O processo de converter leads é crucial para o sucesso de uma marca no mundo digital. E uma das principais ferramentas que podem auxiliar uma empresa nessa tarefa é o marketing de conteúdo. Mas como ele pode influenciar nesse processo? Qual é a relação entre ambos? Em outras palavras, como converter leads com o marketing de conteúdo? Neste artigo, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Converta leads com marketing de conteúdo

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Entenda como converter leads com o marketing de conteúdo com essas dicas simples

A conversão de um lead não é um processo imediato. Na verdade, ele começa de forma bem discreta: Um lead é apenas um usuário que mostra algum interesse no que a sua marca tem a oferecer, podendo, no futuro, ser convertido em um cliente. A primeira etapa, então, é apenas o momento em que ele toma consciência da existência da sua empresa.

A partir daí, como funciona a conversão? Bem, é um processo que deve ser nutrido aos poucos. A ideia é fazer o interesse do lead crescer, tornando-o mais aprofundado e concreto até que ele se transforme em uma compra.

E o marketing de conteúdo é um dos recursos mais eficientes para fazer isso. Afinal, providenciar conteúdo gratuito ao lead faz com que ele mantenha um vínculo com a sua empresa. Você pode, portanto, fazer com que essa relação se desenvolva cada vez mais.

Mas como isso funciona na prática? A seguir, vamos buscar responder essa questão com algumas dicas para converter leads com o marketing de conteúdo. Confira!

Crie conteúdo para diferentes fases da jornada do lead

A geração de leads, como já mencionamos acima, é apenas a primeira etapa de um processo mais longo, conhecido como a jornada do lead. Nesse processo, o interesse do lead pela marca passa por diferentes fases, que requerem diferentes tipos de conteúdo.

Sendo assim, o ideal é criar conteúdo para diferentes etapas de jornada do lead. Ou seja, você deve produzir conteúdos que atendam a leads em diferentes estágios desse caminho. Desse modo, a eficácia dos conteúdos é maximizada.

Crie conteúdo para diferentes fases da jornada do lead

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Sempre inclua uma CTA no seu conteúdo

Uma CTA, ou call to action (“chamada para a ação” em português), é uma instrução que informa ao lead o que ele deve fazer depois de consumir um determinado conteúdo. Assim, é uma forma de guiar o lead para a próxima etapa na sua jornada de conversão. Por isso, todo conteúdo que você criar deve incluir uma chamada para a ação direta e fácil de entender.

Explore as necessidades do seu lead

Com o seu conteúdo, você deve abordar as necessidades que levam o lead até a sua marca. Isso porque uma pessoa clica em um conteúdo porque ela quer descobrir alguma coisa que vá ajudá-la de alguma forma. Assim, é crucial que você providencie essa ajuda. O resultado é que o lead vai, aos poucos, criando uma relação de confiança com a sua empresa, o que é muito positivo para o andamento de todo o processo.

Aborde as necessidades que levam o lead até sua marca

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Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como converter leads com o marketing de conteúdo, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital que possa cuidar desse setor para a sua empresa. Dessa maneira, você garante que o seu conteúdo será de alta qualidade e efetivo para a conversão do lead.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo o serviço de produção de conteúdo para empresas de qualquer porte e de qualquer área. Entre em contato com a IMMA e faça um orçamento para saber mais!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.