A advocacia é um ramo complexo e cheio de competição. Sendo assim, como um profissional dessa área pode se destacar no mercado hoje em dia? Em plena era digital, não é de estranhar que a internet surja como uma possível solução para esse dilema. Mas como utilizar essa ferramenta para impulsionar uma carreira na área do Direito? Em outras palavras, como funciona o marketing digital para advogados?
É importante ressaltar, antes de qualquer coisa, que o marketing digital pode ser extremamente útil para qualquer tipo de profissão. Afinal, a internet reúne os mais diversos tipos de consumidores, e, através dela, é possível atingir praticamente qualquer audiência.
No entanto, também é preciso reconhecer que diferentes profissões requerem diferentes abordagens de marketing digital. O que um advogado vende não é a mesma coisa que o que vende um cozinheiro, portanto, por que as suas táticas de publicidade deveriam ser iguais?
Mas, diante disso, ainda fica a questão: Como fazer marketing digital para advogados? Neste artigo, vamos tentar responder essa pergunta e expandir um pouco o seu conhecimento acerca do assunto. Continue com a leitura para aprender mais!
Entenda como funciona o marketing digital para advogados
A primeira coisa que você deve entender sobre o marketing digital para advogados é que ele não pode ser feito de forma leviana. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tem um código de ética que proíbe o uso de certas estratégias em materiais de divulgação do profissional. Eles não podem, por exemplo, conter fotos ou menções a qualquer outro emprego, com exceção do cargo de professor universitário.
No entanto, mesmo seguindo essas normas à risca, ainda existem formas de utilizar o marketing digital para impulsionar uma carreira na advocacia. A seguir, vamos citar algumas e falar um pouco sobre cada uma delas. Confira!
Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para advogados que querem promover seus negócios na internet. Com ele, é possível disponibilizar conteúdo relevante e gratuito para os usuários, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu trabalho e se interessem por ele.
Além disso, o marketing de conteúdo também contribui para a construção de uma imagem de autoridade e credibilidade. Isso é muito positivo, pois afeta a forma como os usuários percebem a sua figura e a sua atuação profissional.
Invista em um link patrocinado
Se você já está fazendo marketing de conteúdo, é uma boa ideia investir em um anúncio pago para promover o seu conteúdo e fazer com que mais pessoas o vejam. Desse modo, você multiplica o seu alcance.
O investimento que você realizar em um anúncio pago normalmente depende do sucesso do anúncio. Isso porque, no Google, por exemplo, os anúncios seguem o modelo PPC (pay per click), onde você paga a cada clique que o link recebe.
Analise os seus resultados
É sempre importante avaliar os resultados das suas iniciativas de marketing digital. Essa análise é crucial para determinar o que está funcionando e o que ainda pode ser melhorado, fornecendo muita inspiração para estratégias futuras.
Contrate uma agência de marketing digital para ajudar na sua estratégia
Se você não é um especialista no assunto, vale a pena contratar uma agência especializada que possa orientar você na questão do marketing digital para advogados. Assim, você garante eficiência nos seus planos.
Para fazer isso, basta buscar uma empresa competente e qualificada, que tenha experiência no mercado, como a Agência IMMA, por exemplo. A IMMA conta com uma equipe profissional que sabe como ajudar você a alavancar a sua carreira com marketing digital. Entre em contato com a agência e faça já o seu orçamento!