SEM, SEO, PCC, Adwords… estes são termos bastantes utilizados entre os profissionais que já estão acostumados com os termos mais populares do marketing digital. Mas, qual é a diferença entre SEM, SEO, PPC e Adwords?
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É muito comum que esses conceitos se confundam. Por isso, não precisa se sentir deslocado. Se você quer estar por dentro dessas ferramentas famosas do marketing online, esse artigo é para você!
A seguir, entenda os conceitos que estão por trás de cada um desses termos, e saiba qual deles você pode começar a usar no seu negócio.
Diferença entre SEM, SEO, PPC e Adwords
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SEM
A primeira ferramenta de marketing online da nossa lista é o SEM, uma sigla para Search Engine Marketing. Em tradução livre para o português, Marketing para Sistemas de Busca.
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O SEM parte da ideia de que é preciso um trabalho técnico e planejado para que você consiga aumentar a visibilidade da página da sua empresa na internet.
Logo, SEM corresponde ao conjunto de técnicas que tem o objetivo de fazer com que um site ou um blog fique mais visível nos sites de pesquisa.
Muitos profissionais do marketing digital acabam utilizando o SEM apenas para aumentar a visibilidade de links patrocinados. Porém, as ferramentas do SEM valem para todos os tipos de links, sejam patrocinados ou não.
Sejam links pagos ou orgânicos, o SEM pode muito contribuir para a divulgação e o compartilhamento do conteúdo publicado por uma empresa nos mecanismos de busca.
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SEO
Ao contrário do que pensa uma boa parte das pessoas que ainda está iniciando no mercado do marketing digital, as ferramentas SEM e SEO não são concorrentes.
Na verdade, o SEO é uma ferramenta complementar do SEM. A sigla significa Search Engine Optimization. Em tradução livre para o português, Otimização de Mecanismos de Busca.
Como o próprio nome já diz, a ferramenta SEO tem o objetivo de otimizar as páginas para que elas sejam encontradas nos sites de pesquisa.
Ou seja, a intenção do SEO é atuar para que uma determinada página atinja uma boa posição nos sites de pesquisa. Assim, quando usuários da internet pesquisarem palavras-chave que se relacionam com o site ou blog da empresa, a página aparecerá entre os principais resultados da busca.
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O SEO se refere a um conjunto de técnicas que são capazes de melhorar o posicionamento de uma página não patrocinada. Os anúncios patrocinados não são contemplados com as técnicas SEO.
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PPC
O conhecido PPC, Pay-Per-Click (Pagamento por Clique), é um modelo de publicidade patrocinada que inclui anúncios em diversos sites de pesquisa. Tais como Google, Yahoo, Bing, entre outros que poderiam ser aqui citados.
Assim, os anúncios pagos aparecem nesses sites de pesquisas, desde que sejam do tipo de campanha em que se paga a cada clique do usuário.
Não é difícil identificar esses anúncios patrocinados em sites de pesquisa. No caso do Google, os anúncios pagos sempre aparecem em destaque, logo acima dos resultados de pesquisa que não são patrocinados. Os anúncios pagos também costumam aparecer na parte lateral da página.
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Adwords
O Google Adwords nada mais é do que uma das plataformas em que os anúncios PPC – Pay-Per-Click – são gerados. Ou seja, uma campanha PPC pode ser feita no Google Adwords.
No mercado do marketing digital atual, o Google Adwords se revela como a plataforma mais rentável. Isso se deve ao fato de o Google ser o site de pesquisa mais visitado do mundo.
Em um site com um tráfego de usuários tão grande como é o do Google, é esperado que os anúncios também recebam mais cliques e gerem mais renda para os criadores e produtores de conteúdo.
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