Gerenciar uma página no Facebook parece simples. Afinal, até mesmo sua mãe sabe usá-lo, certo? Por isso, é tão fácil cometer erros sem perceber. Conheça alguns erros comuns no gerenciamento do Facebook e evite-os:
Fonte: FreePik.
Erros comuns no gerenciamento do Facebook para evitar:
Ter um gerente inexperiente: ter uma página bem-sucedida no Facebook leva tempo e também necessita de investimento. Além disso, é fundamental ter alguém que sabe como ativar a comunidade, envolver os fãs, atrair novos seguidores e incentivá-los a participar das discussões e compartilhar seu material com a família e os amigos. E, para isso, é necessário tempo e estudo por parte do profissional.
Embora possa parecer que as pessoas que fazem o gerenciamento do Facebook passam um tempo enorme passeando por outras páginas, vendo fotos bonitas e se divertindo com a edição de imagens, se você olhar com cuidado, verá que elas desenvolveram metodologias eficientes para seus trabalhos e evitam diversos erros comuns no gerenciamento do Facebook.
Posts do Facebook não são feitos de forma aleatória. Eles são cuidadosamente pensados e programados para encontrar um equilíbrio entre o que faz as pessoas rirem, pensarem e se envolverem. Os profissionais de mídias sociais estudam muito e conseguem criar materiais que levam a comunidade a interagir, e, para isso, é preciso uma boa experiência na área.
Postar muito sobre a marca e pouco sobre os fãs: em geral, apenas uma parte do material que você coloca na sua página deve ser sobre sua marca. Um bom gerente mídias sociais está sempre à procura de formas de alimentar a comunidade e apoiá-la, bem como a sua marca.
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Ao administrar o conteúdo levando em conta a opinião dos fãs, eles começam a se sentir parte integrante e importante da comunidade e não apenas o seguidor de uma marca. Por isso é sempre muito legal encontrar formas de incluir os fãs nos posts para evitar esses erros comuns no gerenciamento do Facebook.
Ser alheio ao que os fãs dizem: infelizmente, isto é muito comum. Quando foi a última vez que você olhou o perfil de um fã? Quais são os seus interesses? Que tipos de material eles compartilham? Será que eles têm um blog que você pode compartilhar com outros seguidores? Conhecer a sua comunidade leva tempo, mas a recompensa são fãs cada vez mais leais.
Não responder às solicitações, perguntas e mensagens: nada pior do que se sentir ignorado, principalmente por uma marca que admiramos. Por isso, se alguém entrou em contato com a página, responda a solicitação o mais rápido possível.
Resista ao impulso de apagar comentários negativos e, ao invés de olhar para ele como uma crítica pessoal, use a oportunidade para envolver o usuário e buscar formas de fazê-lo feliz e trazê-lo para seu lado. Quando alguém fizer um elogio, agradeça e busque por formas de retribuir esses elogios.
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Fazer muitas publicações: inundar o feed dos fãs com muito conteúdo pode fazer com que as pessoas fiquem saturadas e passem a ignorar o material. Isso também pode fazer com que o Facebook olhe para os seus posts como se fossem spams, mostrando-os cada vez menos.
Para páginas novas, um a dois posts por dia é um ótimo começo para ativar o comprometimento da base de fãs. Em seguida, dependendo de quantos fãs você tem e do quanto eles estão engajados, você pode intensificar o envio de posts, espalhando-as ao longo do dia. Não se esqueça de verificar nos relatórios os horários em que horários seu público interage mais.
Fazer poucas publicações: esse é um dos grandes erros comuns no gerenciamento do Facebook. Ninguém vai se preocupar com o que você tem a dizer se você claramente não se preocupa com sua página. Tente postar pelo menos uma vez por dia, mas duas vezes por semana é o mínimo para a página não parecer completamente abandonada.
Esquecer de contar às pessoas da existência da página: você está deixando as pessoas saberem que sua marca tem uma página no Facebook? Você indica a página no rodapé do seu e-mail, em seu site e no material impresso?
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Esperar que o público chegue a sua página através de uma busca orgânica pode ser muito demorado e dar poucos resultados. Por isso, conte sobre a existência da página e convide todos a curti-la. Aproveite quando estiver na página para convidar família e amigos para curtir também e aumentar seu público.
Comece hoje mesmo a evitar esses erros comuns no gerenciamento do Facebook e se precisar de ajuda conte com a equipe da Agência IMMA.