Ao longo da última década, o marketing digital se infiltrou muito em cada área de nossas vidas. Todas as empresas e marcas anunciam seus produtos como se eles fossem maravilhosos e inovadores. Mas, o que fazer quando o que se tem para comercializar é meio sem graça? Como criar uma estratégia de marketing digital para marcas e empresas pouco atrativas?
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Dicas para criar uma estratégia de marketing digital para marcas e empresas pouco atrativas:
A publicidade online evoluiu em saltos graças à internet e às plataformas de mídia social. E o fato das propagadas anunciarem seus produtos de forma confiante e exultante não é porque empresas e marcas confiam imensamente no que estão oferecendo (apesar da maioria delas confiar). É porque todos nas redes sociais parecem extremamente confiantes e felizes.
É improvável que você consiga visitar a internet sem receber anúncios patrocinados no Facebook, tweets promovidos no Twitter ou pop-ups nos sites que você gosta de visitar. Podemos agradecer a plugins, algoritmos de marketing digital e outras coisas técnicas, como o rastreamento de pixels, por toda essa publicidade online.
Independentemente se você considera as técnicas atuais de marketing digital eficazes ou assustadoras, muitas marcas estão conquistando um imenso sucesso ao usá-las. Um artigo recente do blog TopRank Marketing identifica três características de uma estratégia de marketing digital de sucesso:
1. Autoridade: tendo ou mostrando um conhecimento impressionante sobre um assunto;
2. Credibilidade: algo em que é possível acreditar;
3. Confiabilidade: capaz de ser invocado para fazer ou fornecer o que é necessário ou direito.
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Parece simples, certo? Mas como aplicar esses atributos em uma estratégia de marketing digital para marcas e empresas pouco atrativas, porém essenciais?
Em primeiro lugar, vamos determinar que tipo de marca ou empresa que pode cair na categoria de pouco atrativa. Elas são as marcas e empresas de oferecem produtos essenciais, mas que não têm muitas características distintivas para anunciar, como pomada para micose, papel higiênico ou seguro de automóvel, coisas simples e sem graça que as pessoas normalmente não discutem em suas conversas cotidianas.
E assim acabamos tendo que promover o reconhecimento da marca, iniciar conversas e até aumentar as vendas desses produtos essenciais, porém muito pouco interessantes para o público. Afinal, geralmente ninguém passa muito tempo discutindo sobre a marca do papel higiênico ou da pomada para micose que usa.
Uma questão que essas marcas e empresas enfrentam é determinar por que seus produtos e serviços não parecem tão fáceis de promover com as táticas de marketing digital que temos atualmente. Mas, embora possa parecer difícil atrair e reter um público, a boa notícia é que isso certamente não é impossível.
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É claro que esse trabalho vai ser mais difícil e exigir muito mais de qualquer equipe de marketing digital. Afinal, descobrir o que pode levar uma pessoa a curtir e acompanhar as postagens de uma marca de pomada para micose ou papel higiênico pode parecer engraçado a princípio, mas se revelará algo bastante complexo.
Comece demonstrando o quanto a marca é gentil e usando humor apropriado, pois isso fará com que as pessoas vejam seu lado bom e percebam que, por trás desse produto ou serviço meio sem graça, há outras pessoas que querem interagir e conversar até com quem ainda nem é cliente.
Tentar não vender o produto a todo momento pode ser a melhor opção. A fórmula 70/20/10 para o conteúdo é ideal, pois inclui 70% de informação segura, que podem ser dicas e notícias do nicho, 20% de mensagens mais arriscadas, como conteúdo gerado pelo usuário, utilizado para atrair uma nova audiência, e 10% de conteúdo arriscado, esse sim buscando gerar vendas diretas.
Compartilhe opiniões de clientes e depoimentos, pois clientes em potencial tendem a confiar no que os outros dizem sobre você e sua marca. Além disso, crie e compartilhe conteúdos relacionados ao seu produto ou serviço e sempre busque a opinião de especialistas do nicho para reforçar seu material.
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Muitas marcas e empresas pouco atrativas estão encontrando maneiras reais de atingir seus públicos online através do marketing digital e mostrando que não há uma estratégia única para chegar ao sucesso. É necessário realizar uma série de pesquisas, testes e tentativas para obter o sucesso online e alcançar resultados positivos. Por isso, comece hoje a criar sua estratégia de marketing digital para marcas e empresas pouco atrativas.