Você faz um monitoramento de tweets? Os dados do Twitter podem levar a uma série de insights poderosos. Agora, os tweet insights podem ser usados até para rastrear atividades sísmicas, prever crimes e monitorar danos causados por inundações. Por todos esses motivos, uma pesquisa do Twitter destacou o potencial de monitoramento de tweets, ajudando ainda mais na sua gestão de mídia social.
O poder do fluxo em tempo real do Twitter é muito mais significativo do que a maioria percebe. É claro que esta continua sendo uma ótima plataforma para falar sobre programas de televisão ou compartilhar memes, mas há um valor fundamental e funcional nos tweets para quem os observa para além dos comportamentos superficiais.
Monitoramento de Tweets
Esse valor é significativo e pode ser benéfico para empresas que são capazes de explorar o fluxo de informações e identificar os pontos e dados chave. O desafio, na verdade, é apenas isso: identificar sinais em meio ao ruído (cacofônico) que é o Twitter.
Felizmente, o caráter público da plataforma também torna esses dados amplamente acessíveis. Tendências similares até existem no Facebook, mas tendem a ser muito mais difíceis de extrair, enquanto o foco do Twitter em mensagens curtas e rápidas o torna mais valioso para esta finalidade em muitos aspectos.
Mas muitas pessoas não perceberam isso ainda, principalmente porque o Twitter ainda não tinha se promovido para este tipo de uso. Porém, a empresa começou uma nova série de publicações em seu blog para se destacar desta forma, observando como os tweets e os dados sobre eles podem afetar os mercados financeiros. Segundo eles:
“Frequentemente recebemos perguntas sobre como os parceiros de desenvolvimento do Twitter estão usando os dados do Twitter para modernizar o processo de tomada de decisão de investimento. Embora existam inúmeras maneiras pelas quais eles inovaram usando os dados do Twitter nos últimos 10 anos, pensamos que seria útil ouvir de alguns dos parceiros financeiros mais confiáveis diretamente.”
Fonte: Freepik.
E embora nem todo mundo trabalhe no setor financeiro, as lições fornecidas sobre como tweets são usados fornecem um alimento interessante para se pensar. Talvez você não esteja comprando e vendendo estoques como resultado de tais insights, mas eles podem fazer você pensar sobre como usar abordagens semelhantes para focalizar melhor seus esforços de marketing e divulgação.
Um grande exemplo se relaciona com a Westar Energy e como as últimas notícias no Twitter impactaram imediatamente o preço das ações da empresa, quando um repórter contou sobre declarações dadas pelos advogados da empresa durante uma transação de fusão. Pouco depois disso, as ações da Westar Energy caíram 4,5%, chegando a menos 7,7% no dia seguinte.
O uso de notícias de última hora dessa maneira não é novo, mas o fato de o Twitter conectar usuários a uma ampla variedade de fontes em tempo real significa que esse processo agora está mais fácil e disponível para todos. Aqueles que não estão prestando atenção podem se perder rapidamente.
Um incidente semelhante aconteceu há alguns anos quando Dataminr usou dados de um tweet para alertar seus clientes sobre relatos de um surto de uma doença a bordo de um navio de cruzeiro da Royal Caribbean, que levou a uma queda no valor das ações desta empresa. Logo em seguida, o preço das ações da Royal Caribbean caiu 2,9%.
Mas esses insights não são quase tão complexos como você pode imaginar. A ligação entre um surto de doença em um navio e o declínio subsequente no preço das ações faz um sentido lógico. É apenas o fato de que esses provedores de análise estão de olho nas palavras-chave certas que faz com que eles sejam capazes de explorar esses insights, por isso a importância do monitoramento de tweets.
Fonte: Freepik.
Não é a amplitude de dados que você pode acessar, são as menções específicas que possuem potencial real. E é aí que reside o verdadeiro valor dos dados do Twitter. Investir em ações pode não ser o seu trabalho, mas investir em seu negócio é. E se tweets podem fazer o preço de ações caírem, o que você acha que acontece com o valor da sua marca quando você não está vendo menções relevantes?
Por um lado, isso destaca o claro valor da escuta social, em termos de previsão de uma potencial crise. Atualmente, você não pode esperar conter más notícias ou opiniões ruins com facilidade. As pessoas têm mais maneiras do que nunca de serem ouvidas! E é importante estar ciente dos impactos potenciais do que está sendo dito sobre o seu negócio ou seu nicho, o que torna a escuta social uma prática fundamental.
Mas o outro elemento-chave para se ter em mente é o potencial de ouvir as conversas certas, de rastrear as palavras corretas e detectar dados e oportunidades oportunos para capitalizar sobre eles em tempo real.
Nem todo mundo pode fazer isso, é claro, você não pode fazer o monitoramento de tweets 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas, ao configurar fluxos de pesquisa em ferramentas de análise, você pode garantir acesso a todas as menções relevantes que podem levar você a capitalizar sobre este fluxo constante de informações.
Mas não se pode parar em termos de pesquisas simples, como o nome da marca ou de um produto. É preciso realizar pesquisas sobre como seus termos-chave estão sendo discutidos em sua região e mais amplamente. Entender o que as pessoas estão perguntando, quais respostas estão recebendo e, especificamente, quais tweets levam as pessoas a empresas como a sua é fundamental.
É preciso algum trabalho para estabelecer as conexões corretas, mas, uma vez que você faz isso, pode configurar pesquisas complexas que irão destacar não apenas as menções diretas que você precisa conhecer, mas garantir que você fique ciente de todas as discussões do seu nicho e capitalize sobre todas as oportunidades que surgem.
O foco do relatório do Twitter é o setor financeiro e como os tweets podem ajudar este nicho, mas também destaca o poder dos tweets para fazer previsões e para fins comerciais. Vale a pena considerar fazer o monitoramento de tweets para ajudar sua empresa a se manter no jogo do marketing.
Se você não sabe como monitorar tweets, é possível terceirizar a administração das redes sociais da sua empresa para uma agência de marketing digital que possa cuidar disso para você. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção