Todas as esferas da vida humana sofreram transformações profundas com as tecnologias das nossas rotinas diárias. E, no mercado não é diferente. Atualmente, no mundo em que vivemos, as relações entre uma empresa e o seu público não são mais as mesmas. Em 2020, então, torna-se ainda mais importante compreender melhor a natureza dessas mudanças. E, assim, entender de uma vez por todas, o perfil do consumidor da era digital. Por isso, vamos ajudar você a entender o que os clientes querem de uma marca na atualidade. Continue com a leitura para descobrir!

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Entenda o consumidor da era digital

O período histórico que se sucede aos anos 80 é conhecido como a “era da informação” ou “era digital”. Esse momento é marcado por diversos avanços tecnológicos. Eles apresentaram inovações que compõem o nosso dia a dia no mundo de hoje.

Um dos principais avanços desse período é, evidentemente, a internet. Essa gigantesca rede consiste basicamente em um fluxo interminável de informações. E, essas informações são trocadas constantemente e espalhando-se em questão de segundos.

É por isso que se fala em uma era da informação. Nesse momento, com a internet, qualquer pessoa pode pesquisar sobre qualquer assunto a qualquer momento. E assim, encontrar materiais de grande valor que podem aumentar o seu conhecimento. Estudar nunca foi tão fácil, e, justamente por essa razão, se tornou cada vez mais importante.

Mas o que isso significa para um empresário? Significa que, hoje em dia, os consumidores estão mais informados do que nunca. O consumidor da era digital, por exemplo, ao comprar uma geladeira, pode se informar muito mais. Inclusive sobre aspectos técnicos altamente específicos, antes de escolher um modelo. Ele pode, portanto, se atentar a detalhes que antes poderiam ser imperceptíveis.

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Quais características do consumidor digital?

Em outras palavras, uma das características mais importantes para entender melhor o consumidor da era digital é que ele é um consumidor exigente. Trata-se de um cliente que quer saber como os seus produtos são feitos, quais são as condições de trabalho em que eles são fabricados, quais são os valores da empresa que os fabrica e os vende.

Além disso, também é crucial pontuar que o consumidor da era digital é um consumidor com muitas opções. A concorrência está maior do que nunca em todas as áreas, o que aumenta a necessidade das empresas se destacarem, mostrando o valor de seus serviços e produtos.

Finalmente, é preciso ressaltar que a era digital proporciona uma possibilidade antes inimaginável no mercado, que é a proximidade constante entre a empresa e o cliente. Através dos múltiplos canais de comunicação disponibilizados pela internet, fica muito mais fácil para o consumidor falar com uma marca e estabelecer uma relação com ela.

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Como agradar a esse tipo de consumidor

Como o consumidor da era digital está procurando por valor, uma das principais coisas que você pode fazer para agradá-lo é definir uma identidade para a sua empresa, sempre explorando o que faz dela singular entre a concorrência. Para isso, o marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta muito efetiva.

Contudo, vale lembrar que esse tipo de estratégia sempre será mais eficiente se for deixada nas mãos de um profissional da área. Portanto, para investir em marketing de conteúdo e agradar ao consumidor da era digital, é uma boa ideia contratar uma agência para cuidar desse serviço para você, como a Agência IMMA. A equipe da IMMA é composta por profissionais altamente qualificados que podem garantir uma produção de conteúdo frequente e de qualidade para a sua marca. Quer saber mais? Entre em contato e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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