista do usuário. Consequentemente, quanto mais os usuários fugirem do conteúdo inútil, mais o site sofrerá.

Cuidado! Saiba o que é Clickbait

Fonte: Freepik.

O Facebook também criou seu seus próprios processos contra o clickbait. A rede social já passou por uma atualização de algoritmo que identifica quando uma empresa publica um clickbait e impede que essa postagem apareça nos feed de notícias dos usuários.

Tendo isso em mente, vale a pena pensar duas vezes antes de hospedar um clickbait no site da sua empresa ou compartilhá-lo nas mídias sociais. Quando usado com parcimônia e criatividade, ele até pode gerar tráfego positivo para melhorar sua presença on-line, mas o clickbait geralmente traz mais problemas do que vantagens.

Agora que você sabe mais sobre o que é clickbait, saiba que também pode ser uma maneira infalível de prejudicar seu SEO, perder seguidores nas mídias sociais e manchar a confiança em sua marca. Então, tenha cuidado: a menos que você seja um profissional de marketing experiente, é provável que deva evitar o clickbait e a divulgação de informações erradas.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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