Usar hashtags no Facebook pode ser uma excelente estratégia para incrementar o seu marketing nas redes sociais. Afinal, sabemos que o Facebook é um ótimo veículo para divulgar a sua marca e fazer o seu negócio crescer no mundo online.
Mas usar hashtags não é uma coisa só do Twitter? Como usar hashtags no Facebook para impulsionar as suas publicações? E como essa ferramenta funciona? Nesse artigo, vamos responder algumas dessas dúvidas para você poder usar as hashtags da melhor maneira possível.
O que é uma hashtag
O primeiro passo é entender do que se trata uma hashtag. Uma hashtag é uma palavra precedida pelo símbolo #, ou a cerquilha, que se torna um link clicável.
Normalmente, hashtags são palavras ou expressões relacionadas a um determinado assunto. Por isso é muito comum você ver hashtags surgindo ou crescendo por causa de acontecimentos específicos. Por exemplo, quando sai um episódio novo de uma série, é comum muitas pessoas usarem a hashtag daquela série para comentar.
Basta clicar em uma hashtag para ver as postagens de diversas pessoas falando sobre aquele tópico. Isso aumenta a possibilidade de interação entre os usuários, pois funciona para conectar pessoas com interesses similares.
Nas redes sociais, hashtags são muito utilizadas. São populares especialmente no Twitter e no Instagram, mas, em 2013, o Facebook passou a oferecê-las no seu banco de dados. Assim, resta a questão de como usar as hashtags no Facebook da maneira mais eficaz.
Como usar as hashtags no Facebook
No contexto do Facebook, é preciso usar as hashtags como qualquer outra estratégia de marketing digital. Com isso, queremos dizer que o uso das hashtags deve ser direcionado e com um objetivo e uma audiência claros. Tenha em mente que isso é válido para qualquer ferramenta: não basta apenas fazer uso, mas sim aprender a usá-la da melhor maneira para poder tirar vantagem de todo o seu potencial. Por isso, vejamos algumas dicas.
Crie uma hashtag para a sua marca
Ter uma hashtag para a sua marca é uma ótima forma de estimular usuários a falarem sobre ela. Afinal, a hashtag se torna um local para os seus clientes comentarem sobre os seus produtos ou serviços. Você pode, portanto, aumentar o seu alcance e monitorar as opiniões dos usuários sobre a sua empresa ao mesmo tempo.
Não exagere no número
O excesso de hashtags enfeia a sua publicação. Além disso, os usuários podem ver o seu bloco de hashtags como uma atitude desesperada ou uma forçação de barra, e nenhuma das opções é muito atraente. Por isso, seja moderado no uso hashtags, utilizando apenas as que forem realmente relevantes.
Pesquise hashtags relacionadas
É interessante usar hashtags que tenham a ver com o serviço ou os produtos que a sua empresa oferece. Isso permite com que o seu conteúdo fique ao alcance de qualquer pessoa que tenha interesse naquele tópico. Por exemplo, se você vende produtos veganos, usar a hashtag #vegan pode fazer com que mais usuários encontrem a sua loja.
Mas tenha sempre em mente que qualidade é melhor do que quantidade. Ou seja, vale a pena fazer uma pesquisa mais extensa para descobrir quais hashtags são mais vantajosas para a sua marca, ao invés de simplesmente sair colocando todas as que forem minimamente relacionadas à sua área.
Colocando hashtags no Facebook
Agora que você já sabe que hashtags no Facebook podem ter um imenso potencial, resta colocar essas dicas em prática e começar a usar as suas. Mas lembre-se de que esse trabalho é sempre melhor executado por uma equipe de profissionais voltada para a gestão de mídias sociais.
Amplie seu alcance
As hashtags são uma ótima ferramenta presente nas redes sociais para ampliar seu alcance e direcionar sua campanha especificamente de acordo com as características do nicho que sua marca atua. Principalmente quando você ainda não tem muitos seguidores nas redes, usar hashtags é uma forma de interagir com seus possíveis leads e se fazer ser visto, mostrar que sua marca está nas redes.
É claro que apenas usar hashtags no Facebook não adianta, elas devem vir acompanhadas de conteúdos bem produzidos e direcionados a engajar com o público, dessa forma seu marketing de atração estará sendo bem produzido no objetivo de atrair leads.
Falando em atração, as hashtags têm papel fundamental no que tange aos objetivos de Inbound Marketing e marketing de conteúdo. Com o objetivo de atrair leads em potencial para a sua marca (pessoas que se encaixam no seu nicho de atuação), o Inbound Marketing concentra uma série de ferramentas e técnicas para chegar a esse objetivo, e as hashtags estão na lista.
Outra característica interessante do marketing com o uso de hashtags no Facebook é o aumento de oportunidades de interagir e engajar com o público. Essa é a melhor maneira de mostrar a humanidade da marca e a acessibilidade para entrar em contato. Além disso, a interação com hashtags gera fidelização do cliente e um sentimento de orgulho e de que ele faz parte da empresa, de que ele é importante para a sua marca.
Não se esqueça, use a com moderação, uma postagem com muitas hashtags polui a informação passada e tira credibilidade da própria empresa. Tente utilizar hashtags assertivas que se encaixem no próprio texto da publicação e não isoladas no final do post.
Às vezes, menos é mais, não adianta ficar “atirando para todos os lados” porque a ideia de hashtags é ser direcionar para públicos específicos que consomem seus produtos ou tendem a buscar consumir, usar muitas em uma publicação não direciona ao nicho e pode atingir pessoas desinteressadas no que você está divulgando.
Contrate profissionais para ampliar seu engajamento
Se você entendeu a importância do uso de hashtags no Facebook, mas não compreendeu as métricas de uso da ferramenta na rede social, contrate uma agência especializada em gestão de mídias sociais e marketing digital, como a Agência IMMA, para impulsionar sua marca e tornar você uma referência na área de atuação. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento.