7 ideias de conteúdo interativo simples para usar na sua estratégia de marketing digital

Uma boa maneira de impulsionar o engajamento e agitar seu processo habitual de postagem é utilizando conteúdo interativo. O conteúdo interativo aumenta o envolvimento de seu público, elevando a taxa de cliques e oferecendo mais oportunidades para educar e encantar as pessoas. Confira 7 ideias de conteúdo interativo simples para usar na sua estratégia de marketing digital.

7 ideias de conteúdo interativo simples para usar na sua estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik.

“Conteúdo interativo” inclui qualquer conteúdo em que um usuário pode clicar, responder ou reproduzir. Essas peças de conteúdo exigem mais esforço (e, às vezes, dinheiro) para serem criadas, mas seguram os usuários por mais tempo, além de agregar mais valor. Eles envolvem ainda mais seu público-alvo e podem até mesmo ser usados para conhecê-lo melhor.

Se você não sabe bem por onde começar, veja essas 7 ideias de conteúdo interativo simples para usar na sua estratégia de marketing digital:

1. Questionários e enquetes: são maneiras simples e baratas de criar conteúdo interativo. Pense em quantas vezes você já acessou um questionário só porque ele tinha uma proposta engraçada. Esse tipo de conteúdo interativo pode ser divertido e até ajudar a gerar oportunidades de oferecer seu produto ou serviço.

Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik.

Questionários e enquetes podem ajudá-lo a mergulhar na mente do seu público e oferecer insigths para a criação de conteúdo, uma vez que os resultados obtidos podem servir de inspiração para artigos, vídeos, infográficos, dentre outros. Outro benefício desse tipo de conteúdo é que ele pode mostrar ao seu público que a conversa acontece nos dois sentidos e que você se importa com as opiniões dele.

Twitter, páginas do Facebook, grupos do Facebook e Instagram Stories podem ser usados para realizar enquetes com muita facilidade. Cada plataforma permite que você adicione várias opções de resposta (as enquetes do Facebook também permitem que você adicione fotos e GIFs como opções), além de oferecer controle sobre o tempo de votação.

2. Concursos e sorteios: podem parecer antiquados, mas concursos e sorteios são clássicos exemplos de conteúdos interativos que podem gerar mais envolvimento. Embora você não possa mais pedir que as pessoas comentem, curtam ou compartilhem uma postagem para participar de um sorteio no Facebook, realizar um sorteio no Instagram pode ser tão fácil quanto pedir aos usuários para seguirem estes passos, por exemplo.

Criação de conteúdo

Fonte: Freepik.

Apenas certifique-se de que seu prêmio seja relacionado com sua marca. Não adianta oferecer algo que esteja completamente fora da proposta da sua empresa para atrair novas curtidas, pois a probabilidade de haver uma enorme debandada de usuários após o sorteio é enorme.

3. Posts de múltipla escolha: postagens de múltipla escolha podem ser divertidas, especialmente em plataformas que permitem publicar várias imagens. Cada imagem pode ser uma opção diferente para o público ajudar a escolher o próximo lançamento da sua marca, por exemplo. Assim é possível não só envolver os usuários, mas descobrir mais sobre suas opiniões e opções pessoais.

4. Infográficos interativos, whitepapers e ebooks: estas são alternativas um pouco mais trabalhosas e caras, mas podem ser peças muito divertidas para o seu público interagir. Infográficos interativos e outras peças de conteúdo podem incluir questionários, conteúdo extra e muito mais, além de ser uma ótima ferramenta para educar seu público-alvo sobre um novo produto ou serviço.

Content Marketing

Fonte: Freepik.

Você pode reunir muitas informações em um infográfico ou ebook que inclua chamadas para ação ou entretenha o usuário com fatos divertidos. Para promovê-los em seus canais sociais, você pode apresentar trechos do infográfico ou criar pequenos conteúdos mais básicos a partir dos dados do material.

5. Workbooks e avaliações: você pode adicionar elementos interativos em workbooks e incluir um processo de avaliação ou criar uma avaliação independente com base num produto ou serviço que deseja oferecer. Usando o resultado da avaliação, você poderá oferecer aos usuários uma solução ainda melhor para os problemas citados, baseadas em seus produtos ou serviços.

6. Calculadoras: mostre ao seu público quanto dinheiro ele pode economizar usando seus produtos ou serviços com uma calculadora. Qualquer informação que possa ser quantificada pode ser usada como base para uma calculadora, ajudando as pessoas a tomarem decisões baseadas em números, o que tende a nos dar muito mais segurança.

Marketing digital

Fonte: Freepik.

7. Vídeos interativos: os vídeos interativos são outra ótima maneira de melhorar o alcance e o engajamento de qualquer tipo de conteúdo. Eles podem incluir cliques nas páginas de destino, questionários ou reproduzir determinadas seções com base nas escolhas do usuário, por exemplo.

Já existem algumas ótimas ferramentas que contribuem com a criação desse tipo de vídeo e o YouTube ainda permite a inserção de cartões de interação simples que podem levar seu espectador a se inscrever em seu canal ou assistir a um vídeo ou playlist relacionados.

Estas são apenas algumas ideias de conteúdo interativo simples para usar na sua estratégia de marketing digital e aumentar o engajamento e o alcance das suas mensagens, consequentemente atingindo um público cada vez maior.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK