A última novidade do Google, o Key Moments, promete mudar profundamente a forma como a busca de vídeos é realizada atualmente pela plataforma. Mas você sabe o que essa mudança significa? Nesse artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o que é o Key Moments e como ele funciona. Confira!

Entenda o Key Moments

Fonte: Freepik

O que é o Key Moments

O Key Moments nada mais é do que uma modificação no algoritmo do Google para facilitar a busca por momentos específicos em um vídeo.

Apesar da plataforma não ter declarado nada do gênero, podemos especular que essa mudança tem a ver com a emergência do vídeo como um grande veículo de marketing digital. Desse modo, o Key Moments funciona para permitir que o vídeo utilize todo o seu potencial como ferramenta de marketing.

Trata-se, então, de uma ferramenta que permite que o Google faça a identificação dos momentos mais relevantes dos vídeos através de marcadores de tempo. Esses momentos serão efetivamente “destaques” feitos pelo Google. Eles tornarão mais fácil a tarefa de identificar os temas mais importantes de um vídeo e encontrá-los através de buscas específicas.

O Key Moments deve funcionar, então, como uma espécie de índice dos vídeos encontrados através do Google. O usuário vai fazer sua busca e encontrar diferentes frames do vídeo dispostas lado a lado com uma divisão de tópicos. Assim, ele pode ir direto a um tópico em especial se preferir.

Como demarcar seus vídeos para o Key Moments

Fonte: Freepik

Como demarcar seus vídeos para o Key Moments

O Google já declarou que a demarcação dos destaques de um vídeo ficará a cargo dos criadores de conteúdo. Eles poderão dividir os próprios vídeos entre os temas que acharem mais pertinentes.

Fica evidente, então, que um bom conhecimento de SEO pode ser um grande diferencial na hora de realizar essa tarefa. Afinal, saber escolher palavras-chave eficientes será muito útil na hora de escolher que temas destacar e quais títulos atribuir aos seus destaques.

Mas como esse processo será realizado? A resposta é: depende da plataforma em que o vídeo estiver hospedado. No caso de vídeos no Youtube, é muito simples. Basta apenas colocar a divisão na descrição do vídeo, demarcando o tempo de início de cada parte.

No entanto, apesar de ser a mais popular, o Youtube não é único. Há diversas outras plataforma de produção de vídeos na internet. E, para usuários de outras plataformas, a coisa fica um pouco mais complicada. É preciso preencher esse formulário. Ele é disponibilizado pelo Google e busca para sinalizar para a empresa que você, como criador de conteúdo, tem interesse em ser um dos “early adopters” (primeiros adeptos) do Key Moments.

esse modo, podemos constatar que essa nova feature pode ser muito útil. Ela potencializará o alcance de criadores de conteúdo em formato de vídeo. Escolhendo suas palavras-chave e títulos com cuidado, você pode receber muito tráfego proveniente de usuários fazendo essas buscas específicas.

Para o usuário, a mudança também é conveniente. Através do Key Moments, é possível ir diretamente para o tópico de um vídeo que lhe interessa. O usuário não necessariamente precisará consumir todo o conteúdo do vídeo.

Fique ligado em todas as inovações de marketing digital com a ajuda de uma agência

Fonte: Freepik

Fique ligado em todas as inovações de marketing digital com a ajuda de uma agência

O marketing digital é um mundo onde nada é fixo, as tecnologias estão sempre se transformando. E, por isso, é preciso se manter atento para conhecer as novas ferramentas e tendências contemporâneas de marketing para a internet. E a melhor forma de fazer isso sem precisar se desgastar pesquisando a respeito do assunto é contratando uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe dedicada pronta para oferecer estratégias inovadoras para o crescimento online da sua empresa. Entre em contato e faça um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?